Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Seres anuncia reestruturação e terá concessionárias no Brasil

Com apenas 8 unidades vendidas em 2024, montadora chinesa Seres vai mudar estratégia comercial no Brasil e estuda até fábrica no país

23 jul 2024 - 18h09
Compartilhar
Exibir comentários
Seres 3 vem equipado com motor elétrico de 120 kW (ou 163 cv)
Seres 3 vem equipado com motor elétrico de 120 kW (ou 163 cv)
Foto: Seres / Guia do Carro

A marca chinesa Seres divulgou mais detalhes sobre o seu processo de reestruturação no Brasil. Em um comunicado divulgado à imprensa, a marca informou que o plano inicial de fazer vendas diretas pela internet está sendo substituído pelo estabelecimento de uma rede de concessionárias. Ao menos 15 grupos teriam manifestado interesse em abrir concessionárias da Seres. 

A mudança de estratégia comercial se deu após a marca emplacar apenas 8 carros em 2024 no Brasil. De acordo com a assessoria da Seres, houve uma postergação na chegada de novas unidades devido ao sucesso comercial dos modelos da marca na China. Isso teria diminuído muito a disponibilidade de unidades para outros mercados, incluindo o Brasil.

Seres 5 BEV
Seres 5 BEV
Foto: Seres/Divulgação

Parceira da gigante de tecnologia Huawei, a Seres comercializou somente cinco unidades do Seres 3 e três do Seres 5 neste ano, de acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O primeiro é um SUV compacto elétrico de 164 cv e 300 Nm, com 206 km de alcance. Ele custa R$ 199.990. 

Já o Seres 5 é um SUV médio, também elétrico, mas com dois motores que oferecem 585 cv e 940 Nm combinados. Oferecido com opções de bateria de 80 kWh e 90 kWh, o alcance chega a 530 km no ciclo internacional. Os números do Inmetro ainda não foram divulgados, mas o preço do Seres 5 é de R$ 394.990. 

Seres 3 é SUV com proposta urbana para 5 pessoas
Seres 3 é SUV com proposta urbana para 5 pessoas
Foto: Seres / Guia do Carro

Enquanto reestrutura a estratégia de vendas, a Seres destaca que as operações no Brasil continuam, com test drives e pedidos abertos aos clientes. A expectativa é que, após a fase de reestruturação, o modelo E5, um veículo híbrido plug-in, seja oficialmente lançado no país. As primeiras unidades deste veículo já desembarcaram e um novo lote com mais 24 unidades está previsto para chegar até agosto.

Outro fator que atrasou a chegada de novos modelos é a falta de agenda nos laboratórios brasileiros credenciados para homologação. "Uma das possibilidades para apressar esse processo é fazer os testes de laboratório requeridos na China, com a presença de técnicos brasileiros", explica José Augusto Brandimarti, chefe de operações da Seres no Brasil. 

Seres 3 BEV
Seres 3 BEV
Foto: Seres / Guia do Carro

Dentro de um período aproximado de 90 dias, correspondente ao tempo de reestruturação, a Seres promete confirmar seus planos para o mercado brasileiro. A marca também pretende oferecer novos modelos e estuda até mesmo uma fábrica no país, caso cresça em vendas.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade