Review: Fiat Titano Ranch compensa pontos fracos com equipamentos
Estreante na categoria de picapes com carroceria sobre chassi, Titano Ranch pode ser um bom negócio perante o Toyota Hilux SR de R$ 251 mil
O Fiat Titano levou uma saraivada de críticas quando fez sua estreia. A primeira picape com carroceria sobre chassi da marca italiana foi criticada especialmente pelos ajustes de suspensão e direção. Mas a picape chegou ao mercado com a força da marca líder e mostra que pode ser competitiva em alguns nichos.
Primeiro porque não existe no segmento uma caminhonete cabine dupla dessa categoria por R$ 188.990. É quanto custa a versão Endurance MT do Fiat Titano. Segundo porque, na ponta do lápis, uma picape Titano Ranch, de R$ 259.990, pode ser um negócio mais vantajoso do que algumas versões das celebradas Hilux, S10 e Ranger.
É difícil encontrar uma picape com tantos equipamentos quanto a Titano Ranch AT por esse preço (de lista, pois se chorar tem desconto). Na Toyota, a Hilux SR AT sai por R$ 277.890. Na Chevrolet, a S10 WT custa R$ 272.790. Na Ford, a Ranger XLS 4x4 AT tem preço de R$ 264.490. Essas são as versões automáticas mais em conta das picapes líderes.
Abaixo disso, o trio Hilux, S10 e Ranger tem apenas versões menos equipadas, sem equipamentos como câmbio automático ou rodas de liga leve. Mas, pensando bem, essas picapes não valem mesmo mais do que a novata Titano?
Pode até ser. Mas a verdade é que o Fiat Titano está muito bem posicionado em preço. Fiquemos apenas na versão topo de linha, Ranch AT, a única que a Fiat disponibilizou para avaliação até agora. Em sua faixa de preço, ela dá um verdadeiro banho de equipamentos em toda a concorrência (veja a lista completa no final deste review).
Bem, o que mudou de março, quando dirigimos o Fiat Titano nas difíceis estradas da Chapada dos Guimarães (MT) para agosto, quando experimentamos o modelo na cidade, na estrada e nas areias das praias do Guarujá (SP)? Pouca coisa.
No asfalto liso da Rodovia dos Imigrantes (Serra do Mar, SP), o Fiat Titano consegue rodar de forma serena e confortável. Basta um piso ruim, entretanto, para que os obstáculos reverberem no volante de direção de forma mais contundente do que em outras picapes.
Três fatores contribuem para isso. Primeiro: o ajuste de suspensão e direção, que privilegia a robustez em terrenos off-road em detrimento ao conforto. Segundo: o tipo de pneu utilizado, de uso misto, com sulcos profundos e irregulares (Goodyear Wrangler Territory 265/60 R18). Terceiro: o trabalho nos coxins, que não eliminou as vibrações do motor.
O motor agradou. Mesmo tendo apenas 180 cv de potência (muito menos do que os 207 cv da S10 2.8 e 204 cv da Hilux 2.8, porém mais do que os 170 cv da Ranger 2.0), o motor 2.2 turbo diesel rende bem e tem um torque generoso de 400 Nm a 2.000 rpm. A Titano Ranch é mais lenta do que a maioria das suas rivais, mas não é isso que vai impactar no uso diário.
Há outros detalhes que poderiam ser melhorados para que o Fiat Titano ficasse no mesmo padrão de excelência do Fiat Toro, por exemplo. Um desses detalhes é a multimídia de 10”. Herdada do Peugeot Landtrek mexicano, a multimídia é confusa e demora para conectar. É difícil até mudar de estação de rádio. Mas está bem posicionado, no alto do painel.
Outro ponto em que a Toro – e as rivais da Titano – são melhores é a abertura da caçamba. É extrremamente pesada e não tem amortecimento, o que provoca desconforto durante a utilização. Não são coisas difíceis de resolver e pode-se dar um desconto porque é a estreia da Fiat no segmento da caminhonetes com chassi (que é diferente das picapes monobloco).
Por outro lado, a Titano Ranch tem um bom câmbio automático de 6 marchas, o botão de troca da tração 4x2 por 4x4 ou 4x4 Low está bem posicionado, o modo Eco torna a picape mais econômica, o quadro de instrumentos é competente, a posição de dirigir é ótima, os bancos são de couro com ajustes elétricos e há 6 airbags para segurança do motorista e passageiros.
Para além disso, a Titano Ranch tem equipamentos de segurança e auxílio à condução que só estão disponíveis em picapes muito mais caras, sendo alguns itens apenas das caríssimas caminhonetes topo de linha.
O motor 4 cilindros 2.2 é bastante confiável, pois é usado com sucesso em veículos comerciais da Peugeot e da Citroën (marcas da Stellantis, assim como a Fiat). A caçamba tem volume útil de 1.109 litros e a picape é capaz de carregar até 1.020 kg.
O Fiat Titano também tem um fator importante a seu favor: a enorme rede de concessionárias da marca, que, além de tudo, é líder disparada dos segmentos de picapes pequenas (Strada) e picapes médias monobloco (Toro). A tendência é que aos poucos os clientes ganhem mais confiança.
Para quem já tem um Fiat Toro e pretende passar para uma caminhonete maior, a opção do Fiat Titano é muito boa, apesar das diferenças no comportamento dinâmico (que será sentida também nas demais picapes com chassi).
A meta da Fiat é vender 1.000 unidades por mês. Em Junho 2024 o Fiat Titano emplacou 714 unidades – menos do que o Mitsubishi L200 (1.066 vendas) e Nissan Frontier (801) e mais do que o Volkswagen Amarok (707). Em termos volume, o trio L200, Frontier e Amarok será o rival da Titano, mas sua chegada já deu opção mais em conta até para clientes das líderes Hilux, S10 e Ranger.
Principais dados técnicos
- Potência: 180 cv a 3.750 rpm
- Torque: 400 Nm a 2.000 rpm
- Câmbio: 6 marchas AT
- Diâmetro de curva: 14,0 m
- Pneus: 265/60 R18
- Peso: 2.150 kg
- Dimensões: 5.330 / 1.963 / 1.858 mm (c/l/a)
- Entre-eixos: 3.180 mm
- Altura mínima do solo: 235 mm
- Ângulo de entrada: 29°
- Ângulo de saída: 27º
- Tanque: 80 litros
- 0 a 100 km/h: 12s4
- Velocidade máxima: 175 km/h
- KML cidade: 8,5
- KML estrada: 9,2
- Alcance: 736 km
- Emissão de CO2: 229 g/km
Itens de Série
Bancos em couro com ajuste elétrico (motorista e passageiro frontal)
Barra de proteção do vidro traseiro
Barras de teto cinzas
Câmera 360° Off-road
Capota marítima
Estepe rodas de liga-leve full size 18"
Estribos lateriais cinzas
Grade preto brilhante com moldura cromada
Keyless entry"go
Luzes diurnas de LED (DRL)
Maçanetas e retrovisores cromados
Retrovisores externos com desembacador
Retrovisores externos Power-foldable
Rodas de liga-leve 18" diamantada + Pneus 265/60 R18
Santo antonio cromado com dealhe em preto e cinza
Sensor de chuva
Sensor de estacionamento dianteiro
Monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
Vidros eletricos dianteiros e traseiros (one touch motorista)
Airbags (6) - laterais (2) cortina (2) Frontal (2)
Alarme antifurto perimetrica
Alças de segurança (7) - 1 em cada coluna A (2), 1 em cada coluna B (2), teto para passageiros (3)
Alerta do cinto de segurança do motorista e passageiro dianteiro
Alto falantes dianteiros (2), Alto falantes traseiros (2) + Tweeters (2) e Antena
Apoio de braço dianteiro e traseiro
Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura
Apoios de cabeça traseiros (3) rebaixados e com regulagem de altura
Ar Condicionado Digital Dual Zone
Assoalho em carpete
Bancos traseiros modulares
Bloqueio do diferencial traseiro
Brake light
Câmbio automático de 6 velocidades
Câmera de ré
Central multimídia com tela de 10" touchscreen; Apple CarPlay e Android Auto ; Comandos de voz Bluetooth,MP3, Rádio AM/FM
Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
Comando de áudio no volante
Computador de bordo TFT colorido 4,2"
Conta-giros
Cruise control/Speed Limitor
Desembaçador do vidro traseiro
Direção hidráulica
Dois Tweeters
ESP - Controle Eletrônico de Estabilidade
Espelho no para-sol lado passageiro
Farois de neblina com detalhes cromados
Follow me home
Freio a disco nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras
Freios ABS com EBD
Ganchos para amarração de carga na caçamba
Ganchos retráteis nas costas dos bancos dianteiros (capacidade de até 4kg)
Gear Shift Indicator (Indicador de troca de marcha)
HHC Hill Holder Control
Hill descent control
Hodômetro digital
Iluminação do porta-luvas
Isofix e Top Tether
Luz de iluminação da caçamba
Para-choque dianteiro na cor do veículo
Para-choque traseiro preto com detalhe cromado
Porta copos dianteiros e traseiros
Porta garrafas/objetos console central
Porta objetos abaixo dos bancos traseiros
Porta objetos nas portas dianteiras e traseiras
Porta-luvas refrigerado
Porta-óculos
Protetor de cacamba - Acessorio original MOPAR
Retrovisores externos com comando elétrico
Saídas de ar traseiras
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
Suspensão traseira feixe de molas
Tampa traseira com fechadura e abertura manual
TC (Controle de Tração)
Tomada 12V (2) - 1 no console central e 1 caçamba
Travas eletricas portas frontais e traseiras
TSC - Trailer Sway Control
Vidros verdes
Volante com regulagem de altura e profundidade
Volante multifuncional em couro e acabamento black piano
2 Chaves Keyless com controle remoto
2 USB frontal (type A) + 1 traseiro (type A)
3º encosto de cabeça traseiro