As fabricantes sempre tentam imaginar o futuro da indústria em salões ao redor do mundo. Bonitos de se olhar, os carros conceito nem sempre viram realidade, mas eles estão cada vez mais próximos. Empresas como Google, Audi e Volvo desenvolvem seus carros autônomos, sem motoristas, mas mantêm o carro exatamente como ele é agora. Mas o futuro deve mudar a nossa ideia de locomoção, transformando o automóvel em uma sala de estar, ou escritório, com televisão, poltronas reclinável e até máquina de café.
Esta é a ideia da Rinspeed, que apresentou pela primeira vez ao mundo o Xchange, um carro conceito que mais parece uma extensão da sua casa. Embora seja apenas um estudo, a empresa criou o veículo futurista em cima de um modelo atual, o elétrico Tesla S. Desse modo, os designers criaram alguma mais perto da realidade, com inspiração no interior de jatos particulares.
Sem a necessidade de motorista, já que os carros autônomos já são esperados para os próximos anos, o Xchange permite que os passageiros usam o interior do veículo para trabalhar ou descansar. O banco traseiro é inteiriço, mas as duas poltronas frontais podem girar em 20 posições e até reclinar totalmente para que o passageiro desfrute da televisão de 32 polegadas alocada na traseira. Entre as poltronas há uma máquina de café.
Mas o futuro não eliminará o prazer de dirigir, para quem quiser tomar o volante o Xchange está preparado pra isso. Porém, se você ainda quer acelerar no futuro, uma melhora escolha deve ser o NanoFlowcell Quant e-Sportlimousine, um híbrido de 900 cavalos, que acelera a 100 km/h em 2s8, impulsionado por quatro motores elétricos. A facricante espera construir protótipos ainda neste ano e comercialziar o primeiro modelo em 2015.
<a data-cke-saved-href="http://economia.terra.com.br/carros-motos/ferrari-458-italia-x-mclaren-650s/" href="http://economia.terra.com.br/carros-motos/ferrari-458-italia-x-mclaren-650s/">veja o infográfico</a>
Um pouco mais próxima do mercado, a Volvo mostrou pela primeira vez o interior de seus conceitos. O painel é quase reduzido a uma tela sensível ao toque – sobraram apenas botões para volume, play/pause e janelas. O State Concept apareceu com o primeiro software da Apple específico para carros, que serão integrados completamente so iPhone. A novidade deve equipar modelos da marca sueca, além de Ferrari, Mercedes-Benz, Honda, Hyundai e Jaguar ainda neste ano.
Também apresentaram seu conceitos marcas como Volkswagen, Tata, Subaru, Maserati, Ssangyong e Mitsubishi. O salão do automóvel de Genebra recebe o público na cidade suíça até 16 de março.
Modelo de minissaia chama atenção em carro capaz de se autoconduzir :