Salão de Genebra: supermáquinas alcançam 300 km/h em 14s5
9 mar2012 - 09h31
(atualizado às 09h34)
Compartilhar
Peter Fussy
Direto de Genebra
Enquanto as montadoras se esforçam para propagandear novas tecnologias que reduzem o consumo e a emissão de poluentes, certos lançamentos não precisam de muito alarde para atrair os olhares no 82º salão do automóvel de Genebra. É o caso dos superesportivos, com desenhos mirabolantes e cavalos de sobra no motor. A estrela é sem dúvida a Ferrari F12berlinetta, esportivo mais potente da história da marca italiana, mas o evento suíço também recebeu outras atrações mais "obscuras", como uma versão totalmente em fibra de carbono do Pagani Huayra. A versão "normal" do esportivo não sai por menos de US$ 1,1 milhão. Confira as supermáquinas que mais chamaram a atenção nos primeiros dias do salão:
Ferrari F12berlinetta
Com um novo motor V12 de 740 cavalos, é o veículo mais veloz da marca: velocidade máxima de 340 km/h. A performance foi melhorada a partir da redução de 70 kg em relação ao modelo V12 que o sucedeu, a F599 Fiorano. O veículo também ficou mais curto, baixo e estreito, o que permite alcançar 100 km/h em 3s1 e o dobro dessa velocidade em apenas 8s5. O design não é muito inovador com relação ao modelo anterior, mas o consumo de combustível foi reduzido em 30% - ponto ressaltado por Montezemolo durante a introdução do modelo, mostrado em duas cores novas: Rosso Berlinetta e Aluminium.
Pagani Huayra Carbon Edition
A "escultura" criada pelo Pagani para o salão de Genebra tem o corpo totalmente feito em fibra de carbono - na versão regular a montadora usa uma mistura de carbono e titânio. Mesmo mais leve, o motor na parte traseira é mesmo do Huayra: um V12 de 6.0 l, que gera até 700 cavalos de potência. A versão regular alcança 100 km/h em 3s3 e velocidade máxima de 300 km/h. Segundo a montadora, já foram feitos pedidos para 85 unidades, que começam a ser entregues neste ano por cerca de US$ 1,1 milhão cada. O preço da edição de carbono não foi informado.
Koenigsegg Agera R
A marca alega ter criado o carro mais rápido do mundo. Mais leve e com 25 cavalos a mais de potência (1.140 cv no total), a versão 2013 do Agera R alcança 300 km/h (!) em 14s5, segundo a fabricante. A aceleração até 100 km/h é feita em apenas 2s9. Com motor V8 de 5.0 l twinturbo e transmissão esportiva de sete marchas, a velocidade (ainda a ser verificada) é estimada em 440 km/h.
Gumpert Apollo Enraged
A "boutique" alemã de esportivos mostrou em Genebra uma edição limitada a três unidades do Apollo Enraged. O motor V8 com twinturbo e 780 cavalos de potência, permite aceleração de zero a 100 km/h em 2s9, de acordo com a fabricante. A velocidade máxima é de 330 km/h. Essa máquina não sai por menos de 660 mil euros (cerca de R$ 1,5 milhão).
Touring Superleggera Disco Volante
O conceito marca 60 anos do lançamento do Alfa Romeu C52 Disco Volante, que significa "disco voador" em italiano. O modelo foi construído com base no chassis de um Alfa Romeo 8C Competizione e terá uma "versão limitada" para vendas, de acordo com a fabricante. O motor foi mantido igual ao Alfa Romeu, um V8 de 4.7 l fabricado pela Ferrari, que gera até 450 cavalos de potência.
Giugiaro Brivido
O conceito do estúdio italiano de design, que agora faz parte do grupo Volkswagen, mostra um esportivo futurista, mas completamente possível. Assim como a maioria dos conceitos, é equipado com um motor a combustão (V6 de 3.0 l com 360 cavalos de potência) aliado a um outro elétrico. O interior é onde mais se pode ver o "futurismo", com painel de LCD e iPad agregado para o passageiro.
Bertone Nuccio
Para celebrar 100 anos de fundação, o estúdio italiano de design Bertone mostra no evento suíço um conceito futurista, que lembra um aspirador de pó. Com poucas especificações técnicas, sabe-se que é equipado com um motor V8 de 4.3 l, com 480 cavalos, fabricado pela Ferrari.
Lotus Evora GTE F1 Edition
Com a presença do piloto Kimi Raikkonen, a Lotus lançou uma edição especial do Evora GTE com corpo fabricado totalmente em fibra de carbono. Com a redução de peso, o superesportivo se torna o mais rápido da história da marca a chegar às ruas, com motor V6 de 444 cavalos de potência.
Brabus Bullit Coupé 800
Por 378 mil euros (cerca de R$ 880 mil), é possível comprar um esportivo de 800 cavalos de potência na Europa. Este é o preço do Brabus Bullit Coupé 800, uma versão "anabolizada" de um Mercedes C 63 AMG. A preparadora de veículo trocou o V8 de 6.3 l que equipa o carro por um V12 biturbo. Com essa configuração, a máquina atinge 100 km/h em 3s7 e velocidade máxima de 360 km/h.
Maybach 57S
Não é nenhuma novidade, mas é sempre um modelo agradável de se examinar. A marca centenária, que deve acabar em 2013, pertence atualmente ao grupo alemão Daimler, que colocou o modelo de 5,73 m de comprimento dentro de seu estande no pavilhão Palexpo. O carro de alto luxo conta com motor V12 de 6.0 l, que desenvolve até 620 cavalos de potência e atinge 100 km/h em 4s9. O preço estimado é de US$ 400 mil (cerca de R$ 730 mil).
Aston Martin DBS Coupé Carbon Edition
Outra montadora a apresentar uma versão de esportivo em fibra de carbono, a Aston Martin quer apenas 300 mil francos suíços (cerca de R$ 580 mil) pelo DBS Coupé. Impulsionado por motor V12 de 6.0 l e potência de 510 cavalos, o superesportivo atinge 100 km/h em 4s3 e velocidade máxima de 307 km/h com a transmissão manual.
Em Genebra, o Chevrolet Volt ou Opel/Vauxhall Ampera foi escolhido o Carro do Ano 2012, segundo 59 jornalistas de 23 países europeus, deixando para trás outros seis finalistas: Citroën DS 5, Fiat Panda, Ford Focus, Range Rover Evoque, Toyota Yaris e Volkswagen Up!
Foto: Peter Fussy / Terra
Em Genebra, o Chevrolet Volt ou Opel/Vauxhall Ampera foi escolhido o Carro do Ano 2012, segundo 59 jornalistas de 23 países europeus, deixando para trás outros seis finalistas: Citroën DS 5, Fiat Panda, Ford Focus, Range Rover Evoque, Toyota Yaris e Volkswagen Up!
Foto: Peter Fussy / Terra
Quase deixando o Volt/Ampera para trás, aparece o Nissan Leaf, que custa menos e não possui motor à combustão, sendo o primeiro modelo 100% elétrico de produção
Foto: Peter Fussy / Terra
Quase deixando o Volt/Ampera para trás, aparece o Nissan Leaf, que custa menos e não possui motor à combustão, sendo o primeiro modelo 100% elétrico de produção
Foto: Peter Fussy / Terra
Além do Zoe, a Renault aposta também no Twizy, um veículo elétrico para no máximo duas pessoas, que lembra mais um triciclo. Quem vai promover a "motoca" é o DJ número um da França David Guetta
Foto: Peter Fussy / Terra
Além do Zoe, a Renault aposta também no Twizy, um veículo elétrico para no máximo duas pessoas, que lembra mais um triciclo. Quem vai promover a "motoca" é o DJ número um da França David Guetta92 - O Toyota Prius híbrido já está na terceira geração
Foto: Peter Fussy / Terra
Além do Zoe, a Renault aposta também no Twizy, um veículo elétrico para no máximo duas pessoas, que lembra mais um triciclo. Quem vai promover a "motoca" é o DJ número um da França David Guetta
Foto: Peter Fussy / Terra
Além do Zoe, a Renault aposta também no Twizy, um veículo elétrico para no máximo duas pessoas, que lembra mais um triciclo. Quem vai promover a "motoca" é o DJ número um da França David Guetta
Foto: Peter Fussy / Terra
A empresa alemã EHLine comercializa bicicletas, scooters e carrinhos de golfe 100% elétricos
Foto: Peter Fussy / Terra
A empresa alemã EHLine comercializa bicicletas, scooters e carrinhos de golfe 100% elétricos
Foto: Peter Fussy / Terra
A empresa alemã EHLine comercializa bicicletas, scooters e carrinhos de golfe 100% elétricos
Foto: Peter Fussy / Terra
O Moduleo é um veículo elétrico modular, que pode se transformar em compacto, sedã ou picape. A autonomia é de 150 km, com velocidade máxima de 90 km/h
Foto: Peter Fussy / Terra
O Moduleo é um veículo elétrico modular, que pode se transformar em compacto, sedã ou picape. A autonomia é de 150 km, com velocidade máxima de 90 km/h
Foto: Peter Fussy / Terra
O Moduleo é um veículo elétrico modular, que pode se transformar em compacto, sedã ou picape. A autonomia é de 150 km, com velocidade máxima de 90 km/h
Foto: Peter Fussy / Terra
A italiana Belumbury comercializa o Dany, veículo elétrico com apelo feminino
Foto: Peter Fussy / Terra
A italiana Belumbury comercializa o Dany, veículo elétrico com apelo feminino
Foto: Peter Fussy / Terra
Para até quatro pessoas, o Neoma, da Lumeneo, percorre até 150 km com uma carga de bateria e tem velocidade máxima de 110 km/h
Foto: Peter Fussy / Terra
Para até quatro pessoas, o Neoma, da Lumeneo, percorre até 150 km com uma carga de bateria e tem velocidade máxima de 110 km/h
Foto: Peter Fussy / Terra
Para até quatro pessoas, o Neoma, da Lumeneo, percorre até 150 km com uma carga de bateria e tem velocidade máxima de 110 km/h
Foto: Peter Fussy / Terra
O Toyota Prius híbrido já está na terceira geração
Foto: Peter Fussy / Terra
A EDAG lançou em Genebra o conceito elétrico de um veículo para ser compartilhado em grandes centros urbanos - você estaciona em um lugar e outra pessoa pode voltar com ele pra casa
Foto: Peter Fussy / Terra
A EDAG lançou em Genebra o conceito elétrico de um veículo para ser compartilhado em grandes centros urbanos - você estaciona em um lugar e outra pessoa pode voltar com ele pra casa
Foto: Peter Fussy / Terra
A preocupação com consumo e poluentes aparece em todos os estandes. A Volkswagen mostrou pela primeira vez o conceito Eco Up!
Foto: Peter Fussy / Terra
A preocupação com consumo e poluentes aparece em todos os estandes. A Volkswagen mostrou pela primeira vez o conceito Eco Up!
Foto: Peter Fussy / Terra
A preocupação com consumo e poluentes aparece em todos os estandes. A Volkswagen mostrou pela primeira vez o conceito Eco Up!
Foto: Peter Fussy / Terra
A preocupação com consumo e poluentes aparece em todos os estandes. A Volkswagen mostrou pela primeira vez o conceito Eco Up!
Foto: Peter Fussy / Terra
A preocupação com consumo e poluentes aparece em todos os estandes. A Volkswagen mostrou pela primeira vez o conceito Eco Up!
Foto: Peter Fussy / Terra
A preocupação com consumo e poluentes aparece em todos os estandes. A Volkswagen mostrou pela primeira vez o conceito Eco Up!
Foto: Peter Fussy / Terra
Mesmo os amantes do design esportivo já têm opções ecologicamente mais sustentáveis. A Tesla Motors já vendeu 2,2 mil unidades de seu Roadster, que faz de zero a 100 km/h em 3s7 apenas com motor elétrico
Foto: Peter Fussy / Terra
Mesmo os amantes do design esportivo já têm opções ecologicamente mais sustentáveis. A Tesla Motors já vendeu 2,2 mil unidades de seu Roadster, que faz de zero a 100 km/h em 3s7 apenas com motor elétrico
Foto: Peter Fussy / Terra
Mesmo os amantes do design esportivo já têm opções ecologicamente mais sustentáveis. A Tesla Motors já vendeu 2,2 mil unidades de seu Roadster, que faz de zero a 100 km/h em 3s7 apenas com motor elétrico
Foto: Peter Fussy / Terra
A Tesla Motors mostrou em Genebra uma versão beta do sedã S, que será comercializado ainda este ano. Segundo a marca, já foram feitos 8 mil pedidos pelo veículo com motor elétrico que gera até 362 cavalos de potência, por preços a partir de US$ 50 mil nos Estados Unidos
Foto: Peter Fussy / Terra
A Tesla Motors mostrou em Genebra uma versão beta do sedã S, que será comercializado ainda este ano. Segundo a marca, já foram feitos 8 mil pedidos pelo veículo com motor elétrico que gera até 362 cavalos de potência, por preços a partir de US$ 50 mil nos Estados Unidos
Foto: Peter Fussy / Terra
Veículo experimental da Opel promete percorrer 100 km com apenas 1 euro
Foto: Peter Fussy / Terra
Veículo experimental da Opel promete percorrer 100 km com apenas 1 euro
Foto: Peter Fussy / Terra
Veículo experimental da Opel promete percorrer 100 km com apenas 1 euro
Foto: Peter Fussy / Terra
Nem mesmo a fabricante do "carro mais barato do mundo" fica de fora dessa movimentação. A indiana Tata mostrou o híbrido Megapixel - um avanço do Pixel mostrado no ano passado. O veículo para quatro pessoas promete percorrer até 900 km com um tanque de combustível
Foto: Peter Fussy / Terra
Nem mesmo a fabricante do "carro mais barato do mundo" fica de fora dessa movimentação. A indiana Tata mostrou o híbrido Megapixel - um avanço do Pixel mostrado no ano passado. O veículo para quatro pessoas promete percorrer até 900 km com um tanque de combustível
Foto: Peter Fussy / Terra
Nem mesmo a fabricante do "carro mais barato do mundo" fica de fora dessa movimentação. A indiana Tata mostrou o híbrido Megapixel - um avanço do Pixel mostrado no ano passado. O veículo para quatro pessoas promete percorrer até 900 km com um tanque de combustível
Foto: Peter Fussy / Terra
Nem mesmo a fabricante do "carro mais barato do mundo" fica de fora dessa movimentação. A indiana Tata mostrou o híbrido Megapixel - um avanço do Pixel mostrado no ano passado. O veículo para quatro pessoas promete percorrer até 900 km com um tanque de combustível
Foto: Peter Fussy / Terra
Entre os conceitos, quem acertou a mão foi a Toyota, com a estreia do FT-Bh em Genebra. O modelo híbrido tem carroceria economicamente viável, segundo a montadora, e promete autonomia de cerca de 47 km/l, além de um visual futurista, mas agradável. O motor a combustão é de dois cilindros e 1.0 l
Foto: Peter Fussy / Terra
Entre os conceitos, quem acertou a mão foi a Toyota, com a estreia do FT-Bh em Genebra. O modelo híbrido tem carroceria economicamente viável, segundo a montadora, e promete autonomia de cerca de 47 km/l, além de um visual futurista, mas agradável. O motor a combustão é de dois cilindros e 1.0 l
Foto: Peter Fussy / Terra
Entre os conceitos, quem acertou a mão foi a Toyota, com a estreia do FT-Bh em Genebra. O modelo híbrido tem carroceria economicamente viável, segundo a montadora, e promete autonomia de cerca de 47 km/l, além de um visual futurista, mas agradável. O motor a combustão é de dois cilindros e 1.0 l
Foto: Peter Fussy / Terra
Entre os conceitos, quem acertou a mão foi a Toyota, com a estreia do FT-Bh em Genebra. O modelo híbrido tem carroceria economicamente viável, segundo a montadora, e promete autonomia de cerca de 47 km/l, além de um visual futurista, mas agradável. O motor a combustão é de dois cilindros e 1.0 l
Foto: Peter Fussy / Terra
Entre os conceitos, quem acertou a mão foi a Toyota, com a estreia do FT-Bh em Genebra. O modelo híbrido tem carroceria economicamente viável, segundo a montadora, e promete autonomia de cerca de 47 km/l, além de um visual futurista, mas agradável. O motor a combustão é de dois cilindros e 1.0 l
Foto: Peter Fussy / Terra
A francesa Mia começou sua produção de pequenos veículos elétricos em 2011 e mostra suas novidades em Genebra
Foto: Peter Fussy / Terra
A francesa Mia começou sua produção de pequenos veículos elétricos em 2011 e mostra suas novidades em Genebra
Foto: Peter Fussy / Terra
A francesa Mia começou sua produção de pequenos veículos elétricos em 2011 e mostra suas novidades em Genebra
Foto: Peter Fussy / Terra
A francesa Mia começou sua produção de pequenos veículos elétricos em 2011 e mostra suas novidades em Genebra