Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SP: 2ª fábrica da Honda produzirá em 2015; SUV Vezel será brasileiro

Segunda fábrica de veículos da Honda no Brasil será em Itirapina (SP) e terá investimento de R$ 1 bilhão

26 nov 2013 - 12h32
(atualizado às 13h56)
Compartilhar
Exibir comentários

A Honda lançou nesta terça-feira em Itirapina, a cerca de 210 quilômetros de São Paulo, a pedra fundamental de sua segunda fábrica de veículos no Brasil. Com investimento de R$ 1 bilhão, a nova planta empregará 2 mil funcionários diretos e produzirá inicialmente a nova versão do compacto Fit, a partir do final de 2015. O recém-apresentado SUV compacto Vezel também será feito no Brasil, mas não necessariamente na futura unidade produtiva.

Segundo Carlos Eigi, diretor executivo da Honda Automóveis, a produção do novo Fit começará em Sumaré no final do primeiro semestre de 2014 e será transferida para Itirapina quando a fábrica estiver pronta, abrindo espaço para novos modelos ou aumentar a produção de outros. Desde 1997, a Honda já produz na mesma região, em Sumaré (a 100 quilômetros de Itirapina), os modelos Civic, City e Fit.

O objetivo da montadora é dobrar a capacidade produtiva no País, de 120 mil para 240 mil unidades ao ano, e elevar o nível de nacionalização até 80% ou mais. Mesmo com duas vezes a capacidade atual, a Honda não espera um aumento muito grande em participação no mercado nacional. Atualmente, a empresa responde por 3,81% das vendas de automóveis e comerciais leves, segundo a Fenabrave, e a meta é chegar a 5% em 2015.

O município de Itirapina possui cerca de 15 mil habitantes e fará parte de um novo pólo industrial automotivo no interior paulista, que contará também com uma planta da Mercedes-Benz em Iracemápolis, além da já produtiva unidade da Hyundai em Piracicaba.

O lançamento da pedra fundamental na área de 5,8 milhões de metros quadrados contou com a presença de executivos globais da marca japonesa, entre eles Takanobu Ito, presidente e CEO da Honda Motor, além de autoridades locais e do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Na véspera, Ito teve um encontro com a presidente Dilma Roussef, no qual relatou os planos da fábrica de Itirapina.  

Perspectiva da nova fábrica da Honda em Itirapina, que terá capacidade para 120 mil unidades por ano
Perspectiva da nova fábrica da Honda em Itirapina, que terá capacidade para 120 mil unidades por ano
Foto: Divulgação
Novos modelos

Com a segunda fábrica, a intenção da Honda é ampliar a gama de modelos com a mesma plataforma do compacto Fit. O novo SUV compacto, chamado de Vezel em sua estreia no Salão de Tóquio, está confirmado para o Brasil e terá a responsabilidade de rivalizar com Ford EcoSport, Chevrolet Tracker e Renault Duster.

De acordo com Masahiro Takegawa, presidente da Honda América Latina, tanto a planta de Sumaré, quanto a de Itirapina, estarão aptas para produzir o novo SUV compacto. "Ainda não decidimos onde ele será feito", completou. Até mesmo o nome ainda não foi decidido, ou seja, ele poderá manter a alcunha de lançamento ou ganhar outra no Brasil.

O Vezel será vendido no Japão a partir do dia 20 de dezembro e terá duas versões no país de origem: híbrido e gasolina. O modelo híbrido será equipado com sistema de dupla embreagem e motor de injeção direta de 1.5 litro, mesmo motor da versão a gasolina. O lançamento oficial do modelo será realizado no dia 19 de dezembro, no Japão, um dia antes do início das vendas.

O jornalista viajou a convite da Honda

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade