Seminovos 1.0 já desvalorizaram 5% e tendência é de queda maior
De acordo com plataforma Mobiauto, queda no preço dos seminovos é reflexo das medidas do governo em favor dos carros novos
Segundo levantamento realizado pela plataforma Mobiauto junto à sua base de dados, os veículos seminovos com motor 1.0 já apresentam queda de preço como reflexo do programa de incentivo ao setor automotivo, lançado pelo governo no início de junho. A retração média, segundo a pesquisa, é de 5,13% no preço dos modelos populares seminovos de ano-modelo 2022, 2021 e 2020.
“Apuramos as cotações de dezenas de milhares de anúncios em nossa plataforma, inicialmente na primeira semana de maio, quando não havia essa medida do governo. E repetimos a pesquisa na primeira semana de junho, período que já traria o impacto da redução nos novos. Em um mês, portanto, a queda média foi de 5,13%”, afirmou Sant Clair de Castro Jr., CEO da Mobiauto.
E a tendência, de acordo com o executivo, é de que a queda continue. “As variações de preços dos seminovos costumam espelhar o que acontece no 0 km. Como a redução em alguns modelos novos pode passar de 10%, eu diria que os 5,13% que apuramos tendem a ampliar mais alguns pontos percentuais”, observou.
“Essa queda vai se acentuar na próxima semana. Claro que há variações em razão de estoques regionais. Em uma cidade em que a rede autorizada possui 10 unidades em estoque de um certo carro seminovo, a queda nos preços será menor do que em outra região em que o estoque seja de 50 unidades”, completou Castro Jr..