Carros modernos produzem uma grande quantidade de informações a cada segundo e as grandes montadoras têm acesso a isso, de acordo com declarações do vice-presidente global da divisão de marketing e vendas da Ford, Jim Farley, durante palestra em uma feira de comércio na cidade americana de Las Vegas, nesta quarta.
"Nós sabemos todos que descumprem a lei, sabemos quando estão fazendo isso. Se há um GPS no seu carro, sabemos o que você faz", declarou o representante da montadora, que fez uma ressalva: "mas, que seja dito, não repassamos essas informações para qualquer um".
Segundo ele, esses dados poderiam ser utilizados no futuro para o benefício dos motoristas, permitindo que técnicos solucionassem problemas de trânsito, como evitar a formação de congestionamentos.
<a data-cke-saved-href="http://economia.terra.com.br/infograficos/carros-mais-vendidos-mundo/" href="http://economia.terra.com.br/infograficos/carros-mais-vendidos-mundo/">Qual o carro mais vendido no mundo?</a>
Pela análisa do jornalista Jim Edwards, da revista Business Insider, que estava presente na palestra, as revelações de Farley foram "preocupantes e óbvias". "Os carros com GPS permitem que a Ford saiba quando os motoristas estão correndo. Mas a questão é até que ponto os dados podem ser compartilhados. Agora que já sabemos de vigilância em nosso computadores, podemos vivenciar um ambiente semelhante nas estradas", escreveu, lembrando os recentes vazamentos divulgados por Edward Snowden, ex-funcionário Agência de Segurança Nacional americana (NSA).
Em entrevista ao The New York Times, Khaliah Barnes, do Centro de Privacidade das Informações Eletrônicas admitiu: "esses carros são equipados com computadores que captam todo tipo de informação. Sem proteções, isso pode ser usado de forma abusiva".
A Audi demonstrou na CES 2014, em Las Vegas, o modelo A7 com a tecnologia de condução sem a necessidade do motorista. O modo de condução automática usa radares e lasers para monitorar outros carros ao redor, enquanto a câmera, acoplada, ao parabrisa, controla se o carro permanece dentro da faixa de rolamento. Um monitor LCD no painel de instrumentos mostra a representação do tráfego ao redor da veículo
Foto: Flickr/Audi / Divulgação
Além do carro autônomo, outra novidade da Audi foi um conceito com faróis de laser
Foto: Divulgação
Segundo a fabricante, o híbrido Audi Sport quattro laserlight concept é capaz de percorrer 40 km/l
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A combinação de LED e laser nos faróis promete iluminar até 500 metros à frente do veículo, cerca de duas vezes mais do que uma lanterna de LED atual
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O farol de laser ainda tem brilho três vezes maior que o de LED
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Novo interior do Audi TT ganha painel totalmente digital para o motorista, o que elimina a necessidade de uma tela sensível ao toque no console central. A novidade deve aparecer ainda neste ano no esportivo
Foto: Divulgação
Novo interior do Audi TT ganha painel totalmente digital para o motorista, o que elimina a necessidade de uma tela sensível ao toque no console central. A novidade deve aparecer ainda neste ano no esportivo
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Em médio prazo, a Audi espera inserir nos novos modelos um tipo de iluminação interior inteligente, que acenderá a maçaneta por fora quando o motorista se aproxima
Foto: Divulgação
Em médio prazo, a Audi espera inserir nos novos modelos um tipo de iluminação interior inteligente, que acenderá a maçaneta por fora quando o motorista se aproxima
Foto: Divulgação
A BMW também destacou a evolução rumo a autonomia de seus modelos, com direção, aceleração e freio controlados eletronicamente
Foto: Divulgação
O BMW i3, modelo totalmente elétrico que será vendido no Brasil ainda este ano, pode se conectar ao Samsung Galaxy Gear
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A comunicação entre o relógio e o carro é feita por meio de um aplicativo que mostra informações como quantidade de carga da bateria e se as portas estão trancadas
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A BMW foi a primeira fabricante de veículos a desenvolver um aplicativo para o Samsung Galaxy Gear
Foto: Divulgação
O proprietário também pode ligar o ar-condicionado do carro remotamente para chegar ao veículo já climatizado
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A montadora já utiliza uma câmera na entrada de ar frontal para sistemas de auxílio ao motorista como alertas de mudança de faixa e reconhecimento de sinais de trânsito
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Os sistemas de anticolisão e piloto automático também usam câmeras de reconhecimento
Foto: Divulgação
Radares de ultrassom são usados para o sistema de estacionamento 100% automático
Foto: Divulgação
A Ford anunciou que o recém-lançado Mustang será o primeiro modelo a contar com a nova geração do sistema multimídia SYNC
Foto: Divulgação
A primeira geração do sistema foi lançada em 2010 e está disponível no Brasil
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Com a evolução, o motorista terá comandos de voz mais fáceis, GPS e informaçeos em tempo real sobre o desempenho do veículo
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O novo Mustang será vendido com motor turbo de 2.3 litros ou V8 de 5.0 litros
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A Ford mostrou pela primeira vez um carro conceito movido a energia solar
Foto: Divulgação
O modelo é equipado com um painel solar no teto, que se inclina automaticamente buscando de onde vem a luz de acordo com a hora do dia, e quando com suas baterias totalmente carregadas tem autonomia para rodar até cerca de 990 km
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Hyundai Genesis aparece na CES 2014
Foto: Divulgação
Hyundai Genesis aparece na CES 2014
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A Kia mostra o conceito KND-7, com câmeras no lugar de espelhos retrovisores e monitoramento dos batimentos cardíacos na direção
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Kia KND-7 Concept
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Kia KND-7 Concept
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Kia KND-7 Concept
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A Mercedes-Benz levou seu novo sedã topo de linha para demonstrar os sistemas de auxílio ao motorista
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O Classe-S foi considerado o carro "mais conectado" de 2013 por duas revistas alemãs especializadas
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Mercedes-Benz Classe S
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Mercedes-Benz Classe S
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Mercedes-Benz Classe S
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Mercedes-Benz Classe S
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Mercedes-Benz Classe S
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O modelo 100% elétrico SRT_01E Spark- Renault realizou sua primeira aparição pública em Las Vegas
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O carro estava nas mãos do piloto brasileiro Lucas di Grassi que dirigiu ao longo da Las Vegas Strip
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A demonstração foi a confirmação de que a ideia de carros de corrida monolugares totalmente elétricos é hoje muito mais uma realidade
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SRT_01E Spark- Renault
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SRT_01E Spark- Renault
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SRT_01E Spark- Renault
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SRT_01E Spark- Renault
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O grupo japonês Toyota anunciou que lançará em 2015 nos Estados Unidos o "carro do futuro", movido a hidrogênio e com emissão zero de carbono
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O vice-presidente de vendas da Toyota Bob Carter afirmou em entrevista coletiva antes da abertura do Salão Internacional de Eletrônica (CES), em Las Vegas, que o mercado inicial para este automóvel será a Califórnia
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A Califórnia terá ações paralelas para estabelecer uma rede de postos de abastecimento de hidrogênio
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O automóvel de quatro lugares chamado de FCV (fuel cell vehicle) tem autonomia de quase 500 km e pode ser recarregado com hidrogênio gaseificado em dois tanques de alta pressão em apenas três minutos
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A Toyota já havia apresentado o protótipo no ano passado, no Salão do Automóvel de Tóquio
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Em termos de infraestrutura, a Toyota e as autoridades californianas planejam criar novos 20 postos de abastecimento de hidrogênio no prazo de um ano, que se somarão aos 10 já existentes no estado
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O objetivo a longo prazo é estabelecer cerca de 100 postos, de forma que o proprietário do "carro do futuro" tenha um ponto de abastecimento a menos de seis minutos de sua residência
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Toyota mostrou também o conceito i-road
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Exemplo de aplicativos que poderão ser acessados por meio do sistema
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Para a Intel, a conectividade nos veículos e o conteúdo básico online se tornarão fatores críticos na hora dos consumidores decidirem qual carro comprar
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A fabricante tem parcerias com as marcas Infiniti, Kia, BMW, Jaguar, Land Rover e Toyota para fornecer os sistemas
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Por meio de um fundo de US$ 100 milhões, a Intel Capital investe em empresas de hardware, software e serviços que estão desenvolvendo ingredientes tecnológicos e capacidades de plataforma de ponta que suportem o foco da Intel nas áreas automotivas