Salão de Paris: Renault Twingo está de volta com visual icônico
Com linhas retrô-futuristas que lembram o Renault Twingo dos anos 90, nova geração do hatch aparece como conceito elétrico e chega em 2026
O Renault Twingo está de volta. Meses depois de revelar o conceito Twingo Legend, a marca francesa acaba de apresentar o novo modelo com visual retrô no Salão do Automóvel de Paris de 2024. Ainda em versão conceito, o novo Twingo E-Tech Electric adianta a quarta geração do modelo, que chega em 2026 com motores elétricos. Ela terá design que lembra bastante o primeiro Twingo, dos anos 90.
Com foco em minimalismo, o conceito é praticamente uma releitura moderna do primeiro Twingo lançado em 1993. Com isso, ele traz faróis em formato arredondado – mas agora com luzes em LED. No capô, há três elementos que lembram as saídas de ar do modelo original.
Além disso, o próprio formato da carroceria é bem semelhante, com a parte dianteira bem compacta e com as colunas "A" bem inclinadas. Na lateral, o hatch tem quatro portas – sendo as traseiras com abertura invertida. As maçanetas trazem o clássico formato redondo.
Na traseira, há um vinco na parte inferior do vidro, assim como as lanternas de LED inspiradas no Twingo original. De acordo com a Renault, grande parte do design estará na versão de produção, que deve chegar ao mercado em meados de 2026. A escolha em reviver ícones do passado tem sido recorrente na Renault.
A marca francesa fez o mesmo caminho recentemente com os modelos R4 e R5, que ganharam novas gerações elétricas com visual retrô-futurista, mantendo grande parte das linhas das versões conceito. A marca francesa, no entanto, ainda não divulgou especificações técnicas do futuro Twingo, que será feito sobre a plataforma modular AmpR Small, exclusiva para carros elétricos.
Os preços do novo Renault Twingo E-Tech ficarão abaixo dos 20.000 euros – cerca de R$ 122 mil em conversão direta, sem impostos. O modelo ainda não tem previsão de chegada ao Brasil, mas há rumores de que a Renault trará novos carros elétricos ao país em breve. Atualmente, a marca vende os modelos Kwid, Megane e Kangoo em versões elétricas E-Tech.