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Review: Toyota RAV4 Plug-in Hybrid é bom, mas bateria é limitada

Primeiro carro híbrido plug-in da Toyota no país, RAV4 mantém as boas características do SUV, mas aposta na potência limita alcance elétrico

10 dez 2024 - 07h00
(atualizado às 10h02)
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Toyota RAV4 Plug-in Hybrid 2024
Toyota RAV4 Plug-in Hybrid 2024
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Rodamos uma semana na cidade e na estrada com o Toyota RAV4 Plug-in Hybrid, um SUV dotado de três motores e que marca a entrada da montadora japonesa no segmento PHEV – ela que é pioneira no desenvolvimento de carros híbridos do tipo HEV (autorrecarregáveis, não plugáveis).

O Toyota RAV4 HSE Plug-in Hybrid 2024 foi lançado em abril e custa R$ 402.420, que não é exatamente uma pechincha. É um bom carro, com todas as características que fizeram do RAV4 um dos SUVs mais vendidos do mundo. Mas, ao mesmo tempo, mostra que a Toyota ficou para trás neste segmento.

O RAV4 híbrido plug-in tem potência suficiente para seu porte e, para sermos sinceros, até de sobra. São 306 cv de potência máxima combinada. Essa cavalaria vem de um motor 2.5 a gasolina de 185 cv e 223 Nm combinado com dois motores elétricos.

Toyota RAV4 Plug-in Hybrid 2024
Toyota RAV4 Plug-in Hybrid 2024
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O motor elétrico dianteiro tem bons 182 cv (134 kW) e 280 Nm de torque. O traseiro entrega 54 cv (40 kW) e 121 Nm. Toda essa combinação de motores e potência resulta numa aceleração vigorosa de 6 segundos para ir de 0 a 100 km/h. A transmissão é E-CVT. Dá para rodar em boas velocidades com o carro na mão. Ele chega a 180 km/h de velocidade máxima.

A suspensão nos pareceu confortável demais, o que provoca algumas oscilações na carroceria e alguma rolagem em curvas rápidas – mas nem por isso chega a ser ruim como a maioria dos carros chineses no comportamento direcional. De qualquer forma, com quase duas toneladas de peso para carregar (são 1.950 kg com três motores e uma bateria), não parece ser tão “na mão” como outros RAV4 que já dirigimos.

O ponto fraco do Toyota RAV4 Plug-in Hybrid é a autonomia no modo 100% elétrico. A bateria de íon-lítio tem 18,1 kWh de capacidade e permite rodar apenas 55 km sem usar o motor a combustão. Sem dúvida, um número decepcionante se compararmos com o alcance oferecido pelo Haval H6 PHEV, que tem 393 cv e 113 km de alcance elétrico.

Para conseguir esse alcance elétrico superior com 87 cavalos a mais, a GWM dotou o Haval H6 HEV de uma bateria de 34 kWh, quase o dobro da bateria do Toyota RAV4, que ficaria mais competitivo com uma bateria maior.

Toyota RAV4 Plug-in Hybrid 2024
Toyota RAV4 Plug-in Hybrid 2024
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Esse alcance de 55 km já foi superado também pelo BYD Song Pro, que faz 68 km no modo elétrico e tem incrível capacidade de regeneração de energia, porém é menos potente. Por isso, dependendo da forma como o motorista conduzir, o RAV4 vai precisar fazer visitas constantes ao carregador – e, nesse ponto, acaba o discurso de praticidade que a Toyota usa para seus híbridos não plugáveis (HEV).

A emissão de CO2 também é alta: 97 g/km de CO2 (contra 22 g/km, por exemplo do Caoa Chery Tiggo 8 PHEV). Segundo o PBEV, o Toyota RAV4 faz o equivalente a 35 km/l na cidade e 30 km/l na estrada quando está no modo elétrico. Usando o motor a combustão ele faz 14 km/l de gasolina na cidade e 12,9 km/l na estrada. Nossa melhor média foi 17,3 km/l na cidade.

De qualquer forma, o alcance no modo híbrido é ótimo: 770 km na cidade e 710 km na cidade. Para isso, é necessário dirigir de forma econômica, o que nem sempre é possível num carro com mais de 300 cavalos disponíveis.

Toyota RAV4 Plug-in Hybrid 2024
Toyota RAV4 Plug-in Hybrid 2024
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O design do Toyota RAV4 Plug-in Hybrid é conservador, mas agrada, com vincos marcantes e um porte superior. Os pneus são 235/55 em rodas de 19 polegadas. A vida a bordo é muito agradável, tanto pelo conforto como pelo espaço interno, ar-condicionado, ergonomia e praticidade.

O quadro de instrumentos com tela TFT de 12,3 polegadas é muito bem desenhado e orienta facilmente o motorista a conduzir de forma econômica ou esportiva. É possível travar o consumo de energia elétrica por meio de um botão. São quatro modos de condução: Normal, Eco, Sport e Trail.

A tela multimídia fica muito bem posicionada no alto do painel. Ela tem 10,5 polegadas e boa conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. Só a sintonia das rádios é um pouco confusa. O motorista tem ainda um bom Head Up Display com as principais informações durante a viagem. O piloto automático é adaptativo.

Toyota RAV4 Plug-in Hybrid 2024
Toyota RAV4 Plug-in Hybrid 2024
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Toyota RAV4 Plug-in Hybrid é um carro seguro, com sete airbags, assistente de permanência em faixa e alerta de oscilação, projetada para monitorar as marcações da estrada e ajustar automaticamente a direção. O SUV plug-in também tem monitoramento de ponto cego, assistência de farol alto e aviso de saída de faixa.

O Toyota Safety Sense segue presente no SUV, com o sistema de pré-colisão frontal, que também detecta pedestres e ciclistas e tem frenagem automática de emergência. O RAV4 traz ainda controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, freios com ABS e EBD, assistência à frenagem de emergência, luzes de freio de emergência e controle de tração.

Uma boa iniciativa da Toyota foi disponibilizar aos compradores do RAV4 Plug-in Hybrid um carregador portátil convencional 2,3 kW e um Wallbox de 7,4 kW, que permite a recarga da bateria em duas horas e meia.

Para quem não quer se preocupar com carregamento, a Toyota ainda oferece o RAV4 SX Connect Hybrid, com o sistema híbrido convencional HEV e 222 cv de potência combinada, por R$ 349.290. Nesse caso o alcance é ainda maior, com 941 km de autonomia na cidade, mas sem dispor do modo 100% elétrico, o único que não emite CO2 durante a utilização.

Guia do Carro
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