As montadoras alemãs mostram no salão do automóvel de Detroit novos modelos que em breve serão íntimos dos brasileiros, não só porque chegarão ainda este ano ao mercado, mas também porque serão produzidos no Brasil. Este é o caso dos Audi Q3 e A3 Sedan, BMW X1 e Mercedes-Benz Classe C.
O Audi Q3 fez sua estreia no mercado americano, onde começa a ser vendido no meio deste ano, e será fabricado no Paraná, ao lado do A3 Sedan, que chega importado por enquanto, com lançamento marcado para o final de janeiro. O SUV da BMW ganhou pequenos retoques estéticos e alguns equipamentos na nova versão que sairá da fábrica de Santa Catarina no próximo ano.
Um dos grandes lançamentos do evento em Detroit é a nova Classe C. Com esportividade e classe, o carro tem a responsabilidade de prolongar o sucesso da família, que é a mais vendida da marca no Brasil e no mundo. De acordo com a fabricante, este mesmo modelo será produzido em Iracemápolis (SP) a partir de meados de 2015, com o mesmo padrão de qualidade.
A Mercedes-Benz também mostrou a versão esportiva do utilitário esportivo GLA, que sairá da planta paulista. Outro estreante em Detroit que será nacional é o Honda Fit, que seguiu a linha do japonês na versão para o mercado americano e não deve ser muito diferente do que será feito em Sumaré (SP) até o meio deste ano.
Importados
Além do X1, a BMW apresentou quatro novos modelos que chegam ao Brasil entre a metade do ano e o começo de 2015. São eles a novíssima Série 2 Coupé, que aparece em julho, o elétrico i3, que tem lançamento marcado para setembro, o esportivo M4, pronto para acelerar nas ruas brasileiros no segundo semestre, e por fim o i8, que deve ficar para o começo do ano que vem.
Com a nova geração lançada, os modelos da Mini serão renovados no Brasil ainda no primeiro semestre, enquanto a Fiat confirmou que trará o 500 Abarth até o final do ano. O tratamento esportivo deixa o carrinho com 160 cavalos de potência. Mesmo já à venda no mercado americano, o novo Kia Soul populou o estande da marca em diversas versões - ele chega ao Brasil ainda no primeiro semestre.
Após recente mudança, o Jeep Grand Cherokee já está em pré-venda no Brasil a partir de R$ 185.900. Já a nova geração do Cherokee entra no mercado nacional no meio do ano. Agora com faróis de LED e mudanças visuais, o novo Dodge Durango será mostrado oficialmente no salão do automóvel de São Paulo, em outubro, como parte da festa de 100 anos da marca.
Até mesmo modelos que não estão prontos já têm o Brasil como destino certo, como o novo Ford Edge, que aparece em Detroit ainda como conceito, mas também é esperado para o salão brasileiro na versão final de produção. Com a apresentação no evento, a renovação do Edge não deve passar do começo de 2015.