Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sedãs em 2024: Onix, Cronos e Corolla caem; HB20S e Virtus sobem

Segmento de sedãs continua em queda constante no Brasil e nem os líderes do segmento escapam da crise; veja análise

13 jan 2025 - 16h59
(atualizado em 14/1/2025 às 10h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Hyundai HB20S: venda histórica em novembro e maior crescimento do segmento em 2024
Hyundai HB20S: venda histórica em novembro e maior crescimento do segmento em 2024
Foto: Hyundai / Guia do Carro

O segmento de sedãs em 2024 foi marcado por uma forte queda do líder do segmento e por recuos importantes de seus seguidores mais próximos. Nenhum modelo ficou entre os 10 carros mais vendidos do Brasil. O Chevrolet Onix Plus, o mais vendido, ficou abaixo de 60 mil registros (-19,9%).

O Fiat Cronos, fabricado na Argentina, ficou em segundo lugar, mas também caiu para 44,4 mil vendas (-12,5%). Finalmente, o Toyota Corolla, “último dos moicanos” na categoria C (médios), recuou para menos de 38 mil vendas no ano (-12,2%).

Menos mal para a indústria e para os fãs da categoria que dois modelos do segmento B (compactos) cresceram bastante em 2024 e ficaram no top 5. O Hyundai HB20, com 37,3 mil registros (+23,3%), já encostou no Toyota Corolla. O Volkswagen Virtus conseguiu passar de 32 mil emplacamentos (+19,5%).

Vale destacar duas apostas da BYD que estão indo razoavelmente bem. O BYD King, híbrido plug-in, ficou em 10º lugar e se aproximou de 5 mil vendas em seu ano de lançamento.

O BYD Seal, modelo 100% elétrico e de alto valor, aparece em 13º lugar com 3,5 mil vendas. É interessante notar que o BYD Seal se aproximou do BMW 320i, primeiro sedã premium, que ficou uma posição acima com 4,1 mil registros.

Volkswagen Virtus Sense: versão mais barata custa R$ 105.990
Volkswagen Virtus Sense: versão mais barata custa R$ 105.990
Foto: VW / Guia do Carro

Segundo a Fenabrave, os sedãs compactos somaram 142,3 mil vendas e recuaram de 8,3% para 7,3% na participação da venda geral de automóveis de passeio. Os sedãs pequenos, com 86,6 mil, desceram de 5,1% para 4,4%.

Os sedãs médios fecharam o ano com 59,6 mil vendas e desceram de 3,2% para 3,06%, enquanto os grandes (premium), com 7,5 mil emplacamentos, passaram de 0,45% para 0,38% de participação.

Veja abaixo o ranking dos sedãs em 2024, a posição e as vendas dos 26 modelos mais relevantes, segundo a Fenabrave.

1º CHEVROLET ONIX PLUS - 59.960

2º FIAT CRONOS - 44.392 

3º TOYOTA COROLLA - 37.668 

4º HYUNDAI HB20S - 37.337

5º VOLKSWAGEN VIRTUS - 32.366 

6º TOYOTA YARIS SEDAN - 21.934 

7º HONDA CITY SEDAN - 16.368

8º NISSAN VERSA - 11.628

9º NISSAN SENTRA - 6.014

10º BYD KING - 4.935

11º RENAULT LOGAN - 4.821

12º BMW 320i - 4.101 

13º BYD SEAL - 3.522 

14º VOLKSWAGEN JETTA - 2.814 

15º HONDA CIVIC - 1.677

16º MERCEDES CLASSE C - 1.354 

17º MERCEDES CLA - 884 

18º CHEVROLET CRUZE SEDAN - 759 

19º BMW 330E - 539 

20º AUDI A3 SEDAN - 456 

21º AUDI A5 - 371 

22º PORSCHE PANAMERA - 298 

23º HONDA ACCORD - 209 

24º AUDI A4 - 178 

25º BMW 530E - 161 

26º LEXUS ES300 - 152

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade