Golf, F-Type e Boxster levam prêmios de “melhores do ano”
Um júri internacional de jornalistas especializados escolheu quatro carros como os “melhores do ano” em premiação realizada no salão do automóvel de Nova York. O prêmio de "Carro do Ano Mundial de 2013" foi dado ao Volkswagen Golf, enquanto o melhor design ficou com o Jaguar F-Type, o melhor desempenho com o Porsche Boxster/Cayman e o melhor “carro verde” foi o Tesla S.
Os jurados afirmaram que o Golf “tem o tamanho certo, espaçoso, prático e confortável por dentro. A última geração traz design atual e avançado, nova gama de motores e uma impressionante relação de equipamentos e sistemas de segurança”. Vale lembrar que o Golf brasileiro está algumas gerações atrás deste vencedor.
Entre uma lista prévia de 42 modelos, os finalistas do prêmio de carro do ano foram Mercedes-Benz Classe A, Porsche Boxster/Cayman, e o trio Scion FR-S/Subaru BRZ/Toyota 86, além do Golf. Para concorrer, o veículo precisa ser lançado no ano anterior e vendido em pelo menos dois continentes. A Volkswagen também tinha vencido no ano passado com o Up!.
O Porsche Boxster/Cayman conseguiu o feito de bater a Ferrari F12 Berlinetta no quesito performance. Já o F-Type superou o Aston Martin Vanquish. “O exterior do F-Type mantém a elegância própria da Jaguar na proporção horizontal e superfície arredonada, mas também é dinâmico. O desenho do interior é ainda mais atrativo”, afirmaram os especialistas.
Pelo prêmio de carro mais ecológico, o Tesla venceu o Renault Zoe e o Volvo V60 Plug-in Hybrid. O júri é formado por 66 jornalistas automotivos de 23 países.