Salão de Paris: Citroën C5 Aircross terá plataforma de Compass
Adiantado pelo conceito C5 Aircross Concept, nova geração do SUV médio da Citroën terá a mesma plataforma usada pelo próximo Jeep Compass
Depois de revelar os novos C3 e C3 Aircross na Europa, a Citroën apresentou nesta segunda-feira, 14, o novo C5 Aircross Concept. O carro-conceito é uma das atrações da marca francesa no Salão do Automóvel de Paris e adianta os design da próxima geração do Citroën C5 Aircross, que será revelado em 2025 com porte de Jeep Compass e Volkswagen Tiguan.
Projetado sobre a plataforma STLA Medium do grupo Stellantis – a mesma base do novo Peugeot 3008 e da próxima geração do Jeep Compass – o Citroën C5 Aircross Concept terá versões a combustão, híbridas e elétricas. Por fora, o design segue a nova identidade da marca francesa, incluindo o novo logotipo em formato ovalado.
Na dianteira, os faróis são finos e lembram o novo C3 Aircross europeu. O capô é mais baixo, e há entradas de ar na lateral e na parte inferior do para-choque. Na lateral, há vincos bem marcados na região dos para-lamas. Também há janelas laterais equipadas com apêndices aerodinâmicos e apliques em black piano nos para-lamas.
Na versão conceitual, as maçanetas são embutidas e as rodas contam com design exótico. A pintura é em dois tons, na cor verde na parte inferior e preta na região do teto, que tem aspecto flutuante. Com 4,65 metros de comprimento (15 cm a mais do que o atual), o conceito promete um amplo espaço interno. Na traseira, as lanternas contam com três elementos e contribuem ativamente na aerodinâmica do carro.
Elas foram batizadas de Citroën Light Wings e direcionam o fluxo de ar. Medindo 1,66 m de altura, o Citroën C5 Aircross Concept ainda promete 30 km extras de alcance rodoviário na versão elétrica. O interior e as demais especificações ainda não foram reveladas. Em comunicado divulgado à imprensa, a Citroën adianta que o próximo C5 Aircross terá versões a combustão, híbridos e elétricas.
O novo SUV deve ser revelado oficialmente em 2025, chegando ao mercado europeu pouco depois. Ele será o primeiro carro da marca francesa feito sobre a plataforma STLA Medium. Ainda não há previsão de chegada do novo C5 Aircross ao Brasil, embora o novo Peugeot 3008 e o próximo Jeep Compass tenham mais chances de ser vendidos no país.