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Review: Mercedes GLB 220 em viagem de 1.500 km ao Vale do Ivaí

Roteiro de estrada com o SUV de 7 lugares totalizou 1.541 km, ida e volta do litoral paulista ao bonito e fértil Vale do Ivaí, no Paraná

26 nov 2024 - 10h56
(atualizado em 27/11/2024 às 20h44)
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Mercedes-Benz GLB 220 4Matic
Mercedes-Benz GLB 220 4Matic
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Mercedes-Benz GLB mudou naquilo que é essencial: motor, transmissão, tração e conectividade. O antigo GLB 200 já era bom com o motor 1.3 turbo de 163 cv, câmbio de 7 marchas e tração dianteira. Avaliamos esse carro em 2021 e ele tirou uma nota muito boa: 8,5. Com o novo Mercedes GLB 220 fomos até São João do Ivaí, no interior profundo do Paraná, no Vale do Ivaí.

Não há dúvidas de que o Mercedes GLB ficou melhor. O motor agora é 2.0 turbo de 190 cv, o câmbio é automático de 8 marchas, a tração é 4x4 (integral sob demanda) e a multimídia MBUX entrega o que há de melhor na linha Mercedes-Benz. O SUV de 7 lugares ficou mais seguro e ligeiramente mais alto (3,3 cm).

Mercedes-Benz GLB 220 4Matic
Mercedes-Benz GLB 220 4Matic
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A ergonomia também agradou mais, porém a entrada para a terceira fileira de bancos continua sendo um tormento. Adultos definitivamente sofrem nos bancos auxiliares. Mas, como é para ser usado em situações específicas, é um item de versatilidade que diferencia esse carro.

A condução ficou mais gostosa, pela performance aprimorada, e o consumo na estrada melhorou um pouquinho, pois trata-se de um micro-híbrido (MHEV). Ele faz oficialmente 12 km/l na estrada, mas conseguimos médias de até 13,7 km/l. Durante o roteiro dividi a direção várias vezes com a Cris Prado. Ela também gostou muito da dirigibilidade do carro.

Mercedes-Benz GLB 220 4Matic
Mercedes-Benz GLB 220 4Matic
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Para chegar a São João do Ivaí, é preciso sair do movimentado eixo Londrina-Maringá, que liga as duas maiores cidades do norte do Paraná, e entrar no fértil Vale do Ivaí. A ponte do Rio Ivaí, aliás, está uma vergonha – a administração do DER paranaense liberou a ponte para o tráfego sem completar a reforma. Há trechos sem mureta de proteção. Um absurdo.

Mercedes-Benz GLB 220 4Matic
Mercedes-Benz GLB 220 4Matic
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A estrada que liga Jandaia do Sul a São João do Ivaí é estreia e perigosa, mas muito bonita. O asfalto é bom, mas só tem faixa central. Esqueceram de (ou não quiseram) pintar as faixas laterais. Não há um único trecho com acostamento. Mas há um posto policial no entroncamento para Fênix e Quinta do Sol, uma das opções para chegar a Maringá e Engenheiro Beltrão.

Nessa estrada é possível passar por uma enorme figueira na cidade de Bonsucesso. Uma árvore tão frondosa como os flamboyants que embelezam os caminhos do norte paranaense, especialmente entre Andirá e Santa Mariana, perto de Bandeirantes. Nesse caso é a BR-369, outra estrada perigosa, mas pedagiada e bem sinalizada.

Mercedes-Benz GLB 220 4Matic
Mercedes-Benz GLB 220 4Matic
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Paraná perdeu o bonde da história na questão da duplicação das estradas. Há muitas estradas com extremo movimento que ainda são de pista simples – e com excesso de caminhões. Por isso, vale a pena viajar com um carro seguro, rápido e confortável, como é o novo Mercedes-Benz GLB 220 4Matic.

Com o motor mais potente, o Mercedes GLB ficou mais rápido. Antes ia de 0 a 100 em 9,1 segundos e agora faz essa prova em 7,9 segundos. A velocidade máxima aumentou de 207 para 214 km/h. Melhor ainda ficaram as retomadas de velocidade, pois o torque subiu de 250 Nm a 1.620 rpm para 300 NM a 1.800 rpm. Isso dá mais segurança nas ultrapassagens, sempre necessárias na maioria das estradas do Paraná.

Mercedes-Benz GLB 220 4Matic
Mercedes-Benz GLB 220 4Matic
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A tração integral é o ponto forte do carro, pois ele se torna mais estável em trechos sinuosos e muito mais seguro em piso molhado, quando chove. A vida a bordo é muito boa. Ninguém reclamou de desconforto nos trechos em que rodamos com quatro pessoas na cabine.

O Mercedes-Benz GLB continua sendo um veículo elegante e discreto. Não vai ganhar concurso de beleza, mas também não vai fazer feio na passarela. Além disso, é um carro versátil e funcional, com ótima multimídia, ótimos sistemas de segurança, ajustes do modo de condução e ótima capacidade de carga, de 600 kg.

Mercedes-Benz GLB 220 4Matic
Mercedes-Benz GLB 220 4Matic
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

É oficialmente um SUV, porém está mais para crossover, pois é um carro baixo. Tem apenas 130 mm de distância para o solo. A versão Progressive usa pneus de perfil mais alto (235/55 R18), por isso é um pouco mais macio no rodar do que a versão AGM Line (pneus 235/50 R19).

Roteiro de viagem do Guarujá (SP) a São João do Ivaí (PR), passando por Ourinhos e Londrina
Roteiro de viagem do Guarujá (SP) a São João do Ivaí (PR), passando por Ourinhos e Londrina
Foto: Google Maps / Guia do Carro

O Mercedes GLB 220 4Matic Progressive custa R$ 389.900. O GLB 220 4Matic AMG Line sai por R$ 399.900. Mas a Mercedes ainda tem o AMG Line por R$ 369.900 disponível no site.

Pelos preços, não é um carro para qualquer um. Mas é o tipo de carro que pode levá-lo não apenas a São João do Ivaí e outras cidades cidades do bonito Vale do Ivaí, mas também a qualquer lugar do interiorzão do Brasil com segurança e conforto.

Mercedes-Benz GLB 220 4Matic
Mercedes-Benz GLB 220 4Matic
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

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