Sem Parar expande serviço de alerta de multas de trânsito no Brasil
Lançado em junho em parceria com a Zapay, serviço Alerta de Multa do Sem Parar notifica motoristas em caso de multas e débitos veiculares
A Sem Parar acaba de anunciar uma novidade importante. Anunciado em março deste ano, o serviço Alerta de Multa acaba de ser expandido para mais localidades no Brasil. Agora, a funcionalidade passa a estar disponível nos estados da Bahia, no Espírito Santo, no Mato Grosso, Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Distrito Federal.
Disponível no SuperApp Sem Parar, o recurso permite o alerta caso os veículos equipados com o Sem Parar sejam autuados em alguma infração de trânsito, seja na cidade ou em rodovias. A novidade foi lançada em parceria com a Zapay, startup especializada em soluções de trânsito, que foi adquirida recentemente pelo Sem Parar.
“Essa nova funcionalidade elimina a necessidade de esperar a multa chegar no endereço cadastrado ou buscar ativamente por ela nos sistemas existentes, consolidando o nosso aplicativo, com mais um serviço que agrega alto valor ao usuário”, aponta Daniela Guillen, diretora de Produtos e UX no Sem Parar.
Inicialmente, a funcionalidade estava disponível apenas para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Com análises automáticas para a placa escolhida, o serviço faz buscas ao longo do mês e emite um alerta em caso de notificação de trânsito cometida.
De acordo com a Sem Parar, o Alerta de Multa garante que os motoristas consigam recorrer de infrações indevidas em tempo hábil ou que possam aproveitar os descontos concedidos a quem paga suas infrações antes do vencimento. Apenas em 2023, segundo a Senatram, houve o registro de mais de 21 milhões de infrações de trânsito em todo o Brasil.
Segundo pesquisa realizada pelo Sem Parar e Zapay, com uma amostra de mais de 1,5 milhão de multas emitidas em todos os estados do Brasil, entre janeiro e outubro de 2024, percebe-se que as três principais infrações dos brasileiros foram: excesso de velocidade (37%), avançar o sinal vermelho (5%) e estacionar em local proibido (4%).
Como funciona?
O serviço, que possui um valor de assinatura mensal de R$3,90 por placa analisada, realiza consultas automáticas e recorrentes de débitos veiculares como multas, licenciamento, IPVA e dívida ativa. Os usuários podem contratar o serviço para monitorar uma placa única ou um lote de placas, que permite que a função seja usada por frotistas.
A novidade está disponível nos estados de SP, RJ, MG, PR, SC, RS, BA, ES, MT e DF. As notificações, em caso de débitos, são mostradas na home do SuperApp Sem Parar, via push e por e-mail. Em caso de infração, os clientes podem quitar os débitos no próprio aplicativo em até 12 vezes.
A contratação do serviço é muito simples. Basta acessar a área logada e clicar em "IPVA e Multas”, onde aparece o banner com a oferta do serviço. Ao clicar em “assinar”, o cliente passa a ter a placa monitorada pelo Sem Parar e a ter todas as comodidades. Para mais informações, acesse o site do Sem Parar ou baixe o aplicativo, disponível para Android e IOS.