A crise europeia, que se reflete no recuo das vendas de veículos no continente, não impediu que montadoras de todo o mundo apostassem alto em suas apresentações nos estandes do 82° salão do automóvel de Genebra, na Suíça, que fica aberto ao público até o dia 18 de março. Ainda assim, o que mais se viu foi o investimento das marcas em modelos "reais" e que podem ser vistos nas ruas de todo o mundo em breve. Como a nova geração do Audi A3, por exemplo. A montadora alemã estreia a nova plataforma MQB no modelo, e que será utilizada também em projetos futuros da Volkswagen. Na mesma intenção "pé no chão", visando em vendas - apesar da ousadia no design - a Mercedes-Benz apresentou o Classe A, que chega com fôlego renovado para enfrentar o BMW Série 1. No mesmo segmento de médios, o destaque foi a estreia do novo Volvo V40, que ainda tem grandes chances de chegar ao mercado brasileiro.
Para chamar a atenção dos visitantes ávidos por modelos superesportivos, a Ferrari apresentou seu modelo topo de linha, que substituirá o 599 GTB Fiorano. A F12 Berlinetta, "vestida" de vermelho, foi a estrela do estande da montadora italiana e impressionou com seu motor V12 de 740 cv. Segundo a Ferrari, ela é a mais rápida da história da marca de Maranello. Salão que se preze tem que ter conceitos instigantes. Nesta "modalidade" o estúdio de design conterrâneo da Ferrari também não fez feio. Apresentou o Giugiaro Brivido, equipado por um motor a combustão V6 de 3.0 l com 360 cv, aliado a um outro elétrico. Os visitantes do Salão de Genebra poderão conferir 180 lançamentos, de 260 expositores, espalhados por 110 mil metros quadrados.
Em Genebra, o Chevrolet Volt ou Opel/Vauxhall Ampera foi escolhido o Carro do Ano 2012, segundo 59 jornalistas de 23 países europeus, deixando para trás outros seis finalistas: Citroën DS 5, Fiat Panda, Ford Focus, Range Rover Evoque, Toyota Yaris e Volkswagen Up!
Foto: Peter Fussy / Terra
Em Genebra, o Chevrolet Volt ou Opel/Vauxhall Ampera foi escolhido o Carro do Ano 2012, segundo 59 jornalistas de 23 países europeus, deixando para trás outros seis finalistas: Citroën DS 5, Fiat Panda, Ford Focus, Range Rover Evoque, Toyota Yaris e Volkswagen Up!
Foto: Peter Fussy / Terra
Quase deixando o Volt/Ampera para trás, aparece o Nissan Leaf, que custa menos e não possui motor à combustão, sendo o primeiro modelo 100% elétrico de produção
Foto: Peter Fussy / Terra
Quase deixando o Volt/Ampera para trás, aparece o Nissan Leaf, que custa menos e não possui motor à combustão, sendo o primeiro modelo 100% elétrico de produção
Foto: Peter Fussy / Terra
Além do Zoe, a Renault aposta também no Twizy, um veículo elétrico para no máximo duas pessoas, que lembra mais um triciclo. Quem vai promover a "motoca" é o DJ número um da França David Guetta
Foto: Peter Fussy / Terra
Além do Zoe, a Renault aposta também no Twizy, um veículo elétrico para no máximo duas pessoas, que lembra mais um triciclo. Quem vai promover a "motoca" é o DJ número um da França David Guetta92 - O Toyota Prius híbrido já está na terceira geração
Foto: Peter Fussy / Terra
Além do Zoe, a Renault aposta também no Twizy, um veículo elétrico para no máximo duas pessoas, que lembra mais um triciclo. Quem vai promover a "motoca" é o DJ número um da França David Guetta
Foto: Peter Fussy / Terra
Além do Zoe, a Renault aposta também no Twizy, um veículo elétrico para no máximo duas pessoas, que lembra mais um triciclo. Quem vai promover a "motoca" é o DJ número um da França David Guetta
Foto: Peter Fussy / Terra
A empresa alemã EHLine comercializa bicicletas, scooters e carrinhos de golfe 100% elétricos
Foto: Peter Fussy / Terra
A empresa alemã EHLine comercializa bicicletas, scooters e carrinhos de golfe 100% elétricos
Foto: Peter Fussy / Terra
A empresa alemã EHLine comercializa bicicletas, scooters e carrinhos de golfe 100% elétricos
Foto: Peter Fussy / Terra
O Moduleo é um veículo elétrico modular, que pode se transformar em compacto, sedã ou picape. A autonomia é de 150 km, com velocidade máxima de 90 km/h
Foto: Peter Fussy / Terra
O Moduleo é um veículo elétrico modular, que pode se transformar em compacto, sedã ou picape. A autonomia é de 150 km, com velocidade máxima de 90 km/h
Foto: Peter Fussy / Terra
O Moduleo é um veículo elétrico modular, que pode se transformar em compacto, sedã ou picape. A autonomia é de 150 km, com velocidade máxima de 90 km/h
Foto: Peter Fussy / Terra
A italiana Belumbury comercializa o Dany, veículo elétrico com apelo feminino
Foto: Peter Fussy / Terra
A italiana Belumbury comercializa o Dany, veículo elétrico com apelo feminino
Foto: Peter Fussy / Terra
Para até quatro pessoas, o Neoma, da Lumeneo, percorre até 150 km com uma carga de bateria e tem velocidade máxima de 110 km/h
Foto: Peter Fussy / Terra
Para até quatro pessoas, o Neoma, da Lumeneo, percorre até 150 km com uma carga de bateria e tem velocidade máxima de 110 km/h
Foto: Peter Fussy / Terra
Para até quatro pessoas, o Neoma, da Lumeneo, percorre até 150 km com uma carga de bateria e tem velocidade máxima de 110 km/h
Foto: Peter Fussy / Terra
O Toyota Prius híbrido já está na terceira geração
Foto: Peter Fussy / Terra
A EDAG lançou em Genebra o conceito elétrico de um veículo para ser compartilhado em grandes centros urbanos - você estaciona em um lugar e outra pessoa pode voltar com ele pra casa
Foto: Peter Fussy / Terra
A EDAG lançou em Genebra o conceito elétrico de um veículo para ser compartilhado em grandes centros urbanos - você estaciona em um lugar e outra pessoa pode voltar com ele pra casa
Foto: Peter Fussy / Terra
A preocupação com consumo e poluentes aparece em todos os estandes. A Volkswagen mostrou pela primeira vez o conceito Eco Up!
Foto: Peter Fussy / Terra
A preocupação com consumo e poluentes aparece em todos os estandes. A Volkswagen mostrou pela primeira vez o conceito Eco Up!
Foto: Peter Fussy / Terra
A preocupação com consumo e poluentes aparece em todos os estandes. A Volkswagen mostrou pela primeira vez o conceito Eco Up!
Foto: Peter Fussy / Terra
A preocupação com consumo e poluentes aparece em todos os estandes. A Volkswagen mostrou pela primeira vez o conceito Eco Up!
Foto: Peter Fussy / Terra
A preocupação com consumo e poluentes aparece em todos os estandes. A Volkswagen mostrou pela primeira vez o conceito Eco Up!
Foto: Peter Fussy / Terra
A preocupação com consumo e poluentes aparece em todos os estandes. A Volkswagen mostrou pela primeira vez o conceito Eco Up!
Foto: Peter Fussy / Terra
Mesmo os amantes do design esportivo já têm opções ecologicamente mais sustentáveis. A Tesla Motors já vendeu 2,2 mil unidades de seu Roadster, que faz de zero a 100 km/h em 3s7 apenas com motor elétrico
Foto: Peter Fussy / Terra
Mesmo os amantes do design esportivo já têm opções ecologicamente mais sustentáveis. A Tesla Motors já vendeu 2,2 mil unidades de seu Roadster, que faz de zero a 100 km/h em 3s7 apenas com motor elétrico
Foto: Peter Fussy / Terra
Mesmo os amantes do design esportivo já têm opções ecologicamente mais sustentáveis. A Tesla Motors já vendeu 2,2 mil unidades de seu Roadster, que faz de zero a 100 km/h em 3s7 apenas com motor elétrico
Foto: Peter Fussy / Terra
A Tesla Motors mostrou em Genebra uma versão beta do sedã S, que será comercializado ainda este ano. Segundo a marca, já foram feitos 8 mil pedidos pelo veículo com motor elétrico que gera até 362 cavalos de potência, por preços a partir de US$ 50 mil nos Estados Unidos
Foto: Peter Fussy / Terra
A Tesla Motors mostrou em Genebra uma versão beta do sedã S, que será comercializado ainda este ano. Segundo a marca, já foram feitos 8 mil pedidos pelo veículo com motor elétrico que gera até 362 cavalos de potência, por preços a partir de US$ 50 mil nos Estados Unidos
Foto: Peter Fussy / Terra
Veículo experimental da Opel promete percorrer 100 km com apenas 1 euro
Foto: Peter Fussy / Terra
Veículo experimental da Opel promete percorrer 100 km com apenas 1 euro
Foto: Peter Fussy / Terra
Veículo experimental da Opel promete percorrer 100 km com apenas 1 euro
Foto: Peter Fussy / Terra
Nem mesmo a fabricante do "carro mais barato do mundo" fica de fora dessa movimentação. A indiana Tata mostrou o híbrido Megapixel - um avanço do Pixel mostrado no ano passado. O veículo para quatro pessoas promete percorrer até 900 km com um tanque de combustível
Foto: Peter Fussy / Terra
Nem mesmo a fabricante do "carro mais barato do mundo" fica de fora dessa movimentação. A indiana Tata mostrou o híbrido Megapixel - um avanço do Pixel mostrado no ano passado. O veículo para quatro pessoas promete percorrer até 900 km com um tanque de combustível
Foto: Peter Fussy / Terra
Nem mesmo a fabricante do "carro mais barato do mundo" fica de fora dessa movimentação. A indiana Tata mostrou o híbrido Megapixel - um avanço do Pixel mostrado no ano passado. O veículo para quatro pessoas promete percorrer até 900 km com um tanque de combustível
Foto: Peter Fussy / Terra
Nem mesmo a fabricante do "carro mais barato do mundo" fica de fora dessa movimentação. A indiana Tata mostrou o híbrido Megapixel - um avanço do Pixel mostrado no ano passado. O veículo para quatro pessoas promete percorrer até 900 km com um tanque de combustível
Foto: Peter Fussy / Terra
Entre os conceitos, quem acertou a mão foi a Toyota, com a estreia do FT-Bh em Genebra. O modelo híbrido tem carroceria economicamente viável, segundo a montadora, e promete autonomia de cerca de 47 km/l, além de um visual futurista, mas agradável. O motor a combustão é de dois cilindros e 1.0 l
Foto: Peter Fussy / Terra
Entre os conceitos, quem acertou a mão foi a Toyota, com a estreia do FT-Bh em Genebra. O modelo híbrido tem carroceria economicamente viável, segundo a montadora, e promete autonomia de cerca de 47 km/l, além de um visual futurista, mas agradável. O motor a combustão é de dois cilindros e 1.0 l
Foto: Peter Fussy / Terra
Entre os conceitos, quem acertou a mão foi a Toyota, com a estreia do FT-Bh em Genebra. O modelo híbrido tem carroceria economicamente viável, segundo a montadora, e promete autonomia de cerca de 47 km/l, além de um visual futurista, mas agradável. O motor a combustão é de dois cilindros e 1.0 l
Foto: Peter Fussy / Terra
Entre os conceitos, quem acertou a mão foi a Toyota, com a estreia do FT-Bh em Genebra. O modelo híbrido tem carroceria economicamente viável, segundo a montadora, e promete autonomia de cerca de 47 km/l, além de um visual futurista, mas agradável. O motor a combustão é de dois cilindros e 1.0 l
Foto: Peter Fussy / Terra
Entre os conceitos, quem acertou a mão foi a Toyota, com a estreia do FT-Bh em Genebra. O modelo híbrido tem carroceria economicamente viável, segundo a montadora, e promete autonomia de cerca de 47 km/l, além de um visual futurista, mas agradável. O motor a combustão é de dois cilindros e 1.0 l
Foto: Peter Fussy / Terra
A francesa Mia começou sua produção de pequenos veículos elétricos em 2011 e mostra suas novidades em Genebra
Foto: Peter Fussy / Terra
A francesa Mia começou sua produção de pequenos veículos elétricos em 2011 e mostra suas novidades em Genebra
Foto: Peter Fussy / Terra
A francesa Mia começou sua produção de pequenos veículos elétricos em 2011 e mostra suas novidades em Genebra
Foto: Peter Fussy / Terra
A francesa Mia começou sua produção de pequenos veículos elétricos em 2011 e mostra suas novidades em Genebra