Review: Hyundai HB20 de R$ 122 mil agrada, mas tem inimigo oculto
Avaliamos o Hyundai HB20 Platinum Safety, que traz mais equipamentos do que VW Polo e Chevrolet Onix, mas tem um inimigo oculto
Rodamos cinco dias na cidade com o Hyundai HB20 2025 em sua nova versão Platinum Safety. Já fizemos várias avaliações com o HB20 da atual geração na cidade e na estrada; não é segredo que gostamos muito desse carro. Agora, com a nova versão, ele consegue entregar mais equipamentos do que os rivais Volkswagen Polo e Chevrolet Onix nessa faixa de preço.
O único (grande) problema para o Hyundai HB20 (mas não do HB20) é o seu inimigo oculto, do qual falaremos mais adiante. O HB20 Platinum Safety é bem completo e sai por R$ 122.290. Ele custa exatos R$ 500 a menos do que os rivais Polo Highline e Onix Premier, ambos com preço sugerido de R$ 122.790.
Em relação ao HB20 um pouco mais barato, Comfort Plus Tech, de R$ 111.990, é R$ 10.300 mais caro. Estamos falando aqui somente de hatches 1.0 turbinados. No caso do Hyundai HB20, a potência é de 120 cv e o torque é de 171 Nm. O Onix tem 116 cv/165 Nm e o Polo entrega 116 cv/165 Nm com etanol e 109 cv/165 Nm com gasolina.
Na aceleração de 0 a 100, o Hyundai HB20 perde para o Onix: faz em 10s7 contra 10s1 do Chevrolet. Isso não faz muita diferente no dia-a-dia da cidade. Porém, o Hyundai é o menorzinho dos três: 4.015 mm de comprimeto, 1.720 mm de largura, 1.470 mm de altura e 2.530 mm de entre-eixos.
Mesmo assim, seu porta-malas de 300 litros é maior do que o do Onix (275). O Hyundai HB20 também carrega mais peso (423 kg, contra 375 kg do Onix). Sua relação peso/potência é de 9,2 kg/cv, o que é um bom número para a categoria. Além disso, por ser bem compacto, o HB20 é muito prático e cabe em “qualquer” vaga.
Em relação aos rivais da Volks e da GM, o Hyundai HB20 tem os seguintes itens exclusivos: indicador de fadiga, alerta de mudança de faixa, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, frenagem automática em manobras, assistente de ponto cego, alerta de saída segura do carro e faróis de neblina com projetor. Isso sem contar que vem com 6 airbags de série (o Polo só tem 4).
A lista de equipamentos de série do Hyundai HB20 Platinum Safety é enorme. Veja no final deste review, para não interromper a leitura. Além disso, como já dissemos em outras reportagens, o Hyundai HB20 é um carro fácil de guiar, tem bom comportamento direcional, boa posição de dirigir e quase nenhuma vibração perceptível no motor de 3 cilindros.
Pecados, são poucos. Um deles é o design. O HB20 ficou muito mais bonito depois do facelift de 2022, o que acabou salvando essa geração de um desastre completo, mas ainda assim ele não é tão bonito como seus rivais e nem sequer como o HB20 da primeira geração, que foi disruptivo na categoria.
Outro detalhe que não agrada a este repórter (mas que pode agradar ao leitor e a outros consumidores) é o painel de instrumentos digital sem os ponteiros. O que mais incomoda é o conta-giros. Infelizmente, parece que a moda chinesa para esse equipamento está se espalhando para vários carros.
A multimídia é competente e está bem posicionada, apesar de não ter um visual bonito. Também poderia ser melhor o material de alguns acabamentos e a combinação de cores interna, que é meio depressiva. Talvez pudesse haver uma opção para quem gostasse de um interior mais “alegre”.
O importante é que, perante seus rivais diretos com motor 1.0 turbo, o Hyundai HB20 é o mais completo e ainda por cima mais barato. Uma boa compra, sem dúvida, especialmente se o cliente conseguir pegar uma das muitas promoções que a montadoira coreana tem feito com seu hatchback. Agora, quando consideramos o inimigo oculto do HB20, a história é diferente.
Qual seria este inimigo oculto? É o Peugeot 208 Turbo. Escondido no mercado, por ser fabricado na Argentina, o Peugeot 208 Turbo continua sendo o melhor hatchback da sua categoria e seus números de potência são campeões
Contra os 120 cv do HB20 1.0 TGDI, o Peugeot entrega 130 cv com etanol e 125 cv com gaslina. O torque, que no HB20 é de 171 Nm, no Peugeot é de 200 Nm. Assim, vai de 0 a 100 em apenas 9 segundos – ou seja, é 1s7 mais rápido do que o HB20 que avaliamos. Mas, na média de consumo, o HB20 é o melhor dos quatro (veja tabela abaixo).
Além disso, o Peugeot 208 Turbo também tem alguns equipamentos que não estão disponíveis no Volkswagen Polo Highline e no Chevrolet Onix Premier. São eles: assistente de ponto cego, assistente de tráfego traseiro cruzado e frenagem automática em manobras.
E mais: o Peugeot 208 Turbo Griffe, topo de linha, custa R$ 114.990 – ou seja, sai por R$ 7.300 a menos do que o HB20 Platinum Safety. Ainda que o Peugeot 208 também seja bem compacto e que o seu porta-malas tenha apenas 265 litros, ele é, sim, um forte inimigo oculto para o Hyundai HB20. Para sorte da Hyundai, é oculto.
KML | HB20 | POLO | ONIX | 208 |
Etanol Cidade | 9.1 | 8.5 | 8.3 | 8.8 |
Etanol Estrada | 10.5 | 10.4 | 10.4 | 10.0 |
Gasolina Cidade | 13.1 | 12.3 | 11.6 | 12.5 |
Gasolina Estrada | 14.8 | 14.6 | 14.9 | 14.1 |
Equipamentos de série HB20 Platinum Safety
- Faróis com projetor
- Faróis de luz diurna (DRL) em LED
- Faróis de neblina dianteiros com projetor
- Maçanetas externas cromadas
- Rodas de liga leve diamantada de 16", pneus 195/55 R16
- Apoios de braço laterais revestidos em couro
- Bancos em couro preto
- Botão do freio de mão cromado
- Console central revestido em couro
- Maçanetas internas cromadas
- Painel de instrumentos digital colorido Supervision Cluster
- Volante revestido em couro
- Abertura e fechamento dos vidros elétricos por meio da chave
- Apoia braço deslizante no console central
- Chave presencial Smart Key com telecomando de travamento das portas e porta-malas
- Iluminação no porta-luvas
- Partida do motor por botão
- Partida remota do motor pela chave
- Retrovisores externos com rebatimento elétrico
- Smart Shift: alavancas no volante para troca de marchas
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com funções one-touch (descida e subida) e antiesmagamento
- Alerta de presença no banco traseiro
- Alerta de saída segura
- Assistente de ponto cego
- Assistente de tráfego cruzado traseiro
- Detector de fadiga
- Farol alto adaptativo
- Monitoramento da traseira via câmera
- Monitoramento de pressão dos pneus
- Sistema de alerta e frenagem autônomo para carros, pedestres e ciclistas
- Antena tipo barbatana
- Bluelink - Sistema de carro conectado com serviços de prevenção ao roubo, assistência 24h, controles remotos do veículo, diagnóstico do veículo e alertas de uso do veículo
- Carregador sem-fio para smartphones
- Entrada USB atrás do console para o banco traseiro (tipo C)