Review: Renault Kardian é uma opção de SUV urbano honesta
Rodamos durante uma semana na cidade e na estrada com o novíssimo Renault Kardian 1.0 TCe, que vai de R$ 112.790 a R$ 132.790
O Renault Kardian já havia deixado uma boa impressão na avaliação que fizemos durante seu lançamento na região de Gramado, antes de o Rio Grande do Sul ser inundado por chuvas implacáveis. Agora, na utilização do dia-a-dia, na Baixada Santista (SP), o Kardian mostrou outros predicados.
O tamanho compacto do Renault Kardian é o primeiro ponto a comentar. Algumas pessoas esperam um carro maior, pois seu design muito bem-feito engana. O carro parece ser maior do que é. Na verdade, com 4.119/1.747/1.544 mm, o Kardian tem o porte semelhante ao do Fiat Pulse, que mede 4.099/1.774/1.579 mm.
Isso é ruim? Não mesmo. O Kardian é um SUV urbano de entrada. O mais correto seria chamá-lo de CUV (Crossover Urban Vehicle), mas no Brasil todos os modelos com suas características acabaram sendo chamados de SUVs. Seu entre-eixos de 1.747 mm (contra 1.774 mm do Pulse) mostra que se trata de um veículo bem compacto.
Isso posto, fique claro que o Kardian é um carro que oferece um espaço interno moderado – é bom, adequado para a categoria, mas sem exageros. O motorista fica ligeiramente apertado dentro do “cockpit”, graças à opção da Renault de caprichar no console central e nos porta-objetos das portas (melhor do que os do Fiat Pulse, por exemplo).
Não há sobras no espaço da frente como há atrás, se forem transportadas duas pessoas adultas no banco traseiro. O porta-malas de 358 litros é bom e está dentro do padrão da categoria.
O Kardian agrada principalmente na condução urbana. O carro tem bons ajustes do volante de direção (altura e profundidade) bem como do banco do motorista. Dá para achar a posição ideal. A empunhadura é muito boa, grossa, no volante de couro de diâmetro médio, com multifunção e borboleta para trocas de marcha manuais.
O carro tem muito boa desenvoltura no trânsito urbano, mesmo em pisos ruins. A suspensão está bem acertada e não percebemos reverberação das irregularidades do piso para a cabine. O Kardian é ágil principalmente por causa do turbocompressor, que permite a entrega dos 220 Nm de torque em médias rotações (2.250 rpm).
O Kardian não é um carro que se arrasta no trânsito como seu irmão Sandero Stepway, que leva 15 segundos para ir de 0 a 100. Faz em 9s9. Quanto mais você utiliza, mais passa a gostar do carro, justamente por ser compacto – portanto, é fácil de estacionar, não ocupa muito espaço no trânsito e ainda é prático no entra-e-sai do veículo (o que não ocorre com SUVs maiores como o Jeep Compass, por exemplo).
A altura mínima do solo é muito boa (209 mm) e raramente você raspa a frente ou a traseira no chão, pois os balanços são curtos e os ângulos de entrada e saída são bons (20 e 36 graus, respectivamente). Balanço é a distância entre o centro da roda e o começo ou fim da carroceria.
Os pneus 205/55 R17 também estão bem adequados para uso urbano em pisos ruins. Na estrada, a potência de 125 cv com etanol e 120 cv com gasolina permite viagens dignas, mas não muito apressadas. O carro até aceita uma tocada mais rápida e entrega bom comportamento direcional, porém o consumo aumenta bastante.
A vida a bordo não tem luxos, mas é boa. O tecido dos bancos tem boa qualidade. Há partes de couro na parte superior do painel, embora também haja bastante plástico duro no acabamento. Um detalhe que agradou bastante é o formato dos bancos dianteiros, cujas abas laterais “abraçam” o corpo do usuário, evitando que seja jogado para os lados.
Nossa impressão após a utilização diária é que o Renault Kardian é uma opção de SUV urbano honesta. O carro é construído numa plataforma moderna, tem design atraente e soluções inteligentes e de bom gosto. Um carro prático, que tem grande potencial para cair no gosto do brasileiro.
A Renault errou ao achar que o público engoliria o Captur só por causa de sua beleza, sendo que no fundo ele era um Duster mais bem vestido. Agora, a Renault acerta ao caprichar em todos os detalhes do Kardian, especialmente nas funcionalidades.
Com gasolina, o Kardian 1.0 TCe faz 13,1 km/l na cidade (número muito bom) e 13,9 na estrada. Com etanol, faz 9 km/l na cidade e 9,7 na estrada. O baixo consumo urbano é mais uma prova do verdadeiro caráter deste interessante carro da Renault.