Seres 3 zero km pode sair mais barato do que um Kwid no Brasil
Com apenas 8 carros vendidos em 2024, marca chinesa Seres anuncia leilão das últimas unidades do Seres 3 com preços a partir de R$ 57 mil
Em julho deste ano, a marca chinesa Seres surpreendeu ao anunciar a suspensão de suas atividades no Brasil. Com apenas 8 carros vendidos em 2024, a Seres está realizando um leilão das últimas unidades zero km do SUV elétrico Seres 3, que ainda tem estoque no país. Com lances abaixo dos R$ 60 mil, o Seres 3 pode sair mais em conta do que um Renault Kwid zero km.
De acordo com a revista Quatro Rodas, ao menos 27 unidades do Seres 3 devem encontrar um novo comprador em breve. Do total, dois carros aparecem no site Milan Leilões, um na cor branca e ano modelo 2022/2023, e o outro azul, ano modelo 2023/2023. Ambos nunca foram emplacados, e têm lances a partir de R$ 57.800 e R$ 80.600.
Além disso, as duas unidades são zero km e tiveram baixa na garantia da Seres. Os custos de licenciamento e 1º emplacamento são por conta do comprador. Seja como for, o desconto chega a quase 74% do valor original do veículo, que tinha preço promocional de lançamento de R$ 220.000, e depois foi reduzido para R$ 199.990.
Parceira da gigante de tecnologia Huawei, a Seres comercializou somente cinco unidades do Seres 3 e três do Seres 5 neste ano, de acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). A dupla é importada de Xangai (China), para o Brasil. O primeiro é um SUV compacto elétrico de 164 cv e 300 Nm, com 206 km de alcance.
O Seres 3 também era oferecido com blindagem em parceria com a Armor, que custava R$ 80 mil extras. Já o Seres 5 é um SUV médio, também elétrico, mas com dois motores que oferecem 585 cv e 940 Nm combinados. Oferecido com opções de bateria de 80 kWh e 90 kWh, o alcance chega a 530 km no ciclo internacional.
Os números do Inmetro ainda não foram divulgados, mas o preço do Seres 5 é de R$ 394.990. Inicialmente, a montadora chinesa chegou ao país com uma proposta de vendas apenas pela internet, sem uma rede de concessionárias. A estratégia seria inspirada na Tesla, que é muito forte nessa modalidade de vendas nos EUA.
No entanto, alguns meses depois, a Seres chegou a abrir duas lojas físicas, uma na cidade de São Paulo (SP) e a outra no Rio de Janeiro (RJ). Pouco depois, a Seres informou que o plano inicial de fazer vendas diretas pela internet seria substituído pelo estabelecimento de uma rede de concessionárias, com ao menos 15 grupos interessados.
De acordo com a assessoria da Seres, houve uma postergação na chegada de novas unidades devido ao sucesso comercial dos modelos da marca na China. Isso teria diminuído muito a disponibilidade de unidades para outros mercados, incluindo o Brasil. Outro problema seriam os atrasos na homologação dos carros. Agora, a Seres pretende retomar as atividades no país a partir do primeiro trimestre de 2025.