Confira as novidades de Genebra que devem chegar ao Brasil
8 mar2012 - 09h18
Compartilhar
Peter Fussy
Direto de Genebra
O 82º salão do automóvel de Genebra tem como grandes destaques a Ferrari F12berlinetta e uma enxurrada de carros elétricos - estrelas ainda bastante distantes do Brasil. No entanto, algumas novidades importantes do evento em terras suíças chegarão ao mercado brasileiro em pouco tempo, como o Peugeot 208, a nova Mercedes Classe A e a SL 63 AMG. Entre os lançamentos não confirmados, mas que devem pintar no País também estão o Dacia Lodgy (com emblema da marca-mãe Renault) e o Opel Mokka.
Sem fazer mistério, a Mercedes confirmou a comercialização no Brasil das suas duas maiores estrelas de Genebra. O novo Classe A deixou de ser o monovolume da década de 1990 e agora vai brigar no segmento de compactos premium. De acordo com a montadora alemã, o carro estará disponível para os brasileiros no primeiro semestre de 2013, poucos meses depois do início de vendas na Europa em setembro deste ano.
As especificações técnicas não foram divulgadas, mas o modelo europeu terá motores a gasolina de 1.6 l e 2.0 l, com potências de 115 cavalos no A180 (versão de entrada) e 211 cavalos no top A 250 - todos com injeção direta e turbocompressor. A montadora ainda estuda a fabricação no País, mas deve esperar alguma definição do governo sobre a elevação de imposto a carros importados, segundo o vice-presidente de vendas, Philipp Schiemer. A montadora espera que o preço fique no mesmo patamar do irmão mais velho, fabricado no Brasil até 2005.
Já o roadster SL 63 ganhou upgrade da AMG, responsável por "apimentar" os modelos da marca, e deve chegar ao Brasil ainda no segundo semestre deste ano. Com uso de alumínio na composição, o esportivo ficou mais leve e ganhou duas opções de motorização: a "normal" vem com um V8 biturbo de 530 cavalos de potência, mas basta pedir o "pacote performance" que o número chega a 557 cavalos. Com este último, a aceleração até 100 km/h é feita em 4s1, mas o "normal" não fica muito atrás com 4s2.
Outro lançamento que deve atrair os olhos do consumidor brasileiro é do Peugeot 208, que também deve aparecer nas lojas nacionais no primeiro semestre de 2013. Segundo Carlos Gomes, presidente da PSA Peugeot Citroën para Brasil e América Latina, modelo vai competir no segmento de compactos premium, como New Fiesta e Punto, sem atrapalhar o sucesso do 207, que seguirá firme e forte no País, oferecendo uma opção mais barata ao consumidor. A expectativa é de que a produção comece no início do próximo ano, na linha de montagem de Porto Real (RJ).
Ainda não há uma previsão de preço para o mercado brasileiro. Na Europa, o modelo estará disponível nas concessionárias no segundo semestre deste ano, por preços a partir de 11.950 euros (cerca de R$ 27.490) na França, pelo modelo básico de três portas e motor de 1.0 l a gasolina, com 68 cavalos de potência. Entre os propulsores a gasolina, haverá também opções de 1.2 l, 1.4 l, e 1.6 l - esta última com 156 cavalos de potência e câmbio manual de seis marchas. Em relação ao 207, a frente do novo modelo encolheu 6 cm, enquanto o peso foi reduzido em até 173 kg (para o motor a gasolina), deixando o carro com um mínimo de 975 kg.
Já entre os não confirmados oficialmente, mas que devem pintar no Brasil está o Dacia Lodgy. Parte do grupo Renault, a marca romena de custo acessível é responsável pelos últimos lançamentos de volume dos franceses no Brasil, conhecidos mais como Sandero, Logan e Duster. O monovolume Lodgy possivelmente fará o mesmo caminho, já que apresenta as mesmas características dos irmãos: preço baixo, espaço e simplicidade. Na Europa, a versão básica sai por 9.900 euros (cerca de R$ 23 mil), com opção para levar cinco ou sete pessoas.
Na mesma situação está o Opel Mokka, irmão gêmeo do Buick Encore que foi apresentado pela General Motors no salão de Detroit em janeiro. O crossover será produzido primeiramente na Coreia do Sul, mas pode ser produzida também no México, o que abre caminho para ele concorrer no Brasil com Ford EcoSport e Renault Duster. O motor do Encore é o mesmo Ecotec 1.4 l turbo, com 140 cavalos de potência, que equipa atualmente o compacto Sonic (chamado de Aveo na Europa), outro que pode chegar ao Brasil ainda neste ano por meio do México, de acordo com Marcos Munhoz, vice-presidente da GM no País.
A britânica Rolls-Royce apresentou no salão do automóvel de Genebra a segunda geração da sua linha Phantom, que mantém o desenho no estilo clássico, com pequenas mudanças, e adiciona novas tecnologias ao veículo de luxo
Foto: Peter Fussy / Terra
Phantom Series II
Foto: Peter Fussy / Terra
Phantom Series II
Foto: Peter Fussy / Terra
Phantom Series II
Foto: Peter Fussy / Terra
Phantom Series II
Foto: Peter Fussy / Terra
A alemã BMW entra para a briga com o Porsche Panamera e o Audi A7 com o lançamento do BMW 6 Series Gran Coupé, apresentado pela primeira vez no 82° salão do automóvel de Genebra, na Suíça
Foto: AFP
BMW 6 Series Gran Coupé
Foto: Reuters
BMW 6 Series Gran Coupé
Foto: Reuters
BMW 6 Series Gran Coupé
Foto: AP
BMW 6 Series Gran Coupé
Foto: Reuters
Volvo V40
Foto: Peter Fussy / Terra
Volvo V40
Foto: Peter Fussy / Terra
Volvo V40
Foto: Peter Fussy / Terra
Volvo V40
Foto: Peter Fussy / Terra
Volvo V40
Foto: Peter Fussy / Terra
Volvo V40
Foto: Peter Fussy / Terra
Volvo V40
Foto: Peter Fussy / Terra
Volvo V40
Foto: Peter Fussy / Terra
A montadora Kia apresentou no salão do automóvel de Genebra, o modelo conceito Trackster, baseado no Soul. A ideia era criar um cupê com aparência de mau, como um "bulldog", segundo a própria montadora
Foto: Peter Fussy / Terra
Kia Trackster
Foto: Peter Fussy / Terra
Kia Trackster
Foto: Peter Fussy / Terra
Kia Trackster
Foto: Peter Fussy / Terra
Kia Trackster
Foto: Peter Fussy / Terra
Kia Trackster
Foto: Peter Fussy / Terra
Kia Trackster
Foto: Peter Fussy / Terra
Kia Cee´d
Foto: Peter Fussy / Terra
Kia Cee´d
Foto: Peter Fussy / Terra
Kia Cee´d
Foto: Peter Fussy / Terra
Kia Cee´d
Foto: Peter Fussy / Terra
Kia Cee´d
Foto: Peter Fussy / Terra
Kia Cee´d
Foto: Peter Fussy / Terra
Kia Cee´d
Foto: Peter Fussy / Terra
Kia Cee´d
Foto: Peter Fussy / Terra
Kia Cee´d
Foto: Peter Fussy / Terra
Kia Ray EV
Foto: Peter Fussy / Terra
Kia Ray EV
Foto: Peter Fussy / Terra
A francesa Renault anunciou no salão do automóvel de Genebra, na Suíça, o preço para seu primeiro carro elétrico de produção em série, que chegará ao mercado francês no final deste ano. Por 15,7 mil euros, o Zoe pode ser considerado o primeiro "popular" dos carros elétricos, já que o Nissan Leaf não sai por menos de 30 mil euros e o Opel/Vauxhall Ampera por 42 mil euros no mesmo país
Foto: Peter Fussy / Terra
Renault Zoe
Foto: Peter Fussy / Terra
Renault Zoe
Foto: Peter Fussy / Terra
Renault Zoe
Foto: Peter Fussy / Terra
Renault Zoe
Foto: Peter Fussy / Terra
Renault Zoe
Foto: Peter Fussy / Terra
Renault Zoe
Foto: Peter Fussy / Terra
Renault Twizi
Foto: Peter Fussy / Terra
Renault Twizi
Foto: Peter Fussy / Terra
Renault Twizi
Foto: Peter Fussy / Terra
Renault Twizi
Foto: Peter Fussy / Terra
Renault Twizi
Foto: Peter Fussy / Terra
Renault Twizi
Foto: Peter Fussy / Terra
Renault Twizi
Foto: Peter Fussy / Terra
Depois de entrar para a lista dos carros mais feios do ano com o Murano conversível, de acordo com a revista Forbes, a Range Rover apresentou durante o salão do automóvel de Genebra o conceito de mais um crossover conversível. Desta vez a "vítima" foi o prestigiado Evoque, que acumulou prêmios de revistas especializadas com apenas seis meses de comercialização no ano passado
Foto: Peter Fussy / Terra
Range Rover Evoque
Foto: Peter Fussy / Terra
Range Rover Evoque
Foto: Peter Fussy / Terra
Range Rover Evoque
Foto: Peter Fussy / Terra
Range Rover Evoque
Foto: Peter Fussy / Terra
Range Rover Evoque
Foto: AFP
A Nissan foi para o 82º salão do automóvel de Genebra com a intenção de testar a receptividade de quatro modelos em estudo. O primeiro deles é de um compacto chamado de Invitation, que terá uma versão em produção na fábrica britânica já em 2013
Foto: Reuters
Nissan Invitation
Foto: AP
Nissan Invitation
Foto: AP
Nissan Invitation
Foto: AFP
Nissan Juke Nismo Concept
Foto: Reuters
Nissan Juke Nismo Concept
Foto: Reuters
Nissa Leaf
Foto: AP
Desde o lançamento em 2007, a nova geração do Hyundai i30 ultrapassou a marca de 400 mil unidades vendidas na Europa - cerca de 100 mil no ano passado. Neste embalo, a montadora sul-coreana apresentou uma versão "perua" do modelo, que deve chegar às lojas em julho deste ano no continente
Foto: Peter Fussy / Terra
Hyundai i30
Foto: Peter Fussy / Terra
Hyundai i30
Foto: Peter Fussy / Terra
Hyundai i30
Foto: Peter Fussy / Terra
Hyundai i30
Foto: Peter Fussy / Terra
Hyundai i-oniq
Foto: Peter Fussy / Terra
Hyundai i-oniq
Foto: Peter Fussy / Terra
Hyundai i-oniq
Foto: Peter Fussy / Terra
Hyundai i-oniq
Foto: Peter Fussy / Terra
Hyundai i-oniq
Foto: Peter Fussy / Terra
Hyundai i-oniq
Foto: Peter Fussy / Terra
Hyundai i-oniq
Foto: Peter Fussy / Terra
Hyundai i-oniq
Foto: Peter Fussy / Terra
Hyundai i-oniq
Foto: Peter Fussy / Terra
Hyundai i20
Foto: AP
A Porsche apresentou no salão do automóvel de Genebra a nova geração do tradicional roadster Boxster, que ganhou potência e reduziu o consumo de combustível - o sonho de todos os amantes dos carros esportivos. O motor de 2.7 l do Boxster passou de 255 cavalos de potência para 265, atingindo 100 km/h em 5s7. Já a versão mais "apimentada" conta com 315 cavalos (cinco a mais que no antecessor) e faz de zero a 100 km/h em 5s
Foto: AFP
Porsche Boxter
Foto: AFP
Porsche Boxter
Foto: AFP
Porsche Boxter
Foto: AP
Porsche Boxter
Foto: AP
A Maserati apresentou nesta terça-feira no salão do automóvel de Genebra seu mais novo superesportivo de luxo, o GranTurismo Sport, que substituirá o GranTurismo S. Equipado com um motor V8 de 4.7 l, que gera até 460 cavalos de potência, a máquina faz de zero a 100 km/h em 4s7 e alcança velocidade máxima de 300 km/h, segundo informou a fabricante
Foto: AFP
Maserati GranTurismo Sport
Foto: AFP
Maserati GranTurismo Sport
Foto: AFP
O que você prefere: um expresso ou um cappuccino? A ideia da Fiat é oferecer as duas opções com o lançamento do Fiat 500L nesta terça-feira em Genebra. A versão alongada do conhecido supercompacto foi comparada a um cappuccino pelo CEO da Fiat, Olivier François
Foto: Peter Fussy / Terra
Fiat 500L
Foto: Peter Fussy / Terra
Fiat 500L
Foto: Peter Fussy / Terra
Fiat 500L
Foto: Peter Fussy / Terra
Fiat 500L
Foto: Peter Fussy / Terra
Fiat 500L
Foto: Peter Fussy / Terra
Fiat 500L
Foto: AFP
Fiat 500L
Foto: AFP
Fiat 500L
Foto: AFP
Fiat 500L
Foto: AP
Fiat 500L
Foto: AP
Fiat 500L
Foto: AP
A Chevrolet escolheu o salão do automóvel de Genebra para apresentar nesta terça-feira mais um integrante da família do Cruze. Com 4.675 mm de comprimento, a station wagon Cruze é apenas um pouco mais comprida que os modelos hatch (4.510 mm) e sedã (4.597 mm) - apenas o último está disponível no Brasil por enquanto
Foto: Peter Fussy / Terra
Chevrolet Cruze station wagon
Foto: Peter Fussy / Terra
Chevrolet Cruze station wagon
Foto: Peter Fussy / Terra
Chevrolet Cruze station wagon
Foto: Peter Fussy / Terra
Chevrolet Cruze station wagon
Foto: Peter Fussy / Terra
Chevrolet Cruze station wagon
Foto: Peter Fussy / Terra
Chevrolet Cruze station wagon
Foto: Peter Fussy / Terra
Chevrolet Cruze station wagon
Foto: Peter Fussy / Terra
Chevrolet Cruze station wagon
Foto: Peter Fussy / Terra
Chevrolet Cruze station wagon
Foto: Peter Fussy / Terra
Chevrolet Cruze station wagon
Foto: Peter Fussy / Terra
Um ano após lançar o Golf Cabriolet no salão do automóvel de Genebra, a Volkswagen voltou à cidade suíça para apresentar a versão conversível do modelo nesta terça-feira
Foto: EFE
Volkswagen Golf GTI Cabriolet
Foto: AP
Volkswagen Golf GTI Cabriolet
Foto: EFE
Volkswagen Golf GTI Cabriolet
Foto: Reuters
Volkswagen Up! Eco
Foto: Reuters
Volkswagen Up! Winter
Foto: EFE
Volkswagen Cross Coupe
Foto: AFP
Volkswagen Cross Coupe
Foto: AFP
Volkswagen Cross Coupe
Foto: Divulgação
Volkswagen Cross Coupe
Foto: Divulgação
Volkswagen Cross Coupe
Foto: Divulgação
Volkswagen Cross Coupe
Foto: Divulgação
Volkswagen Cross Coupe
Foto: Divulgação
Volkswagen Cross Coupe
Foto: AP
O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, apresentou com orgulho nesta terça-feira o mais novo esportivo da marca: a F12berlinetta
Foto: AP
Ferrari F12berlinetta
Foto: AP
Ferrari F12berlinetta
Foto: EFE
Ferrari F12berlinetta
Foto: AFP
Ferrari F12berlinetta
Foto: AFP
Ferrari F12berlinetta
Foto: AFP
Ferrari F12berlinetta
Foto: AFP
Ferrari F12berlinetta
Foto: EFE
Ferrari F12berlinetta
Foto: Reuters
Em um evento à parte do salão do automóvel, a Mercedes mostrou pela primeira vez o novo Classe A na noite da segunda-feira, em Genebra, Suíça. O modelo não lembra em nada seu antecessor, mas a montadora espera que o sucesso seja similar
Foto: EFE
Mercedes-Benz Classe A
Foto: EFE
Mercedes-Benz Classe A
Foto: Peter Fussy / Terra
Mercedes-Benz Classe A
Foto: Peter Fussy / Terra
Mercedes-Benz Classe A
Foto: Peter Fussy / Terra
Mercedes-Benz Classe A
Foto: Peter Fussy / Terra
Mercedes-Benz Classe A
Foto: Peter Fussy / Terra
Mercedes-Benz Classe A
Foto: Peter Fussy / Terra
Mercedes-Benz Classe A
Foto: Peter Fussy / Terra
Mercedes-Benz Classe A
Foto: Peter Fussy / Terra
Mercedes-Benz Classe A
Foto: Peter Fussy / Terra
Mercedes-Benz Classe A
Foto: Peter Fussy / Terra
Mercedes-Benz Classe A
Foto: Peter Fussy / Terra
Mercedes-Benz Classe A
Foto: Peter Fussy / Terra
Mercedes-Benz Classe A
Foto: Peter Fussy / Terra
Mercedes-Benz Classe A
Foto: Peter Fussy / Terra
Mercedes-Benz Classe A
Foto: Peter Fussy / Terra
Mercedes-Benz Classe A
Foto: Peter Fussy / Terra
Mercedes-Benz Classe A
Foto: Peter Fussy / Terra
Mercedes-Benz Classe A
Foto: Peter Fussy / Terra
Mercedes-Benz Classe A
Foto: Peter Fussy / Terra
Mercedes-Benz Classe A
Foto: Peter Fussy / Terra
Mercedes-Benz Classe A
Foto: Peter Fussy / Terra
Mercedes-Benz Classe A
Foto: Peter Fussy / Terra
Mercedes-Benz Classe A
Foto: Peter Fussy / Terra
A Bugatti apresentou nesta terça-feira em Genebra seu novo superesportivo Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse, com 1.200 cavalos de potência e velocidade máxima de 410 km/h - alcançada apenas em circuitos fechados e com certas medidas de segurança, segundo a montadora
Foto: Divulgação
Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse
Foto: Divulgação
Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse
Foto: Divulgação
Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse
Foto: Divulgação
Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse
Foto: Peter Fussy / Terra
Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse
Foto: Peter Fussy / Terra
Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse
Foto: Peter Fussy / Terra
Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse
Foto: Peter Fussy / Terra
Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse
Foto: Peter Fussy / Terra
Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse
Foto: Peter Fussy / Terra
Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse
Foto: Peter Fussy / Terra
Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse
Foto: Peter Fussy / Terra
Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse
Foto: AFP
Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse
Foto: AFP
Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse
Foto: AFP
A Lamborghini apresentou nesta terça-feira, no salão do automóvel de Genebra, Suíça, o mais novo modelo conversível da marca. O Aventador J, modelo único construído, possui design parecido com o LP 700-4 Aventador, mas o grande diferencial está na falta do para-brisa dianteiro
Foto: AFP
Lamborghini Aventador J
Foto: AFP
Lamborghini Aventador J
Foto: AFP
Lamborghini Aventador J
Foto: AFP
Lamborghini Aventador J
Foto: AFP
Lamborghini Aventador J
Foto: EFE
Lamborghini Aventador J
Foto: AFP
Lamborghini Aventador J
Foto: AFP
Lamborghini Aventador J
Foto: Reuters
Lamborghini Aventador J
Foto: AP
Lamborghini Aventador J
Foto: AP
Ainda colhendo frutos com o sucesso do 207 no Brasil, a Peugeot apresentou nesta terça-feira em Genebra o novo membro da família, o 208, que deve chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2013
Foto: Reuters
Peugeot 208
Foto: AFP
Peugeot 208
Foto: AFP
Peugeot 208
Foto: AFP
Peugeot 4008
Foto: AFP
Peugeot 4008
Foto: AFP
Peugeot Partner
Foto: AFP
Peugeot RCZ
Foto: AFP
Audi A1
Foto: AP
Audi A1
Foto: EFE
Após cerca de 16 anos do lançamento da primeira versão, o Audi A3 chega a sua terceira geração em 2012, com o lançamento oficial do novo modelo nesta terça-feira no salão do automóvel de Genebra, na Suíça