Salão de Paris 2024: novo Renault 4 SUV estreia com visual retrô
Com estilo inspirado no icônico Renault 4 dos anos 60, novo Renault 4 E-Tech vira SUV elétrico de 220 cv que roda até 400 km com uma carga
O Renault 4 está de volta. Produzido entre 1961 e 1994, o icônico modelo da marca francesa acaba de ganhar uma nova geração. Revelada durante o Salão do Automóvel de Paris de 2024, a versão de produção do novo Renault 4 E-Tech segue os passos dos modelos Renault 5 e Twingo e volta à vida, agora como um SUV elétrico. O novo Renault 4 chegará ao mercado europeu em 2025.
O design retrô-futurista é o maior destaque do novo Renault 4, que é feito sobre a plataforma modular AmpR Small. O SUV conta com uma carroceria de linhas mais retas e traz detalhes inspirados no hatch R4 original. Na dianteira, os faróis de LED redondos são integrados à grade dianteira – fechada no modelo elétrico – como no modelo dos anos 60, que teve 8.135.424 unidades em mais de 100 países em todos os continentes.
Na lateral, as linhas trazem o formato semelhante ao do R4 antigo, com destaque para o formato da terceira janela e o recorte da porta traseira. Na parte inferior das portas, há três vincos destacados como no modelo original. Na parte inferior da carroceria e nos para-lamas, o novo Renault 4 E-Tech ganhou apliques de plástico preto. As rodas são sempre de 18", e ainda há um interessante teto em tecido retrátil, como no modelo original.
Na traseira, as lanternas de LED têm formato vertical e trazem assinatura visual inspirada no Renault 4 antigo. A tampa do porta-malas abriga a placa, e traz o logotipo 4 em destaque. Acima da placa, há uma régua com o nome Renault escrito por extenso. Posicionado acima do novo Renault 5, o novo R4 é o equivalente elétrico do Captur.
O novo Renault 4 E-Tech mede 4,14 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,57 m de altura. O entre-eixos é de 2,62 metros. Por dentro, o destaque fica para o painel digital de 10,1" e para a central multimídia, também de 10". O interior traz muitos componentes em comum com o Renault 5, mas há detalhes de acabamento e combinações exclusivas para a padronagem dos bancos, portas e painel.
Em relação à motorização, o novo Renault 4 E-Tech conta com duas opções elétricas: a mais em conta traz 122 cv (90 kW) e 224 Nm, e a topo de linha conta com 150 cv (110 kW) e 245 Nm, e leva o novo R4 dos 0 a 100 km/h em 8,5s. Já as baterias poderão ser de 40 kWh ou 52 kWh. O alcance estimado é de até 400 km no ciclo europeu na versão maior.
A Renault deve revelar todas as especificações do novo 4 E-Tech nos próximos meses, uma vez que o novo SUV elétrico chegará apenas em 2025 ao mercado europeu. Por enquanto, ainda não há previsão de chegada para o Renault 4 E-Tech ao Brasil. Os preços também não foram revelados, mas devem ficar abaixo do Megane E-Tech, que parte de 30.000 euros – cerca de R$ 182 mil em conversão direta.