Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Review: VW ID.Buzz é muito carismático e merecia ser vendido no Brasil

Disponível por assinatura, Volkswagen ID.Buzz atrai mais olhares do que Porsche nas ruas e é a Kombi elétrica do futuro, só que no presente

7 abr 2025 - 16h43
Compartilhar
Exibir comentários
Volkswagen ID.Buzz
Volkswagen ID.Buzz
Foto: João Buffon/Guia do Carro/@joaohbuffon

Qual é o preço da exclusividade? Para alguns aficionados por esportivos, gastar alguns milhões em algum modelo da Ferrari ou da Porsche pode ser o valor. Para outros, é possível obter o mesmo efeito – ou até maior – ao assinar o Volkswagen ID.Buzz, a releitura elétrica da Kombi, por R$ 8.990 por mês. Mas será que ela honra o legado da Kombi original? Nós testamos o Volkswagen ID.Buzz durante três dias no Rio de Janeiro (RJ) para descobrir isso.

Logo de cara, já podemos cravar que o modelo é facilmente o carro mais carismático do mercado brasileiro. Não foi incomum se deparar com pessoas – de todos os gêneros e idades – a todo instante apontando para o carro na rua. Alguns foram até mais indiscretos, puxando o celular para tirar uma foto ou até mesmo perguntando informações sobre o carro, como o preço e se era a “nova Kombi elétrica”, apelido utilizado pela própria Volks no Brasil. Foi como se sentir famoso por alguns dias.

Volkswagen ID.Buzz
Volkswagen ID.Buzz
Foto: João Buffon/Guia do Carro/@joaohbuffon

O design é o grande destaque do ID.Buzz. Com uma pegada retrô-futurista, a minivan adota elementos da Kombi original dos anos 40 e 50, como a pintura saia-e-blusa e o formato da dianteira, e os mescla aos componentes e à estrutura de um carro moderno. Na dianteira, os faróis de LED contam com a tecnologia IQ.Light e são interligados ao logotipo da Volkswagen por uma faixa em LED.

Na lateral, o Volkswagen ID.Buzz traz uma grande área envidraçada – incluindo uma janela na coluna “A” – e portas laterais corrediças. Já os retrovisores têm repetidores de seta integrados. Na traseira, as lanternas de LED contam com aspecto horizontal e são interligadas, atravessando a tampa do porta-malas. Visualmente, o ID.Buzz mostra que um carro elétrico também pode ter muita personalidade.

Volkswagen ID.Buzz
Volkswagen ID.Buzz
Foto: João Buffon/Guia do Carro/@joaohbuffon

Por dentro, o ID.Buzz também segue a tendência minimalista dos modelos elétricos da marca alemã. No entanto, achamos que o modelo poderia ter mais botões físicos ao invés dos controles sensíveis ao toque. Em algumas situações, o motorista pode acabar se distraindo ao acionar algum comando. A central multimídia de 12” conta com tela de boa resolução e concentra a maior parte das funções do carro. 

No entanto, ela poderia ter conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio, uma vez que carros muito mais em conta do que o Volkswagen ID.Buzz já oferecem o recurso. O acabamento conta com encaixes bons e traz diferentes materiais, incluindo uma imitação de madeira no console e iluminação ambiente. Na unidade testada, o interior contava com uma combinação de branco e amarelo, com um visual que chega a ser lúdico.

Volkswagen ID.Buzz
Volkswagen ID.Buzz
Foto: João Buffon/Guia do Carro/@joaohbuffon

Além disso, o ID.Buzz também traz painel de instrumentos digital destacado do painel e pequenos easter eggs, como os pedais de acelerador e freio com os símbolos de “play” e “pause”, respectivamente. O modelo também agrada pelos diversos porta-objetos, incluindo um porta-copos embutido no painel, o console central entre os bancos dianteiros – que oferecem ajustes elétricos – e as mesinhas retráteis estilo “avião” nos encostos.

A posição de dirigir é bem elevada, e a visibilidade é muito boa. Ainda que o carro tenha 2,21 m de largura com os retrovisores, o Volkswagen ID.Buzz não é um carro difícil de dirigir. A direção elétrica é bem direta, e a suspensão firme filtra bem os impactos, ao mesmo tempo em que mantém o carro estável em velocidades mais elevadas.

Volkswagen ID.Buzz
Volkswagen ID.Buzz
Foto: João Buffon/Guia do Carro/@joaohbuffon

É um comportamento bem diferente do que era encontrado na antiga Kombi. No entanto, as rodas de 20” poderiam contar com pneus de perfil mais alto, que deixariam o conforto ainda melhor. O ID.Buzz oferece 150 kW (204 cv) de potência e 310 Nm de torque, números que também deixariam a antiga Kombi orgulhosa de sua evolução. 

No entanto, o ID.Buzz também respeita algumas tradições: o motor elétrico fica na traseira, assim como a tração. Ao acelerar, a minivan vai de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos e chega aos 145 km/h de velocidade máxima. Não empolga, mas são números bons para a proposta do carro. O alcance é de 337 km no ciclo do Inmetro e de até 423 km no ciclo WLTP europeu, graças à bateria de 77 kWh (82 kWh brutos).

Volkswagen ID.Buzz
Volkswagen ID.Buzz
Foto: João Buffon/Guia do Carro/@joaohbuffon

Como o nosso teste foi rápido, recarregamos a bateria do ID.Buzz apenas uma vez, de forma gratuita. No entanto, o modelo suporta carregadores de até 170 kW em DC (carregador rápido) e 11 kW em AC (carregador lento). Sendo assim, é possível recarregar toda a bateria em 7h30, ou recuperar até 80% da carga em apenas 38 minutos, utilizando um carregador rápido.

A Kombi elétrica também conta com o pacote IQ. Drive de tecnologias de segurança e de condução semi autônoma, que inclui piloto automático adaptativo com função stop and go, frenagem automática de emergência, assistente traseiro de saída de vaga, condução de emergência, park assist plus, entre outros equipamentos. Não lembra em nada a antiga Kombi vendida no Brasil até 2014.

Volkswagen ID.Buzz
Volkswagen ID.Buzz
Foto: João Buffon/Guia do Carro/@joaohbuffon

O espaço é um dos destaques do ID.Buzz. As unidades trazidas ao Brasil – apenas 70, todas somente para assinatura – oferecem apenas 5 lugares, contra os 9 da antiga Kombi feita no país. De acordo com a Volkswagen, a escolha pela configuração com menos lugares tem foco no aproveitamento de espaço interno. 

Construída sobre a plataforma modular elétrica MEB, o ID.Buzz também oferece versões de carga ou de até sete lugares e com opções de entre-eixos alongado ou convencional na Europa. De fato, não falta conforto para os passageiros traseiros, que podem utilizar duas portas corrediças de acionamento elétrico nas laterais do ID.Buzz, que mede 4,71 m de comprimento e tem entre-eixos de 2,98 m.

Volkswagen ID.Buzz
Volkswagen ID.Buzz
Foto: João Buffon/Guia do Carro/@joaohbuffon

O porta-malas tem capacidade para 1.121 litros e pode chegar até 2.123 com os bancos rebaixados. Ele ainda conta com abertura e fechamento elétricos. Durante nosso teste, houve até disputa para andar no ID.Buzz, entre diferentes viagens em família. Em comum, todos aprovaram a Kombi elétrica da Volks, incluindo o meu avô de 89 anos, que já teve algumas unidades do modelo original.

No entanto, o que não gostamos foi o fato de o Volkswagen ID.Buzz não estar disponível para compra no Brasil, o que é uma pena. No momento, é possível apenas assinar o modelo por R$ 8.990 mensais, um valor bem elevado. O modelo é uma bela homenagem à Kombi original, e torna a antiga van um carro totalmente lifestyle e moderno. No entanto, a releitura não é mais um carro para trabalho pesado – pelo menos, não no Brasil. 

Na Europa, no entanto, há versões furgão e bem mais espartanas do modelo. Por outro lado, soma-se o fato de o Volkswagen ID.Buzz ser um carro totalmente carismático. Em tempos de trânsito cada vez mais caótico nas grandes cidades, as ruas brasileiras mereciam ver mais unidades da Kombi elétrica rodando por aí. E se você quer exclusividade, conforto e muito espaço, ela pode ser a opção certa para a sua garagem.

Siga o Guia do Carro no YouTube

Guia do Carro
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade