Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Detroit: montadoras mostram o que há "por dentro" do carro

11 jan 2012 - 15h03
Compartilhar
Peter Fussy
Direto de Detroit

Entre tantas novidades em motores híbridos, elétricos, mais potentes, ou mais eficientes, é possível olhar para o motor de um carro e não entender como ele funciona - muito distante da tecnologia do Ford T com seu motor de 2.9 l e câmbio de duas velocidades. No entanto, para os apaixonados e curiosos que visitam o salão de Detroit, as montadoras se preocuparam em mostrar o que acontece "por dentro" dos seus produtos.

As novidades em motorizações chamam a atenção dos amantes da velocidade. No estande da Ford, um Mustang Boss 302 posicionado lateralmente chama a atenção e mostra o que faz o superesportivo arrancar com 444 cavalos de potência. Em frente ao Mustang, um elevador puxa a parte de cima da carroceria de uma F-150, como se tirasse um chapéu, exibindo o motor V8 de 6.2 l.

Mercedes e Cadillac mostraram carrocerias dos seus lançamentos - o conversível SL e o ATS, respectivamente - para ressaltar a estrutura e os materiais utilizados. Dispositivos de segurança foram "explicados" pela Ford, com uma Explorer cortada transversalmente, simulando o momento de ação dos airbags. Já a Smart destacou a construção de sua carroceria compacta com objetivo de proteger os passageiros.

Mas os que mais receberam atenção foram modelos híbridos e elétricos. A Hyundai exibiu a base do Sonata, que combina um motor à combustão de 2.4 l e outro elétrico de 270V. A marca sul-coreana ainda anunciou que dará garantia ilimitada a sua bateria de polímero de lítio. Nova no mercado, a Coda acabou de lançar seu sedã totalmente elétrico e ressaltou seu diferencial: uma bateria alocada abaixo do assoalho dos passageiros que permite percorrer até 200 km sem recarga.

Ford Explorer cortado transversalmente
Ford Explorer cortado transversalmente
Foto: Peter Fussy / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra