Salão de SP reúne 748 mil; 55% pretendem trocar de carro
O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo recebeu 748.733 visitantes durante 12 dias de evento - que ocorreu de 24 de outubro a dia 4 deste mês. Segundo os organizadores, 25% do público correspondem a mulheres e 55% do total de visitantes pretendem trocar de carro nos próximos seis meses.
De acordo com o balanço final do evento divulgado nesta sexta-feira, cada pessoa ficou cerca de 4h no local e aproximadamente 48% dos visitantes são de fora da capital paulista, onde o evento foi realizado, sendo que 10,8% vieram do Rio; 7% do Paraná; 5,6% de Minas Gerais; 1,4% de Santa Catarina e 1,4% do Rio Grande do Sul.
Os organizadores apontam, de acordo com um estudo do Observatório do Turismo, da SPTuris, que o turista visitante do Salão do Automóvel permanece por cerca de 2,8 pernoites - desembolsando um valor médio de R$ 1.777 - quantia superior aos R$ 1.200 da última edição do evento, de dois anos atrás. Do total pago pelos turistas, 40,3% é correspondente aos gastos com hospedagem e 25,3% foram direcionados para compras.
O salão contou ainda com abertura das portas cerca de 30 min antes do horário programado todos os dias, dizem os organizadores. Houve aumento no número de marcas presentes (49 contra 42 na última edição) e também na quantidade de carros expostos (500 veículos; 10% a mais do que em 2010). O evento é realizado de dois em dois anos.
"Já demos início aos preparativos para a próxima edição do evento e esperamos que o crescimento do mercado nos próximos dois anos reflita em uma presença ainda mais expressiva de marcas e carros no salão de 2014, aumentando ainda mais as opções de escolha do consumidor brasileiro", afirmou em nota o vice-presidente executivo da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Paulo Octávio. A próxima edição do salão está confirmada para o segundo semestre de 2014.
Nordeste
Os organizadores prometem a realização do primeiro Salão Internacional da região Nordeste, que será realizado em abril de 2013. O Nordeste MotorShow - Salão Internacional de Veículos de Duas Rodas, Quatro Rodas e Náutico reunirá empresários e visitantes para apresentar carros, motos, scooters, barcos, lanchas, produtos, equipamentos, acessórios, peças e novas tecnologias dos três setores.