Review: Toyota Corolla Cross HEV é um híbrido muito econômico
Depois de trocar o nome Hybrid por HEV para se diferenciar dos micro-híbridos, Toyota Corolla Cross mostra que está ainda melhor
O Toyota Corolla Cross 2025 trouxe modificações que o deixaram ainda melhor. Comprovamos isso durante uma utilização de uma semana rodando na cidade e na estrada com o SUV que deu uma verdadeira canseira este ano no Jeep Compass, líder da categoria.
O Corolla Cross é um SUV da categoria C, ou seja, de porte médio com 4.46 metros de comprimento e 2,64 metros de entre-eixos.. Ele é superior, portanto, ao Honda HR-V, um B-SUV que muitos consumidores comparam.
Para começo de conversa, o Toyota Corolla Cross é o único carro de sua categoria que conta com um sistema híbrido completo, com tração totalmente elétrica em alguns momentos.
Um pequeno detalhe não passou despercebido. A Toyota trocou o emblema “Hybrid” que acompanhava o carro desde o seu lançamento, em 2020, pela inscrição “HEV” nas duas laterais dianteiras. O objetivo foi se diferenciar de modelos da Caoa Chery, da Kia e agora também da Fiat.
Essas marcas têm carros híbridos, mas são híbridos leves, ou micro-híbridos, com o sistema MHEV. A diferença é que eles não têm tração elétrica em nenhum momento, por isso muitos especialistas nem sequer consideram que esses carros sejam híbridos. Mas, pela legislação, eles são.
Como um dos pioneiros da eletrificação no Brasil, o Toyota Corolla Cross conta com três motores – um a combustão e dois elétricos – e está bem ajustado para o consumo. A potência combinada é o seu único detalhe que incomoda: apenas 122 cv, o que dá uma relação peso/potência bem modesta, de 11,9 kg/cv.
Isso se traduz numa aceleração sofrível: longos 13 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Mas, se você considerar outros aspectos do Toyota Corolla Cross, ele é um ótimo carro. O baixo consumo de combustível é sua melhor característica: faz 17,7 km/l de gasolina na cidade e 14,6 km/l na estrada. Mas, conduzindo de forma econômico, chegamos a fazer média de 21 km/l na estrada.
Ele é mais econômico na cidade justamente porque não precisa de fortes acelerações. O câmbio CVT também ajuda na economia de combustível. Tudo isso faz com que o Corolla Cross HEV seja a escolha de quem se preocupa mais com a economia e a descarbonização do que com o desempenho. O motor a combustão é 1.8 aspirado de apenas 101 cv com etanol e 98 cv com gasolina.
Para quem prefere desempenho, a Toyota oferece o Corolla Cross 2.0 de 175 cv. No caso do Corolla Cross HEV, os dois motores elétricos de 72 cv (somados) movimentam o carro sem nenhum barulho nas manobras de estacionamento. Uma das vantagens do sistema HEV é que não precisa ser recarregado na tomada. O próprio sistema faz isso na pequena bateria de 1,3 kWh.
O Corolla Cross 2025 também se livrou do tosco freio de estacionamento a pedal (agora é eletrônico) e melhorou muito a conectividade. O interior do carro é bastante agradável. Os bancos são confortáveis e o porta-malas, além de espaçoso (440 litros), vem com um piso de borracha, que é lavável e muito útil para quem viaja para a praia, por exemplo.
O SUV de origem japonesa fabricado em Sorocaba (SP) também vem com alças de segurança no teto e teve modificações estéticas na grade dianteira e nos faróis. Ficou mais bonito.
Quando ao comportamento dinâmico e direcional, o Toyota Corolla Cross nos pareceu menos firme do que das outras vezes que o dirigimos. Lembrou mais os SUVs chineses, muito moles, e menos o próprio Corolla sedã, do qual herda a plataforma TNGA, que é muito mais firme. Vale lembrar que o Corolla tem suspesão independente na traseira e o Corolla Cross usa eixo de torção.
A Toyota tem duas versões do Corolla Cross HEV. A versão XRV custa R$ 206.290 e a XRX, topo de de linha, sai por 212.890. As duas confiugurações usam pneus 225/50 em rodas de 18 polegadas. Tem estepe de uso temporário.
O carro avaliado, Corolla Cross HEV 1.8 XRX, se diferencia por alguns itens: frenagem automática em manobras, teto solar elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico, tampa do porta-malas motorizada, ar-condicionado de duas zonas e carregador de celular por indução. Ambos têm seis airbags. Uma compra segura, em todos os aspectos.