Review: Pulse Abarth revela seus limites em viagem de 1.200 km
Primeiro SUV esportivo da Fiat no Brasil, Pulse Abarth brilha na cidade e na estrada, mas tem um detalhe que precisa ser considerado
Esta é a terceira vez que avaliamos o Pulse Abarth, o esportivo da Fiat que não tem o logotipo da marca italiana visível, a não ser no cantinho interno dos espelhos retrovisores. A primeira vez foi no circuito de Tarumã (RS), a segunda foi no dia-a-dia e agora rodamos 1.200 km com Pulse Abarth, de São Paulo a Londrina (PR), ida e volta.
Como das outras vezes, gostamos da dinâmica do Fiat Pulse Abarth. Com 185 ou 180 cavalos disponíveis no motor 1.3 T270 (depende se está com etanol ou gasolina), ele é um campeão de aceleração em sua categoria e as suspensões rígidas lhe dão um comportamento direcional muito bom. Os freios também são eficientes.
O Pulse Abarth vai de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, graças a uma ótima relação peso/potência de 6,9 kg/cv. Para comparar, o único hatch com apelo esportivo da categoria, Volkswagen Polo GTS, faz a mesma prova em 8,3 segundos. Com apenas 150 cv e 250 Nm, o Polo GTS é mais caro do que o Pulse Abarth, mas não tem a mesma esportividade.
O preço continua sendo um atrativo do Fiat Pulse Abarth. Ele custa R$ 151.990, o que é -3.000 reais em relação ao Polo GTS (R$ 154.990) e -14.000 reais em relação ao Fastback Abarth (R$ 165.990). O Pulse Abarth é pior do que eles? Não. Mas leva desvantagem em dois pontos, que ficaram muito claros nessa viagem de 1.200 km.
Em relação ao Polo GTS, o Pulse Abarth é menos econômico. Na estrada, o esportivo da Fiat faz 12,3 km/l com gasolina e 8,9 km/l com etanol. O VW faz 13,8 km/l (g) e 10,8 km/l (e). Mas quem compra um esportivo está mais interessado em desempenho ou em economia? Desempenho, é claro – e o Pulse Abarth tem 30 cv e 20 Nm a mais.
Em relação ao Fastback Abarth, o Pulse Abarth tem um detalhe que precisa ser considerado: a desvantagem (enorme) na capacidade do porta-malas. Segundo a Fiat, o Fastbach comporta 516 litros de volume, enquanto o Pulse carrega apenas 370 litros no bagageiro. Em nossa utilização, carregados de malas e caixas de livros, o jeito foi colocar algumas bagagens no banco traseiro. Não é o ideal, pois os volumes ficam soltos.
Em todos os outros aspectos, Pulse Abarth e Fastback Abarth são iguais. O Pulse Abarth tem a vantagem de ser bastante compacto (4,115 m), o que o torna mais versátil no trânsito e também na procura de vagas de estacionamento. Vale lembrar que o modelo esportivo é rebaixado em 10 mm em relação ao Fiat Pulse (que tem 130/125 cv e 200 Nm na versão Impetus 1.0 turbo, que custa R$ 137.990).
O câmbio automático de 6 marchas permite ótimo desempenho ao Pulse Abarth, cujo motor é 1.3 turbo. Porém, se tivesse uma marcha a mais, o carro seria também mais econômico. De qualquer forma, neste Abarth o câmbio pequeno para o motor de 185/180 cv não afeta tanto quanto nos carros mais pesados, como Jeep Compass, Jeep Commander e Fiat Toro.
A suspensão do Pulse Abarth é dura (como deve ser num esportivo) e os pneus são 215/50 R17. Eles são bem largos para o porte do carro (1,777 m de largura) e não são exageradamente baixos, o que ajuda a transpor os pisos ruins com mais conforto. O vão livre é de 217 mm e a distância mínima do solo é de 188 mm. O carro é ótimo para uso no dia-a-dia e rápido para viagens
A borboleta para trocas de marcha manuais e a alavanca sequencial (com as marchas subindo no movimento para trás, que é melhor) permitem uma condução esportiva e prazerosa. O ronco grave ajuda. O Pulse Abarth ainda chama muita atenção nas ruas e especialmente nos postos de gasolina. Muitos ainda não sabem que o Abarth é um Fiat.
O quadro de instrumentos esportivo, o botão vermelho “Poison” (Veneno) no volante de direção para acionar o modo Sport, os bancos e o acabamento também são exclusivos do Pulse Abarth, que traz ainda faixas laterais e teto preto. O logotipo que traz um escorpião é forte e passa exatamente a ideia de um carro com “veneno”, como se dizia antigamente.
A multimídia Uconnect de 10”, com conectividade Android Auto e Apple CarPlay, é muito rápida e a qualidade do som é admirável. O Fiat Pulse Abarth não economiza em bobagens (como as alças de segurança no teto, que sumiram dos carros da Volkswagen). Além disso, o cinto de segurança tem ajuste de altura e não enforca o passageiro do lado direito.
Para quem não precisa carregar muita bagagem, o Fiat Pulse Abarth é um carro com ótimo custo-benefício. Ele está disponível nas seguintes cores: Branco Banchisa com teto Preto Vulcano (do nosso review), Preto Vulcano, Vermelho Monte Carlo com teto Preto Vulcano e Cinza Strato com teto Preto Vulcano. É uma boa compra, para quem gosta de carro duro e posição de dirigir bem elevada.
Dados da viagem
- Total do percurso: 1.174 km
- Combustível: gasolina
- São Paulo-Posto Kafé: 11,7 km/l
- Posto Kafé-Londrina: 10,9 km/l
- Cidade: 9,5 km/l
- Londrina-São Paulo: 12,8 km/l
- Consumo médio: 11,8 km/l ou 8,5 litros/100 km