Genebra: montadoras temem desaceleração no Brasil e Rússia
Vendas aumentaram na Alemanha, na Itália e na Espanha, embora tenham caído na França. Mas alguns mercados emergentes, como Brasil e Rússia, mostraram redução na procura
A montadora francesa Renault reduziu sua projeção de crescimento no mercado global para este ano, dando sinal de que a indústria está ficando cada vez mais preocupada com a volatilidade dos mercados emergentes, mesmo com um aumento recente na demanda europeia. Jérôme Stoll, chefe de vendas da Renault, disse nesta terça-feira, na Feira do Automóvel de Genebra, que o grupo espera que as vendas globais aumentem pouco menos que os dois por cento de sua previsão anterior.
"Embora a Europa mostre alguns sinais de recuperação, ao mesmo tempo estamos vendo alguns ventos contrários dos mercados emergentes", afirmou, citando demanda menor que a esperada em Rússia, Argentina, Turquia e Argélia em particular. Após seis anos de queda nas vendas, o mercado automoblístico europeu finalmente dá sinais de recuperação, já que mesmo os países mais atingidos pela crise da dívida soberana já saem da recessão.
<a data-cke-saved-href="http://economia.terra.com.br/carros-motos/ferrari-458-italia-x-mclaren-650s/" href="http://economia.terra.com.br/carros-motos/ferrari-458-italia-x-mclaren-650s/">veja o infográfico</a>
Dados da indústria da segunda-feira mostram que as vendas aumentaram na Alemanha, na Itália e na Espanha, embora tenham caído na França. Mas alguns mercados emergentes, como Brasil e Rússia, mostraram redução na procura, e os executivos temem que o mais recente surto de volatilidade, desencadeado pela intervenção militar russa na Ucrânia, leve a um enfraquecimento ainda maior.
"Alguns países viram suas moedas se desvalorizarem 20%, 30% ou 35%. Isso sempre tem consequências… muito fortes, se você não produz localmente", disse Christian Klingler, chefe de vendas da Volkswagen, maior montadora europeia, à Reuters. "Somos um grande parceiro comercial da Rússia e estamos olhando para ela e a Ucrânia com preocupação", acrescentou Martin Winterkorn, executivo-chefe da Volkswagen.
Entretanto, os executivos permanecem majoritariamente otimistas com as perspectivas globais da indústria automoblística, apontando a força crescente da demanda na China, o maior mercado de carros do mundo, e a recuperação dos Estados Unidos. "É uma questão de décimos de ponto percentual", disse Stoll sobre o corte nas projeções de crescimento da Renault.
Stoll afirmou ainda estar confiante na recuperação do mercado francês, apesar da queda nas vendas em fevereiro, e acrescentou que a força da recuperação em países anteriormente atingidos pela crise, como Itália, Portugal e Espanha, foi "uma boa surpresa".
A Renault apresentou oficialmente nesta terça-feira o novo Twingo
Foto: AFP
Carro terá motor traseiro e duas opções de motorização (só na Europa, por enquanto)
Foto: AFP
Segundo a fabricante, o compacto chega à terceira geração com motor de três cilindros 1.0 litro, de 70 cavalos de potência, ou 0.9 litro turbo, com 90 cavalos
Foto: AFP
O carrinho da fabricante francesa ficou 10 cm menor no comprimento, que agora tem 3,59 metros no total
Foto: AFP
A largura é de 1,64 metro, enquanto a altura fica em 1,55 metro
Foto: AFP
Mesmo com o propulsor localizado abaixo do porta-malas, é possível carregar 219 litros na traseira
Foto: AP
Além de faróis redondos de rodagem diurna em LED, o compacto urbano terá pela primeira vez uma carroceria com 5 portas
Foto: AP
O Twingo terá a mesma plataforma dos futuros modelos Smart a Renault assinou um acordo de cooperação estratégica com a Daimler, dona das marcas Merdes-Benz e Smart
Foto: AP
O compacto francês foi revelado pela primeira vez no Salão de Paris de 1992
Foto: Reuters
Toyota Aygo
Foto: Reuters
Toyota Aygo
Foto: Reuters
Toyota Aygo
Foto: Reuters
SsangYong XLV
Foto: Reuters
SsangYong XLV
Foto: Reuters
Rolls-Royce Ghost Series II
Foto: Reuters
Rolls-Royce Ghost Series II
Foto: Reuters
Rolls-Royce Ghost Series II
Foto: Reuters
Rolls-Royce Ghost Series II
Foto: Reuters
Qoros 3
Foto: Reuters
Qoros 3
Foto: Reuters
Opel Adam S
Foto: Reuters
Opel Adam S
Foto: Reuters
Opel Adam Rocks
Foto: AP
Hyundai Intrado Concept
Foto: AP
Hyundai Intrado Concept
Foto: AP
Hyundai Intrado Concept
Foto: AP
Bentley Continental GT Speed
Foto: Getty Images
Bentley Continental GT Speed
Foto: Getty Images
Bentley Continental GT Speed
Foto: Getty Images
Bugatti Rembrandt Veyron Grand Sport Vitesse
Foto: Getty Images
Bugatti Rembrandt Veyron Grand Sport Vitesse
Foto: Getty Images
Bugatti Rembrandt Veyron Grand Sport Vitesse
Foto: Getty Images
Bugatti Rembrandt Veyron Grand Sport Vitesse
Foto: Getty Images
Bugatti Rembrandt Veyron Grand Sport Vitesse
Foto: Getty Images
Bugatti Rembrandt Veyron Grand Sport Vitesse
Foto: Getty Images
O modelo para duas pessoas pode ser um cupê ou um spider a "transformação" leva a penas 14 segundos
Foto: Reuters
De acordo com a fabricante, as últimas tecnologias usadas na Fórmula 1 já estão no esportivo de rua, como novo controle de tração
Foto: Reuters
Embora a California T tenha ganho 70 cv em relação ao modelo anterior, o consumo caiu 15% e as emissões de carbono foram reduzidas em cerca de 20%
Foto: Reuters
A aceleração até 100 km/h é feita em 3s6, de acordo com a fabricante
Foto: AFP
A nova versão do conversível possui motor turbo de oito cilindros e 3.8 litros, que desenvolve 560 cv a 7.500 RPM
Foto: AFP
A Ferrari apresentou pela primeira vez a California T, durante o primeiro dia de imprensa do Salão do Automóvel de Genebra
Foto: AFP
A velocidade máxima é de 325 km/h, segundo a fabricante
Foto: Divulgação
O superesportivo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3s2
Foto: Divulgação
Sucessora da Gallardo, Lamborghini Huracán LP 610-4 estreia no salão de Genebra
Foto: Divulgação
Lamborghini Huracán
Foto: Getty Images
Lamborghini Huracán
Foto: Getty Images
Lamborghini Huracán
Foto: Getty Images
Lamborghini Huracán
Foto: AFP
Lamborghini Huracán
Foto: AFP
Lamborghini Huracán
Foto: AFP
Italdesign Giugiaro Clipper
Foto: Reuters
Italdesign Giugiaro Clipper
Foto: Getty Images
Italdesign Giugiaro Clipper
Foto: Getty Images
O desenho do T-Roc foi feito a partir do Golf
Foto: Divulgação
Volkswagen T-Roc Concept
Foto: Reuters
Volkswagen T-Roc Concept
Foto: Reuters
Volkswagen T-Roc Concept
Foto: Getty Images
Volkswagen T-Roc Concept
Foto: Getty Images
Volkswagen T-Roc Concept
Foto: AP
Volkswagen Golf GTE
Foto: Getty Images
Volkswagen Golf GTE
Foto: Getty Images
Volkswagen Golf GTE
Foto: AFP
Compartilhar
Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.