Detroit: veja os novos carros que vêm para o Brasil
O salão do automóvel de Detroit é focado em lançamentos para o mercado e ao gosto do público americano. Porém, como primeiro grande show do ano e o mais importante das Américas, Detroit também reserva espaço para estreias mundiais e carros que serão oferecidos ao público brasileiro. Destaque esse ano para o Chevrolet Malibu e as possibilidades de dois novos SUVs: o Chevrolet Trax e o Honda Urban SUV Concept.
A Chevrolet deve começar a vender no Brasil até o final do 1º semestre a versão 2013 do Malibu - sedã de luxo que substituiu o Omega no portfólio da montadora no Brasil. Ainda sem preço e versão que será importada dos Estados Unidos, o carro brigará para tirar mercado do Ford Fusion, que sofrerá alterações de design e acessórios este ano. Na versão 2013, o sedã da GM é equipado com novo motor 2.5 l de quatro cilindros que gera 197 cavalos de potência - performance similar a um V6, segundo a GM. A versão 2013 tem mudanças sutis de visual - as mais sensíveis na parte traseira. O carro também ganha maior volume de porta-malas: 462 litros contra 428 litros no modelo 2012.
Além do Malibu, a GM estuda outras novidades para o Brasil, entre elas o utilitário esportivo Trax – que concorreria com Ford EcoSport e Renault Duster. De acordo com o presidente da montadora para o Brasil, Jaime Ardila, o maior empecilho para fechar a importação do carro é o fato de ele ter que vir do México, país que tem acordo de limitação de vendas de carros para o Brasil e de onde a GM já traz o Captiva e o Sonic.
A Honda mostrou sua aposta para entrar na briga dos SUVs de pequeno porte: o Urban SUV Concept, que embora ainda apresentado como carro conceito já estará rodando nas ruas japonesas até dezembro. Embora não tenha citado especificamente o Brasil, a empresa afirmou que o modelo será vendido mundialmente.
A Mercedes-Benz além de trazer toda linha Classe E renovada para o Brasil também apostará no coupé CLA – baseado na plataforma do Classe A (que, como já anunciado pela fabricante, também vem para o Brasil). Segundo o vice-presidente mundial de Marketing e Produto da Mercedes, Philipp Schiemer, o CLA deve ser cerca de 10% mais barato que o atual carro de entrada da empresa hoje no Brasil, o C 180, hoje vendido a R$ 125,9 mil. Com isso, a montadora alemã espera que motoristas que não pensavam em comprar um Mercedes comecem a cogitar a marca como opção. O CLA chega ao País entre o final de 2013 e começo de 2014.
A rival Audi reservou para o Brasil uma renovada SQ5, que ganhou motor 3.0 l V6 movido à gasolina e leva o utilitário esportivo a 250 km/l. Outro marca de luxo, a Maserati, mostrou o novo Quattroporte, que teve design repaginado e ganhou motor com 90 cavalos a mais de potência.
A Jeep mostrou as versões renovadas de dois carros que vende no Brasil: a Grand Cherokee (que embora esteja à disposição dos brasileiros, ainda não tem data para desembarcar por aqui repaginada) e o Compass, que deve estar ao alcance dos brasileiros no final de 2013.
O jornalista viajou a convite da Anfavea