Rodovias de SP terão 649 novos radares a partir de maio deste ano
Ao todo, mais de 13 mil km de rodovias administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem de SP terão novos radares fixos de velocidade
As rodovias no Estado de São Paulo terão 649 novos radares em breve. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que é vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), assinou na última semana a ordem de serviço para a instalação dos novos radares fixos nas rodovias estaduais de São Paulo. O prazo para o término do serviço é de até 90 dias, com início da operação dos radares em maio.
A partir de agora, as empresas contempladas pelo Edital nº 145/2023 se reunirão com diretores e engenheiros da autarquia. De acordo com o DER-SP, os novos radares serão instalados em pontos estratégicos dos mais de 13 mil km de rodovias administradas pelo departamento.
Foram mapeados fatores como maiores índices de acidentalidade, levando em consideração também outras causas, como tipo de acidente registrado, alta velocidade praticada, condições geométricas da via, possíveis pontos críticos, e proximidade de passagem de fauna. Em estudo desde 2021, a instalação dos radares foi aprovada após uma licitação de R$ 83,7 milhões.
“A implantação de radares contribui para reduzir acidentes, garantir a segurança dos usuários e salvar vidas, uma vez que sua presença auxilia no respeito aos limites de velocidade, melhorando o tempo de reação dos condutores e atenuando a gravidade de eventuais impactos”, explica o coordenador geral de operações viárias do DER-SP, Ricardo Miguel do Nascimento.
A área de cobertura será ampliada, com novos equipamentos que, além da fiscalização de velocidade, serão capazes de contar automaticamente os eixos dos veículos para fins estatísticos e transmitir em tempo real os dados para uma central do Departamento. Eles são do tipo Fixo-Redutor e Fixo-Controlador.
O radar Fixo-Redutor será instalado apenas em locais com maior adensamento urbano, com maior presença de pedestres e ciclistas, contando com display para mostrar a velocidade dos veículos durante a sua passagem. Já o radar Fixo-Controlador faz a medição de velocidade sem o uso de display, em trechos rurais com maior velocidade.
Ambos os modelos fazem a verificação por meio de um laço indutivo, embutido num ponto fixo, instalado sob o pavimento da via. Os radares também são capazes de detectar carros no acostamento das rodovias e serão instalados majoritariamente em rodovias públicas, mas também contemplam trechos de estradas administradas pela iniciativa privada, como a Raposo Tavares (SP 270).