Review: Ford Ranger Raptor, o melhor que o dinheiro pode comprar
Rodamos uma semana com a versão mais apimentada da picape que está conquistando o Brasil e a América do Sul
A nova geração da picape Ranger Ranger é a prova de que os consumidores reagem, sim, às melhorias de qualidade num veículo. A Nova Ranger é sucesso de público e de crítica. Ficou tão boa que está conquistando o Brasil e a América do Sul – tanto que a Ford já anunciou aumento de produção para 70 mil unidades em 2025.
Mas há uma Ranger ainda melhor. Trata-se da Ranger Raptor. O nome pode e deve lembrar a linha de dinossauros mais agressiva do mundo antes dos humanos. A Ranger Raptor é simplesmente sensacional – por sua potência, por seu visual, por sua dirigibilidade, por sua capacidade de se atraver em caminhos que assusta a maioria das picapes.
Um dos grandes segredos da Ranger Raptor é a suspensão preparada pela Fox, uma icônica fabricante desses equipamentos para o mundo off-road. Há também ajustes específicos e perfeitos de direção e freios. O resultado é uma picape excepcional na dirigibilidade e no comportamento direcional.
Durante a semana que avaliamos a Ranger Raptor, a caminhonete mostrou-se tão confortável como um carro de passeio. Se o Ford Ranger convencional já dá um banho de dirigibilidade em todas as outras picapes médias-grandes do mercado, a versão Raptor vai muito além. É preciso dirigir para sentir.
Importada da Tailândia, a nova Ranger Raptor é equipada com um motor 3.0 V6 biturbo a gasolina, que oferece 397 cv de potência e 583 Nm de torque. O câmbio é o automático de 10 marchas usado pelo Ford Mustang, e o sistema de tração é 4WD. A tração 4x4 permanente tem uma caixa de transferência de duas velocidades controlada de forma eletrônica. Consumo não é o seu forte: faz 6,7 km/l de gasolina na cidade e 7,4 na estrada.
A Ranger Raptor traz ainda um visual esportivo bem radical, com acabamentos exclusivos, que a diferenciam bastante das caminhonetes convencionais. Mas ela não é só um rostinho bonito: é simplesmente a picape mais rápida do Brasil, pois acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos. A máxima é de 180 km/h.
Segundo a Ford, o motor V6 da Ranger Raptor possui um bloco de cilindros de ferro grafite compactado, que é cerca de 75% mais forte e mais rígido do que o ferro usado nas peças fundidas tradicionais. Também há quatro opções de sonoridade para o motor, dependendo do modo de direção escolhido pelo motorista.
A picape é toda preparada para alto desempenho off-road, por isso é ainda melhor quando usada no modo “civil”, digamos assim. Ela tem uma série de suportes e reforços exclusivos, para elementos como a coluna C, caçamba e roda sobressalente. Também há estruturas exclusivas para o para-choque, o santantônio e o suporte de choque traseiro.
A maravilhosa suspensão tem novos braços de controle superiores e inferiores de alumínio, que são mais resistentes e leves. A suspensão dianteira e traseira de longo curso também foram reprojetadas para o uso off-road em velocidades maiores. Na prática, o Ford Ranger Raptor é um veículo seguro, capaz e muito confortável.
Os amortecedores de 2,5 polegadas da Fox também são novos. Eles são preenchidos com óleo com infusão de Teflon, por isso reduzem o atrito em cerca de 50% em comparação com os amortecedores do Ford Ranger Raptor da geração anterior. Eles se ajustam às condições de terreno selecionadas através dos vários modos de condução disponíveis.
Um dos detalhes visuais é que a grade frontal traz o nome Ford escrito por extenso e escurecido. Os faróis de led mantém a marcante assinatura visual em formato de “C”, enquanto o novo para-choque off-road conta com skid plate e traz as luzes de neblina. Na lateral, os para-lamas têm saídas de ar pintadas na cor da carroceria.
Eles também trazem prolongadores nas caixas de roda, que alargam a Ranger Raptor e a deixam mais “baixa” visualmente. As rodas de 17 polegadas têm design exclusivo e acabamento escurecido. Os pneus são off-road, é claro, com medidas 285/70. Na traseira, a tampa da caçamba traz o logotipo Raptor. A picape tem ainda um novo para-choque traseiro e saídas esportivas de escapamento. Impossível não amar.
Na cabine, o painel de instrumentos digital de 12,4 polegadas, com números enormes e bem visíveis, tem layout exclusivo da versão Raptor. A central multimídia Sync 4 (excelente) também traz tela de 12 polegadas e conexão excelente do Apple CarPlay e do Android Auto.
O acabamento da cabine tem detalhes na cor laranja nas saídas de ar, bancos, volante e alavanca do câmbio. Os assentos também são novos, acomodam muito bem o corpo, e contam com design inspirado em caças a jato, segundo a Ford. Para completar, a picape ainda tem sistema de som premium da Bang & Olufsen.
Barata não é, por óbvio. A Ford vende a Ranger Raptor por R$ 475.000. Mas não faltam compradores, pois é um veículo que extrapola a função de transportar, oferece emoção e status, por isso é altamente aspiracional e desperta desejo em quem a vê. Fizemos uma seção de fotos na praia da Enseada, no Guarujá (SP), e foi aquele sucesso.