Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Salão de Genebra: supermáquinas alcançam 300 km/h em 14s5

9 mar 2012 - 09h31
(atualizado às 09h34)
Compartilhar

Peter Fussy
Direto de Genebra

Enquanto as montadoras se esforçam para propagandear novas tecnologias que reduzem o consumo e a emissão de poluentes, certos lançamentos não precisam de muito alarde para atrair os olhares no 82º salão do automóvel de Genebra. É o caso dos superesportivos, com desenhos mirabolantes e cavalos de sobra no motor. A estrela é sem dúvida a Ferrari F12berlinetta, esportivo mais potente da história da marca italiana, mas o evento suíço também recebeu outras atrações mais "obscuras", como uma versão totalmente em fibra de carbono do Pagani Huayra. A versão "normal" do esportivo não sai por menos de US$ 1,1 milhão. Confira as supermáquinas que mais chamaram a atenção nos primeiros dias do salão:

Ferrari F12berlinetta

Com um novo motor V12 de 740 cavalos, é o veículo mais veloz da marca: velocidade máxima de 340 km/h. A performance foi melhorada a partir da redução de 70 kg em relação ao modelo V12 que o sucedeu, a F599 Fiorano. O veículo também ficou mais curto, baixo e estreito, o que permite alcançar 100 km/h em 3s1 e o dobro dessa velocidade em apenas 8s5. O design não é muito inovador com relação ao modelo anterior, mas o consumo de combustível foi reduzido em 30% - ponto ressaltado por Montezemolo durante a introdução do modelo, mostrado em duas cores novas: Rosso Berlinetta e Aluminium.

Pagani Huayra Carbon Edition

A "escultura" criada pelo Pagani para o salão de Genebra tem o corpo totalmente feito em fibra de carbono - na versão regular a montadora usa uma mistura de carbono e titânio. Mesmo mais leve, o motor na parte traseira é mesmo do Huayra: um V12 de 6.0 l, que gera até 700 cavalos de potência. A versão regular alcança 100 km/h em 3s3 e velocidade máxima de 300 km/h. Segundo a montadora, já foram feitos pedidos para 85 unidades, que começam a ser entregues neste ano por cerca de US$ 1,1 milhão cada. O preço da edição de carbono não foi informado.

Koenigsegg Agera R

A marca alega ter criado o carro mais rápido do mundo. Mais leve e com 25 cavalos a mais de potência (1.140 cv no total), a versão 2013 do Agera R alcança 300 km/h (!) em 14s5, segundo a fabricante. A aceleração até 100 km/h é feita em apenas 2s9. Com motor V8 de 5.0 l twinturbo e transmissão esportiva de sete marchas, a velocidade (ainda a ser verificada) é estimada em 440 km/h.

Gumpert Apollo Enraged

A "boutique" alemã de esportivos mostrou em Genebra uma edição limitada a três unidades do Apollo Enraged. O motor V8 com twinturbo e 780 cavalos de potência, permite aceleração de zero a 100 km/h em 2s9, de acordo com a fabricante. A velocidade máxima é de 330 km/h. Essa máquina não sai por menos de 660 mil euros (cerca de R$ 1,5 milhão).

Touring Superleggera Disco Volante

O conceito marca 60 anos do lançamento do Alfa Romeu C52 Disco Volante, que significa "disco voador" em italiano. O modelo foi construído com base no chassis de um Alfa Romeo 8C Competizione e terá uma "versão limitada" para vendas, de acordo com a fabricante. O motor foi mantido igual ao Alfa Romeu, um V8 de 4.7 l fabricado pela Ferrari, que gera até 450 cavalos de potência.

Giugiaro Brivido

O conceito do estúdio italiano de design, que agora faz parte do grupo Volkswagen, mostra um esportivo futurista, mas completamente possível. Assim como a maioria dos conceitos, é equipado com um motor a combustão (V6 de 3.0 l com 360 cavalos de potência) aliado a um outro elétrico. O interior é onde mais se pode ver o "futurismo", com painel de LCD e iPad agregado para o passageiro.

Bertone Nuccio

Para celebrar 100 anos de fundação, o estúdio italiano de design Bertone mostra no evento suíço um conceito futurista, que lembra um aspirador de pó. Com poucas especificações técnicas, sabe-se que é equipado com um motor V8 de 4.3 l, com 480 cavalos, fabricado pela Ferrari.

Lotus Evora GTE F1 Edition

Com a presença do piloto Kimi Raikkonen, a Lotus lançou uma edição especial do Evora GTE com corpo fabricado totalmente em fibra de carbono. Com a redução de peso, o superesportivo se torna o mais rápido da história da marca a chegar às ruas, com motor V6 de 444 cavalos de potência.

Brabus Bullit Coupé 800

Por 378 mil euros (cerca de R$ 880 mil), é possível comprar um esportivo de 800 cavalos de potência na Europa. Este é o preço do Brabus Bullit Coupé 800, uma versão "anabolizada" de um Mercedes C 63 AMG. A preparadora de veículo trocou o V8 de 6.3 l que equipa o carro por um V12 biturbo. Com essa configuração, a máquina atinge 100 km/h em 3s7 e velocidade máxima de 360 km/h.

Maybach 57S

Não é nenhuma novidade, mas é sempre um modelo agradável de se examinar. A marca centenária, que deve acabar em 2013, pertence atualmente ao grupo alemão Daimler, que colocou o modelo de 5,73 m de comprimento dentro de seu estande no pavilhão Palexpo. O carro de alto luxo conta com motor V12 de 6.0 l, que desenvolve até 620 cavalos de potência e atinge 100 km/h em 4s9. O preço estimado é de US$ 400 mil (cerca de R$ 730 mil).

Aston Martin DBS Coupé Carbon Edition

Outra montadora a apresentar uma versão de esportivo em fibra de carbono, a Aston Martin quer apenas 300 mil francos suíços (cerca de R$ 580 mil) pelo DBS Coupé. Impulsionado por motor V12 de 6.0 l e potência de 510 cavalos, o superesportivo atinge 100 km/h em 4s3 e velocidade máxima de 307 km/h com a transmissão manual.

A Lotus lançou uma edição especial do Evora GTE com corpo fabricado totalmente em fibra de carbono
A Lotus lançou uma edição especial do Evora GTE com corpo fabricado totalmente em fibra de carbono
Foto: Peter Fussy / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra