Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Seres paralisa operação no Brasil e promete reestruturação

Marca chinesa vive "fase de reestruturação" e não quer mais trabalhar com vendas diretas - e sim com grupos de concessionárias

23 jul 2024 - 16h05
Compartilhar
Exibir comentários

Em meados do ano passado, a Seres chegou ao Brasil com a promessa de amplo portfólio de veículos eletrificados.

Quem puxou a fila, a princípio, foi o 3, um SUV compacto, com porte de Hyundai Kona EV e Volvo EX30 e motorização 100% elétrica; bem como o 5, um utilitário um pouco maior e com duas opções de propulsão.

Porém, antes mesmo da chegada do terceiro integrante da gama, o Seres 7, a marca chinesa decidiu fazer uma reestruturação em sua estratégia.

A princípio, houve rumores de abandono do mercado brasileiro. Mas, de acordo com a Seres, a marca não encerrou sua operação.

"Realmente a Seres passa por uma reestruturação interna e isso atrasou processos até a reformulação estar concluída", relata a fabricante. A ideia é emitir um comunicado a respeito em breve.

Quem é a Seres?

Ligada à fabricante de smartphones Huawei, a Seres nasceu em 2016, no Vale do Silício (Estados Unidos). A ideia inicial consistia em seguir a estratégia da Tesla, com vendas online e zero concessionárias. Mas a marca, nesse meio-tempo, abriu duas revendas - uma em Barueri (São Paulo) e outra na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

De acordo com o site da fabricante, os modelos continuam à venda. No entanto, aparecem apenas preços do Seres 3 (R$ 199.990) e do Seres 5 (R$ 394.990) - os modelos 5 EVR e 7 não aparecem.

Por falar em valores, cabe recordar que, à época da estreia no Brasil, a marca disse que os investimentos vêm de dois grupos chineses: Dongfeng e Sokon (DFSK). No total, há 7 fábricas que operam globalmente: duas na China, quatro nos EUA e uma no Japão. Os modelos importados ao Brasil vêm de Xangai (China).

O carro chefe da Seres

O Seres 3 BEV é um SUV compacto com propulsão elétrica (motor dianteiro) que gera 163 cv e 30,6 kgfm de torque, com tração traseira. De acordo com a marca, acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e tem velocidade máxima de 160 km/h.

O pacote de baterias de íon de lítio de 52,7 kWh promete autonomia de até 209 km, de acordo com o Inmetro. Em medidas, ele tem 4,39 metros de de comprimento, 1,85 m de largura e 1,65 m de altura. O entre-eixos é de 2,66 m. Já no porta-malas, de acordo com a marca, cabem 318 litros.

De série, ele vem com controlador de velocidade, bancos revestidos com couro (dianteiros com regulagem elétrica), três modos de condução (Comfort, Eco e Sport) e central multimídia com tela de 10,25". Na lista, seguem, ainda, câmeras 360º e carregador de celular por indução, bem como ar-condicionado automático, teto solar panorâmico, abertura do porta-malas por botão e rodas de 18".

Foto: Garagem 360
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade