Saiba quando você pode avançar no semáforo vermelho
Nova lei de trânsito permite avançar no semáforo vermelho, mas apenas em cruzamentos com sinalização específica
Tem gente acreditando que pode avançar no semáforo vermelho por conta da nova lei de trânsito, mas, na verdade, a história não é bem assim. Em vigor desde abril deste ano, a Lei nº 14.071/2020 alterou o Código de Trânsito Brasileiro e trouxe uma nova regra para os cruzamentos com semáforos.
Com a nova lei, é permitido realizar a conversão à direita em alguns cruzamentos, mesmo com o semáforo vermelho, a fim de melhorar a fluidez do tráfego. Contudo, o local deve estar devidamente sinalizado com placas autorizando a manobra, o que ainda não ocorre na maioria das cidades brasileiras.
O texto do artigo 44-A da nova lei é claro: “É livre o movimento de conversão à direita diante de sinal vermelho do semáforo onde houver sinalização indicativa que permita essa conversão”.
Outro detalhe importante é que, independentemente da permissão, o motorista deve ficar sempre atento à presença de pedestres e ciclistas no cruzamento, já que estes sempre têm prioridade para atravessar a via.
Então, se você estiver em um cruzamento com semáforo, confira atentamente se existe alguma placa que indique a permissão para virar à direita antes de realizar a conversão, caso contrário, você continua sujeito à multa de R$ 293,47 e penalização de sete pontos na CNH por infração gravíssima.