Stellantis apresenta novos furgões Jumpy, Scudo e Expert 2025
Linha 2025 dos modelos Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert foram aprimorados em segurança, tecnologia e eficiência
A Stellantis deu mais uma demonstração de força nesta quinta-feira, 15, ao apresentar simultaneamente três veículos comerciais de três marcas diferentes. Classificados como VUL (Veículo Urbano Leve) os furgões Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert chegaram à linha 2025 com boas novidades.
É a primeira vez que um fabricante desse segmento apresenta simultaneamente três modelos de três marcas diferentes – e ainda com suas variações, pois o Jumpy, o Scudo e o Expert tem versões para carga e para passageiros. Os três passam a adotar a nova identidade visual de suas marcas, Citroën, Fiat e Peugeot, respectivamente.
O trio de veículos comerciais ganhou novos para-choques frontais, faróis reformulados e grade do radiador redesenhada. As rodas de aço de 16” receberam novas calotas e a traseira recebeu uma nova logotipia, aplicada nas portas duplas de cada modelo, todos com abertura de até 180º.
Jumpy, Scudo e Expert agora têm painel 100% digital customizável. A direção é elétrica nos três modelos. O novo volante de direção foi projetado com foco na ergonomia do condutor, para ter mais conforto ao dirigir e facilidade de resposta. O volante traz controles do sistema de som, do limitador de velocidade (exclusivo) e do controlador de velocidade (também exclusivo).
O console central teve as saídas de ar-condicionado reposicionadas para otimizar a refrigeração da cabine para até três pessoas, com um novo compartimento acima da alavanca de câmbio para o armazenamento de objetos de diferentes medidas. O trio traz um rádio com tela tátil de 5”, conexão Bluetooth e conector USB. A cabine tem mais de 41 litros de porta-objetos, incluindo um bem amplo sob o banco dos passageiros.
Além da direção elétrica, os furgões da Citroën, Fiat e Peugeot ganharam sensores de estacionamento traseiros de série. A lista de equipamentos inclui controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa (incluindo para ré), vidros, travas e retrovisores elétricos, sensor crepuscular e de chuva, luzes de rodagem diurnas, faróis de neblina e três airbags frontais.
O sistema de conectividade é uma das novidades dos utilitários, com uma ferramenta exclusiva de gestão e monitoramento de frota. Os sistemas Connect Fleet (Citroën), My Peugeot Pro (Peugeot) e ConnectMe/Gestão de Frotas (Fiat) fazem a gestão de frotas por um aplicativo em que o cliente pode monitorar diferentes parâmetros do veículo à distância.
Os sistemas são gratuitos nos primeiros 12 meses e permitem rastreamento e a criação de cercas eletrônicas, com avisos e alertas automáticos quando o veículo sai do perímetro pré-estabelecido. Além disso, o sistema oferece a opção de recuperação veicular em caso de furto e roubo.
Os novos furgões utilizam o mesmo motor 1.5 HDi turbodiesel de 120 cv de potência e 300 Nm de torque com câmbio manual de 6 marchas. A suspensão é independente nas quatro rodas. Os novos Jumpy, Scudo e Expert podem carregar quase 1,5 tonelada de peso, com um baú de carga de 6,1 m³ de volume. O acesso pode ser feito por uma ampla porta lateral corrediça (que tem novo trilho) e por duas portas traseiras com abertura de 180º.
O PBT (Peso Bruto Total) de 3.212 kg, na versão cargo, permite que qualquer condutor habilitado na categoria B, a mesma de carros de passeio, possa dirigir os novos Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert. Os VULs da Stellantis têm 2,01 m de largura (com os retrovisores rebatidos) e 1,97 m de altura.
Os três modelos podem ser convertidos em veículos de passeio 7+1 lugares, minibus 10+1 lugares, ambulância, refrigerado, serviços logísticos, oficina móvel, transporte de pessoas com necessidades especiais e até em motorhome. Basta escolher a marca, pois até os preços são iguais.
Citroën, Fiat e Peugeot começam a vender a linha 2025 do Jumpy, Scudo e Expert este mês em duas versões: Cargo por R$ 211.990 e Vitré/Multi por R$ 217.990, todos com garantia de três anos.