Sony e Honda apresentam seu protótipo de carro elétrico
Afeela é a marca de veículos elétricos criada por Sony e Honda; protótipo foi exibido na CES, em Las Vegas, e produção deve começar em 2026
Após terem anunciado a criação da Sony Honda Mobility – empresa que vai atuar na área da mobilidade – em outubro passado, as duas gigantes japonesas revelaram que a marca de veículos da nova companhia se chama Afeela e, de quebra, exibiram seu primeiro protótipo.
“No coração desta experiência de mobilidade está o termo ‘sentir’ (feel, em inglês); Afeela representa o nosso conceito de relacionamento entre veículos, no qual as pessoas vão ter a sensação de mobilidade usando diversas tecnologias, incluindo Inteligência Artifical”, declarou Yasuhide Mizuno, CEO da Sony Honda Mobility, durante a apresentação na mostra de tecnologia.
Em comunicado, a Afeela afirmou que o protótipo (que não tem nome) vai acabar se transformando em um modelo de produção e a previsão é de que as encomendas comecem a serem aceitas em 2025, com as primeiras entregas ocorrendo em 2026, nos mercados da América do Norte.
No mesmo comunicado, a nova empresa também explicou o significado da nova marca. De acordo com a explicação, a palavra Feel está no centro da experiência de mobilidade, combinada com os “três As” da Sony Honda Mobility, que se referem a Autonomia, Aumento e Afinidade.
Autonomia não diz respeito apenas à distância que o carro pode percorrer sem recarregar (o que ainda não foi revelado), mas sim a um dos objetivos da empresa, que é proporcionar ao veículo a capacidade de trafegar de forma totalmente autônoma “em ambientes limitados”.
Aumento está relacionado com Realidade Aumentada, mas se concentrará em oferecer mais entretenimento por meio da tecnologia de realidade virtual usando um novo sistema de infoentretenimento.
Por fim, Afinidade é o objetivo da empresa em construir uma “sociedade de mobilidade interativa”, argumento que também será usado no pós-venda. Nesse sentido, uma característica notável do protótipo é uma “barra de mídia” do lado de fora que, segundo a Afeela, permite que o carro interaja com as pessoas. O display digital localizado na frente pode compartilhar informações como velocidade de carregamento, duração da bateria e até o clima.
Quanto ao design, o protótipo da Afeela resgata alguns elementos do conceito Sony Vision S 02 revelado na CES do ano passado, com uma carroceria limpa e aerodinâmica, uma barra de luz traseira na largura total do carro, pintura em dois tons e estilo minimalista.
As dimensões o colocam como um rival do Tesla Model S e do próximo BMW i5 e, embora a Afeela não tenha revelado qual bateria vai alimentar o seu primeiro carro, já se sabe que ele terá tração nas quatro rodas.
O interior segue o design minimalista da parte externa. Atrás do volante com desenho que lembra o dos manches de avião há um enorme monitor composto por duas telas, além de outras nas laterais que atuam como retrovisores. Um seletor semelhante ao do iDrive, da BMW, está localizado no apoio de braço central.
A Afeela explica que o interior “foi projetado para ser o mais simples possível, minimizando a distração. O conforto é aprimorado pelo uso de materiais de baixo impacto ambiental para os componentes internos e têxteis, bem como o tecido exclusivo”.
Embora o lançamento do novo veículo ainda esteja distante, aguardamos para breve a divulgação das informações técnicas do modelo.