Stellantis, com 5 marcas, já é líder na América do Sul
Estratégia multimarca da Stellantis funciona: Fiat dispara, Jeep brilha, Peugeot, Citroën e Ram crescem. Veja os números da supermontadora
Já em seu primeiro ano de atividade, a Stellantis mostra que sua estratégia multimarcas é a que mais dá resultados atualmente na América do Sul. A montadora é líder de mercado no Brasil, na Argentina e na soma dos países sul-americanos. Isso porque a Fiat dispara nas vendas, a Jeep brilha com recordes históricos, a Ram cresce e até as francesas Peugeot e Citroën, que estavam em baixa, mostram crescimento.
A Stellantis encerrou o mês de julho com 38,9% de participação no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves, com um total de 63.471 veículos vendidos. A Fiat avançou na liderança, com 43.686 veículos vendidos e 26,8% de participação, enquanto a Jeep teve o maior market share de sua história, com 8,3% e 13.547 unidades emplacadas. Peugeot, com 1,9%, Citroën com 1,6% e Ram com 0,4% também expandiram suas participações de mercado.
Entre os 10 veículos mais vendidos em julho, seis modelos são da Stellantis – os Fiat Argo, Strada, Mobi e Toro, e os Jeep Renegade e Compass. No acumulado do ano, a Stellantis lidera o mercado com 32,6% de participação e 383 mil veículos emplacados. Fiat é a marca líder do mercado brasileiro, com 22,8% de participação, enquanto Jeep acumula uma participação de 7,4%.
A picape Fiat Strada, com 70.500 unidades, deve roubar do Chevrolet Onix o título de carro mais vendido do Brasil na temporada. O Onix é hexacampeão nacional de vendas, mas está sem produção desde abril, por falta de semicondutores. A Chevrolet, que foi a marca mais vendida nos últimos cinco anos, também perderá o título para a Fiat. Ao contrário da Stellantis, que tem cinco marcas, a GM tem apenas uma marca, a Chevrolet.
“Estamos batendo recorde atrás de recorde e conseguimos manter a quinta colocação no ranking geral de marcas, sendo que a Jeep é a única do mercado que comercializa somente SUVs”, disse Everton Kurdejak, diretor de Operações Comerciais da Jeep no Brasil. Desde janeiro de 2017 a Jeep não tinha 25% do segmento, o que foi conseguido em julho com a dupla Renegade e Compass. A estratégia da marca é focada nas vendas diretas (locadoras, frotistas e empresas).
Líder na Argentina e na América do Sul
A Stellantis também é líder na Argentina. Em julho, as vendas somaram 9.574 unidades, o equivalente a 31,2% do mercado total. No acumulado do ano, mais de 64 mil veículos foram vendidos no país, assegurando à Stellantis a liderança com 28,1%.
Com resultados positivos nos dois principais mercados da região, a Stellantis consolidou-se na liderança de vendas na América do Sul. Em julho, foram comercializados 80.313 veículos, com participação de 27,4% nas vendas totais, elevando o acumulado na América do Sul para 493 mil unidades, o equivalente a 24% das vendas totais registradas na região.