Review: Mercedes EQS SUV 450+, o GLS do novo mundo elétrico
Rodamos uma semana com o Mercedes-Benz EQS SUV elétrico, que faz (mesmo) mais de 500 km com uma carga de bateria
Conhecemos o Mercedes EQS SUV em primeira mão no México e agora tivemos a oportunidade de fazer um review no Brasil. A grande diferença entre o carro que conhecemos na Cidade do México e o que utilizamos no trajeto São Paulo-Guarujá é a potência.
A Mercedes fez bem em optar por um carro menos potente. O carro que dirigimos no México (EQS 580 4Matic) tinha dois motores elétricos, tração nas quatro rodas, a exagerada potência de 400 kW e o impressionante torque de 844 Nm. Sabe o que são 400 kW de potência? Nada menos de 544 cv.
É melhor ir se acostumando com a potência em quilowatts. Quando você convive com um carro elétrico, tudo gira em torno do kW. Portanto, os valores em cavalos parecem coisa do século passado; na verdade, são.
O EQS SUV que a Mercedes trouxe para o Brasil tem “apenas” 265 kW. Bem, são 360 cv, e mesmo assim o número não impressiona muito pelo porte do carro, que é a versão elétrica do majestoso Mercedes GLS a combustão, o maior utilitário-esportivo da marca de Stuttgart.
Estamos falando de 5,123 m de comprimento, 1,95 m de altura e 1,71 m de altura, além de 3,21 m de entre-eixos e 645 litros de porta-malas. Ah, e de um carro que custa quase 1 milhão de reais, ou precisamente R$ 998.900. Tem um troco de 1.100 reais que a Mercedes deixa para o cliente que compra um carro de 1 milhão de reais gastar com qualquer coisa.
Mas, espera. A potência de 265 kW/360 cv é mais do que suficiente para fazer o Mercedes EQS SUV andar muito rápido. As retomadas de velocidade são vigorosas, pois o torque de “apenas” 556 Nm é imediato ao pisar no pedal do acelerador.
Ah, claro, no “quase” 1 milhão de reais está embutido um delicioso “ronco” do motor elétrico, barulho artificial porque a Mercedes não quer “chocar” seus clientes mais tradicionais durante a transição para o mundo dos carros elétricos.
Com apenas um motor elétrico, o EQS SUV 450+ perde para o carro que experimentamos no México na prova de 0 a 100: faz em 6,7 segundos, contra 4,6 segundos do EQS SUV 580. Mas quem precisa de Mercedes muito rápido, nessa altura do campeonato, são os ingleses Lewis Hamilton e George Russell, que correm na Fórmula 1.
Para o brasileiro que compra um EQS SUV, mais importante do que a aceleração é o alcance. O modelo que veio para o Brasil faz (mesmo) 500 km numa boa. Com jeitinho chega a uns 550. Vale dizer que no PBEV do Inmetro, que costuma prejudicar a reputação dos carros elétricos, o EQS SUV 450+ aparece com 411 km de alcance.
A bateria de 108 kW de capacidade pode ser carregada até 80% em apenas 31 minutros, em carregador DC. A potência de carregamento é de incríveis 200 kW em carregador rápido (DC) e de 11 kW em carregador lento (AC). Bom demais! E o consumo elétrico oficial é de 20,8 kWh/100 km.
Curiosamernte, o único motor do EQS SUV 450+ fica na parte traseira e a tração também é traseira. O enorme capô dianteiro, portanto, é um espaço desperdiçado – e a prova de que a Mercedes está certa quando diz que um carro elétrico poderia ter um design muito diferente deste que estamos acostumados a ver. Por que não faz? Para não chocar seu público.
Neste review também ficou evidente que o Mercedes EQS SUV 450+ é enorme e imponente, mas não é bonito por fora (apesar das belas rodas) como é por dentro. A cabine tem três grandes telas e isso sim é disruptivo. O painel digital tem 12,3”, a multimídia MBUX tem 17,7” e o display do passageiro tem 12,3”.
Dá para se divertir à beça dentro deste carro de “quase” 1 milhão de reais. Os bancos têm vários tipos de massagem e a lista de equipamentos de conectividade, conforto, conveniência e segurança é absurda. Outro aspecto legal do Mercedes EQS SUV 450+ são os pneus bem borrachudos, medidas 275/45 R21. Nada mal para um país com estradas e ruas cheias de surpresas.
Ao volante, é interessante ver que o marcador da porcentagem de potência (que substitui o conta-giros do GLS a combustão) permite que o carro mantenha boas velocidades com baixo gasto de energia, em estradas planas. Uma vez atingido os 120 km/h, por exemplo, é possível manter essa velicidade gastando entre 0 e 20% da potência máxima.
Também é muito divertido ver o salto que o ponteiro de potência dá quando você pisa de uma vez no pedal da direita e faz o carro acelerar com muita rapidez. Mas o melhor mesmo é dirigir de forma mais amena, curtindo o leve “ronco” do motor elétrico traseiro, o conforto imnpressioannte dos bancos, a ótima posição de dirigir e o rodar confiante e confortável do GLS elétri…, ops, do EQS SUV.
Finalmente, mas não menos importante, mais uma vez a Mercedes demonstra sua capacidade de fazer carros com ótimo comportamento dinâmico. Mais um motivo para que o EQS SUV 450+ receba 5 estrelas neste Review do Guia do Carro. Ou seja: é ótimo.
Review Guia do Carro
Modelo: Mercedes-Benz EQS SUV 450+
Preço: R$ 998.900
- Motor ⭐⭐⭐⭐⭐
- Alcance ⭐⭐⭐⭐⭐
- Conforto ⭐⭐⭐⭐⭐
- Dinâmica ⭐⭐⭐⭐⭐
- Inovação ⭐⭐⭐⭐⭐
- Veredicto ⭐⭐⭐⭐⭐