Roubos e furtos de SUVs disparam em SP; conheça os mais visados
Com vendas de novos em alta, SUVs tornam-se mais visados por bandidos, mas nem sempre os modelos mais caros são os mais procurados
Não é de hoje que os SUVs estão conquistando a preferência dos consumidores brasileiros, tanto que esse tipo de veículo já vem se destacando em todos os rankings de venda de veículos novos. O lado negativo dessa fama é que esses modelos também já se tornaram os preferidos de criminosos, especialmente no estado de São Paulo.
Segundo estudo realizado pela Ituran, empresa especializada em rastreamento de veículos, com base em informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, 4.423 utilitários esportivos foram furtados ou roubados no primeiro semestre deste ano, o que corresponde a 98% de aumento em relação ao número do mesmo período do ano passado.
O número é impressionante, mas não se pode esquecer que a quantidade de automóveis nas ruas há um ano era menor, por conta das restrições necessárias para conter a pandemia. Assim, com a flexibilização das medidas e o retorno da circulação das pessoas, cresceu também o número de veículos furtados e roubados.
Vale lembrar ainda que, embora assustador, o número de SUVs roubados ou furtados nos primeiros seis meses do ano é muito inferior ao total de outros tipos de automóveis vítimas de furto ou roubo no estado paulista. O líder nessa triste estatística, o VW Gol, por exemplo, teve 3.175 exemplares roubados ou furtados, enquanto o SUV mais visado por criminosos foi o Ford EcoSport, com 444 veículos.
Outro detalhe que chama a atenção no estudo é que diferentemente do que ocorre com os demais veículos, os SUVs apresentam equilíbrio no número de modelos furtados e roubados, com 52% no primeiro tipo e 48% no segundo.
“Nos casos de roubo, nem sempre o veículo é o alvo principal, muitas vezes, os criminosos estão interessados nos pertences do proprietário ou mesmo em realizar sequestro relâmpago”, explicou Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran. “Já os modelos mais antigos são procurados por conta das peças”, acrescentou o executivo.
Veja a seguir quais foram os SUVs mais visados e o número de modelos roubados ou furtados pelos ladrões em São Paulo no primeiro semestre de 2022:
1. Ford EcoSport, 444 veículos
2. Honda HR-V, 406 veículos
3. Hyundai Creta, 379 veículos
4. Jeep Renegade, 334 veículos
5.Hyundai Tucson, 298 veículos
6. Volkswagen T-Cross, 280 veículos
7. Jeep Compass, 248 veículos
8.Nissan Kicks, 187 veículos
9. Renault Duster, 155 veículos
10. Chevrolet Tracker, 142 veículos