Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Salão do Automóvel tem retorno confirmado em Novembro de 2025

Em reunião com o presidente Lula em Brasília, Anfavea e CEOs das montadoras confirmam retorno do Salão de São Paulo após sete anos

8 out 2024 - 19h52
(atualizado às 19h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Estande da Chevrolet no último Salão do Automóvel, em 2018
Estande da Chevrolet no último Salão do Automóvel, em 2018
Foto: GM / Guia do Carro

O Salão do Automóvel finalmente teve seu retorno confirmado pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Em reunião realizada nesta terça-feira, 8, em Brasília, dirigentes da Anfavea e CEOs das montadoras disseram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que a feira de carros será realizada em São Paulo em Novembro de 2025.

As datas e o local também foram confirmados. O Salão do Automóvel 2025 será relizado entre os dias 22 de Novembro e 1º de Dezembro em seu palco tradicional, o Pavilhão de Exposições do Anhembi, localizado na Marginal do Rio Tietê, na capital paulista. O Salão de São Paulo voltará após sete anos de audência. A última feira foi realizada no São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes, em 2018.

A notícia foi dada pelo presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, ao presidente Lula, que praticamente exigiu o retorno do Salão do Automóvel após atender todos os pedidos feitos pelas montadoras tradicionais, representadas pela Anfavea, com incentivos fiscais e projetos de descarbonização. Também participaram da reunião os ministros Geraldo Alckmin, Fernando Haddad, Rui Costa e Luiz Marinho.

Alckmin, Lula, Lima Leite (Anfavea) e Cappellano (Stellantis): a notícia que o presidente queria
Alckmin, Lula, Lima Leite (Anfavea) e Cappellano (Stellantis): a notícia que o presidente queria
Foto: Anfavea / Guia do Carro

“Agradeço aos presidentes das nossas associadas, que se esforçaram para essa retomada. E também ao impulso dado pelo presidente Lula, em razão de sua ligação histórica com o setor automotivo”, disse Lima Leite, ao entregar ao Presidente da República um documento formalizando a volta do Salão de São Paulo.

Como será o Salão 2025

O Salão de São Paulo 2025 deve seguir os padrões da CES Las Vegas e dos reconfigurados Salões de Pequim, Munique e Detroit, todos eles visitados recentemente pela Anfavea. Na próxima semana, Lima Leite estará em visita oficial ao Salão de Paris, “na busca contínua pelas melhores práticas de exposição, dentro dos conceitos de mobilidade do futuro”, segundo a Anfavea.

“O foco do evento passa a ser total nos produtos, na experiência com test-drives, nos serviços aos clientes, e sobretudo nas novas tecnologias de propulsão ambientalmente amigáveis, de segurança e de conectividade entre carro e motorista, além da conexão entre veículos e o seu entorno”, informou a Anfavea.

Embora não participem da Anfavea, montadoras chinesas como BYD e GWM também poderão expôr seus carros no Salão do Automóvel. A ideia da Anfavea é fazer um evento amplo e focado na descarbonização – portanto, pode-se prever uma enxurrada de lançamentos de modelos micro-híbridos, híbridos flex, híbridos plug-in e elétricos.

Estudos da Anfavea indicam que o setor automotivo emite 242 milhões de toneladas de CO2 por ano, o que representa cerca de 13% das emissões totais do Brasil. Se o ritmo atual de crescimento for mantido, as emissões poderão atingir 256 milhões de toneladas em 2040, diz a entidade.

“No entanto, ao se intensificar o uso das novas tecnologias de propulsão desenvolvidas pelos fabricantes de veículos nacionais, combinadas com a maior utilização de biocombustíveis, pode-se obter uma redução de até 280 milhões de toneladas de CO2 nos próximos 15 anos”, acrescenta a associação das montadoras tradicionais. 

Por conta desse estudo, a Anfavea foi selecionada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima para apresentar um painel no estande oficial do Brasil na COP29 em Baku, no Azerbaijão, de 11 a 22 de Novembro. O painel será sobre a Descarbonização do Setor Automotivo.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade