Review: Lexus NX 350h é um híbrido superior, impactante e único
Rodamos uma semana na cidade e na estrada com o Lexus NX 350h, um crossover ágil com sistema híbrido de três motores que é tudo de bom
Há carros que não merecem o sucesso que têm. Mas há outros que merecem vender 10 vezes mais do que vendem. O Lexus NX 350h está no segundo grupo. É um carro quase desconhecido dos brasileiros e que raramente se vê nas ruas, mas é bom demais.
Comprovamos isso durante uma avaliação de uma semana com o Lexus NX 350h em sua versão topo de linha, a F-Sport, que tem o salgadíssimo preço de R$ 447.990. Mas não deixe que o preço exclusivo mate sua curiosidade, pois o NX 350h é um automóvel que vale a pena ser conhecido.
Para começo de conversa ele é um híbrído de verdade, com três motores a serviço de um ótimo desempenho e de um bom consumo de combustível. O Lexus NX 350h é um HEV, ou seja, não precisa ser carregado na tomada. A bateria de 1,6 kW hora é alimentada pelos motores elétricos e também nas frenagens e desacelerações do veículo.
É um carro muito bom de dirigir. Os bancos acomodam perfeitamente o corpo, os ajustes são elétricos (10 para o motorista, 8 para o passageiro), a posição de dirigir é primorosa. Em termos de ergonomia, este carro japonês não deve nada aos alemães e dá uma surra homérica na grande maioria dos veículos chineses.
Estamos aqui falando de um carro rápido, que vai de 0 a 100 em apenas 7,7 segundos e que chega a 200 km/h de velocidade máxima. Mesmo assim é econômico: faz 15,3 km/l na estrada e 12,9 km/l na cidade. O motor 2.5 a combustão, naturalmente aspirado, só trabalha com gasolina. Comprovamos esses números na prática.
A vida a bordo é confortável, agradável e segura. O NX 350h tem acabamento premium – afinal, a Lexus é a marca de luxo da Toyota – e a conectividade evoluiu bastante. A central multimídia tem padrão muito acima do que conhecemos nos carros da Toyota.
Os instrumentos são de fácil acesso e visualização. O motorista pode configurar o quadro de instrumentos, colocando um design mais esportivo, convencional ou ecológico. É muito fácil extrair potência ou conduzir de forma econômica, pois as informações são muito fáceis de ver e entender.
O Lexus NX 350h é muito bem ajuistado na suspensão. Dá para andar rápido com o carro sem passar sustos. Seu comportamento dinâmico é firme, mas o carro não é duro.
O Lexus NX faz jus à origem do nome, que é a sigla em inglês de “Nimble Crossover” (crossover ágil). O número 350 é uma referência “arredondada” do torque combinado dos três motores (335 Nm). Desde a linha 2022 o Lexus NX é 350 e não mais 300. Porém, este ano, chegou a linha 2025 com mais atualizações.
O sistema de som é Mark Levinson, há carregador de celular por indução e vários itens de segurança e conectividade, como 10 airbags, controle de saída de faixa, piloto automático adaptativo, aviso de colisão frontal, farol alto adaptativo e tela multimídia de 12,3 polegadas conectada com Android Auto e Apple CarPlay.
Uma curiosidade é a abertura do porta-objetos do console centrral, que é basculante para os dois lados – uma solução bem engenhosa.
Dissemos acima que o Lexus NX 350h é impactante e único. E é mesmo. Ele tem um porte interessante. Com 4,660 metros de comprimento, fica entre o Jeep Compass e o Jeep Commander, entre o Volvo XC40 e o Volvo XC60. É um pouquinho menor do que o Haval H6 e um pouquinho maior do que o Chevrolet Equinox. Também é um pouco maior do que o Toyota RAV4.
A distância entre-eixos é de 2,690 metros, quase igual à do Toyota Corolla. Mas tem um design imponente, ousado, meio futurista. É impactante, quando visto de perto, e num bom ambiente ele fica charmoso. Sem contar que, em relação à geração anterior, melhorou em tudo, inclusive na capacidade do porta-malas, que tem bons 520 litros.
O antigo motor 2.5 tinha 155 cv; o atual tem 192 cv. O motor elétrico dianteiro, que antes tinha 143 cv, agora tem 182 cv. Só o motor elétrico reduziu a potência, baixando de 67 cv para 54 cv. Com tudo isso, a potência combinada, que era de 200 cv, agora é de 246 cv. Assim, ele ficou 1,5 segundo mais rápido e só ganhou 10 kg de peso (1.860 kg).
Outro fator nada desprezível do Lexus NX 350h é o seu sistema de tração, que é integral sob demanda e acrescenta mais alguns pontos no ótimo comportamento dinâmico e direcional do carro, que utiliza um câmbio CVT de 6 marchas com a primeira marcha por engrenagem. A suspensão é independente nas quatro rodas e isso também explica as características dinâmicas em curvas.
Embora seja vendido no Brasil como SUV, a Toyota classifica o Lexus NX 350h como um crossover. Ele tem 185 milímetros de distância para o solo e usa rodas de 20 polegadas com pneus 235/50. As rodas e os pneus são os mesmos para as três versões.
É uma pena que o Lexus NX 350h seja tão caro. Afinal, quase 448 mil reais (preço da versão F-Sport) não é pouca coisa. E talvez os clientes não sintam que a Lexus tenha “charme” suficiente para custar tanto. Bem, não foi o que vimos numa seção de fotos na praia. Todo mundo amou. E o carro é bom.
Há ainda uma versão intermediária de 410 mil reais (Luxury) e uma de entrada por 386 mil reais (Dynamic). A diferença entre o Lexus NX 350h de entrada e o topo de linha é de 63 mil reais.
Pelo posicionamento que tem no Brasil, a Lexus representa menos de 1% das vendas da Toyota. Para sermos exatos, apenas 0,67%, pois de janeiro a outubro a Lexus emplacou apenas 875 unidades, enquanto a Toyota vendeu 129.184 carros.
Só mesmo o preço e a ausência de uma campanha de marketing justificam que um carro tão bom venda tão pouco.