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De BMW a Corvette: veja os top 5 carros do salão de Detroit

No salão de Detroit, o lançamento da Mercedes-Benz se destacou entre os desejados "muscle cars" e o elétrico da BMW mostra que o futuro não está tão longe do Brasil

17 jan 2014 - 08h00
(atualizado às 08h00)
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Em meio a uma disputa entre carros "musculosos" e conceitos futuristas, o novo Mercedes-Benz Classe C se destacou no salão de Detroit, por aliar esportividade e tecnologia em um carro "real", próximo do consumidor. O modelo é o mais vendido da marca no mundo inteiro e será produzido também no Brasil em 2015.

O mesmo vale para o esportivo elétrico i8, da BMW, que não é uma novidade em salões, mas que ganhou a confirmação de que será importado ao Brasil até o início do próximo ano. Além disso, a possibilidade de novos "muscle cars", como o Ford Mustang, chegarem ao mercado nacional mostra que as montadoras estão vendo o consumidor brasileiro mais "maduro".

Entre os esportivos, o Chevrolet Corvette faturou a disputa com o prêmio de Carro Norte-americano do ano e uma versão ainda mais potente, com 625 cavalos. Mesmo assim,os holofotes foram divididos com o Porsche 911 Targa e seu novo mecanismo automatizado para levantar ou baixar a capota. Conheça cinco destaques do salão de Detroit, que abre nesta sexta-feira para o público.

Mercedes-Benz Classe C:

Mercedes-Benz Classe C

Lançado em 2007, o modelo atual vendeu aproximadamente 2,4 milhões de unidades no mundo inteiro e será substituído no segundo trimestre na Europa, com preços a partir de 33 mil euros, na versão C180, com motor 1.6 litro de 156 cavalos de potência. Nesta configuração de entrada, o modelo acelera a 100 km/h em 8s2 e tem autonomia média de 20 km/l de gasolina, segundo a fabricante. Além de linhas mais dinâmicas, a Classe C ficou um pouco mais comprido (90 mm) e ganhou 80 mm de entre-eixos.

Mesmo maior, ele ficou cerca de 100 kg mais leve que o antecessor pela utilização cerca de 50% de alumínio na estrutura. Pela primeira vez, a categoria ganha display que informa dados do veículo no para-brisa e suspensão a ar com quatro estágios. A novidade deve desembarcar no Brasil no início do segundo semestre importada, mas será um dos primeiros carros a serem nacionalizados na fábrica de Iracemápolis (SP). De acordo com a montadora, o veículo feito no Brasil será exatamente como o importado.

<a data-cke-saved-href="http://economia.terra.com.br/infograficos/salao-detroit-2014/" href="http://economia.terra.com.br/infograficos/salao-detroit-2014/">Salão do Automóvel de Detroit 2014</a>

BMW i8

Quem vê ele pela primeira vez acredita que é apenas mais um conceito distante. Pelo contrário, o i8 começa a ser vendido no meio do ano na Europa, onde seu "irmão" menor i3 já vendeu 11 mil unidades. Reduzindo cada vez mais a distância entre os lançamentos, a BMW mostra confiança no mercado brasileiro ao inserir o i3 em setembro - apenas quatro meses depois que o mercado dos EUA - e o i8 no final do ano ou começo de 2015.

O i8 é um esportivo híbrido equipado com motor a combustão turbo de três cilindros e um motor elétrico, com 231 cavalos e 131 cavalos de potência, respectivamente. No modo em que os dois motores estão ativos, o veículo alcança 100 km/h em 4s4 e consome 40 km/l, em ciclos realizados na Europa. Apenas no modo elétrico ele pode percorrer 35 quilômetros a uma velocidade máxima de 120 km/h. As portas abrem para cima e o interior parece filme de ficção. Mas não é.

Ford Mustang 2015

O modelo que há 50 anos criou uma nova categoria de veículos, os "pony cars", chamou a atenção no estande da Ford, que tentou fazer da F-150 sua estrela. Racionalmente, a picape representa muitos mais comercialmente, já que é a mais vendida nos EUA nos últimos 37 anos, mas a imagem do Mustang desperta muito mais emoção, movida a motores de 2.3 litros "ecoboost" até o V8 de 5.0 litros, que equipa a versão GT.

Confira os destaques do salão de Detroit: Ford Mustang:

A Ford já afirmou que pretende ampliar o mercado do novo possante, que será comercializado em cerca de 100 países, entre eles o Brasil aparece como forte candidato. De acordo com representantes da montadora, o martelo ainda não foi batido, mas o Mustang deve entrar no Brasil em 2015 na versão mais potente. Enquanto isso não acontece, o Chevrolet Camaro segue sem rivais.

Chevrolet Corvette

O Corvette completou 60 anos no ano passado ce tem muito a comemorar. A sétima geração do esportivo, que retomou o sobrenome Stingray, recebeu o prêmio de Carro do Ano 2014 na América do Norte, no salão de Detroit, e ganhou uma versão ainda mais invocada, a Z06, que começará a ser vendida apenas no começo de 2015 nos Estados Unidos. São nada menos que 165 cavalos de potência a mais. 

Chevrolet Corvette:

O motor é o mesmo de 6.2 litros, mas na nova versão ele é turbo, em vez de naturalmente aspirado como no Stingray. Segundo a fabricante, é o Corvette de produção com o melhor desempenho em sua história, no entanto, ela não divulgou dados de velocidade ou aceleração. Pela primeira vez também, o esportivo será oferecido com uma nova transmissão automática de oito velocidades, além do câmbio manual de sete marchas. O Corvette Z06 ainda vem equipado com rodas maiores, de 19 polegadas na frente e 20 atrás. 

Porsche 911 Targa

Corvette e Mustang têm muitos cavalos de potência, mas perderam em estilo para o Porsche 911 Targa, que rensaceu depois de 20 anos do último modelo com esta assinatura. Não apenas o nome renasceu, algumas características do modelo de 1965 foram mantidas, como o teto removível e a coluna do meio fixa com a assinatura Targa. No entanto, em vez de remover manualmente o teto, a fabricante criou um sistema automático, que é acionado por um botão e recolhe a tampa em 19 segundos com o carro parado.

Porsche 911 Targa:

No visual, o novo 911 Targa compartilha as linhas do Carrera 4 Cabriolet. Por dentro, ele será oferecido com duas opções de motorização. O Targa 4 vem com um propulsor de 3.4 litros, que desenvolve até 350 cavalos de potência, enquanto o 4S ganha motor de 3.8 litros, com 50 cavalos a mais. Ambos são seis cilindros e podem ser combinados a transmissão manual (de série) ou PDK de sete velocidades (opcional). Na configuração mais esportiva, o 911 Targa 4S atinge 296 km/h de velocidade máxima e acelera a 100 km/h em 4s4, com tração integral.  

O jornalista viajou a convite da BMW do Brasil.

Fonte: Terra
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