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Stellantis confirma primeiro carro híbrido-flex da Fiat no Brasil

Ainda sem confirmar novos Fastback e Pulse Hybrid, Stellantis anuncia que seu primeiro híbrido-flex feito no Brasil será lançado pela Fiat

17 out 2024 - 15h40
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Tecnologia Bio Hybrid foi desenvolvida no Brasil
Tecnologia Bio Hybrid foi desenvolvida no Brasil
Foto: Stellantis/Divulgação

A Stellantis acaba de confirmar a chegada do primeiro veículo híbrido-flex da marca Fiat ao Brasil. O modelo nacional equipado com a tecnologia Bio-Hybrid, desenvolvida pela empresa, já está sendo produzido no Polo Automotivo de Betim e será lançado no próximo mês no mercado brasileiro. O anúncio surge pouco após o vazamento das primeiras imagens dos novos Fastback e Pulse Hybrid.

Junto com o anúncio, a Fiat divulgou um vídeo relembrando o hatch 147 de 1979, o primeiro modelo movido a etanol produzido em série no mundo. No caso dos novos Pulse e Fastback Hybrid, a dupla deve trazer o motor 1.0 turbo flex de 130 cv e 200 Nm atrelado a um sistema micro-híbrido de 12V, que substitui o alternador e o motor de partida, e auxilia a reduzir o consumo e a emissão de poluentes. 

Fiat 147 foi o primeiro carro a etanol produzido em série no mundo, em 1979
Fiat 147 foi o primeiro carro a etanol produzido em série no mundo, em 1979
Foto: Stellantis/Divulgação

Ele oferece 3 kW (4 cv), mas sem aumento no número final de potência. Ele ainda trabalha com uma bateria de 1 kWh de capacidade. Já atendendo às futuras regras de emissões de poluentes do Proconve L8, o câmbio será automático do tipo CVT. A expectativa é a de que o conjunto híbrido equipe apenas as versões topo de linha com motor 1.0 turbo flex, Impetus e Audace. 

Novo Fiat Pulse Tributo 125
Novo Fiat Pulse Tributo 125
Foto: Stellantis/Divulgação

Oficialmente, a Stellantis não confirma qual será o novo carro híbrido nacional da Fiat, mas destaca que a tecnologia Bio-Hybrid foi desenvolvida no Brasil. Ao todo, os carros eletrificados da Stellantis no país terão três níveis de hibridização com a tecnologia, todas com motores a combustão flex, além de um nível 100% elétrico: 

  • Bio-Hybrid: traz como elemento um novo dispositivo elétrico multifuncional, que substitui o alternador e o motor de partida. Trata-se de equipamento capaz de fornecer energia mecânica e elétrica, que gera torque adicional para o motor térmico do veículo e também energia elétrica para carregar a bateria adicional de Lítio-Íon de 12 Volts, que opera paralelamente ao sistema elétrico convencional do veículo. O sistema gera potência de até 3KW, garantindo melhor performance ao automóvel e redução de consumo de combustível.  
  • Bio-Hybrid e-DCT: conta com o serviço de dois motores elétricos. O primeiro deles é o que substitui o alternador e o motor de partida. Adicionalmente, outro motor elétrico de maiores proporções é acoplado à transmissão. Uma bateria de Lítio-Íon de 48 Volts dá suporte ao sistema e também é alimentada pelos dispositivos. É realizada uma gestão eletrônica, que controla a operação entre os modos térmico, elétrico ou híbrido, otimizando eficiência e economia.   
  • Bio-Hybrid Plug-in: conta com bateria de Lítio-Íon de 380 Volts, recarregada através de sistema de regeneração nas desacelerações, alimentada pelo motor térmico do veículo ou, por fim, através de fonte de alimentação externa elétrica (plug-in). A arquitetura conta ainda com motor elétrico que entrega potência diretamente para as rodas do carro. O sistema gerencia a operação entre modo térmico, modo elétrico ou híbrido, otimizando eficiência e economia.   
  • BEV (100% elétrica): é totalmente impulsionada por um motor elétrico de alta tensão alimentado por uma bateria recarregável de 400 Volts, por meio de sistema de regeneração ou através de plug-in. A arquitetura oferece torque instantâneo, com acelerações rápidas e responsivas. O sistema possui sonoridade customizável e conta com desempenho, mesmo a baixas velocidades.  
Novo Fiat Fastback Tributo 125
Novo Fiat Fastback Tributo 125
Foto: Stellantis/Divulgação

O início da produção do novo modelo híbrido-flex reforça o legado de inovação e tecnologia da fábrica de Betim (MG), que reúne áreas estratégicas responsáveis pelo desenvolvimento de novos produtos, como o Tech Center, Safety Center, Virtual Center e Development Center. Ampliada recentemente, a fábrica possui capacidade de produção de 1,1 milhão de motores por ano. 

“O lançamento do primeiro veículo híbrido-flex concebido e produzido no país representa mais um marco para a indústria automotiva brasileira e para a engenharia da Stellantis na América do Sul. Nosso time se dedicou ao máximo para lançar essa nova tecnologia, desenvolvida para o mercado brasileiro, bem como para outras regiões do mundo que tenham acesso aos biocombustíveis, como o etanol”, afirma Emanuele Cappellano, Presidente da Stellantis para América do Sul.  

Arquiteturas de mobilidade da Stellantis para o mercado brasileiro até 2030
Arquiteturas de mobilidade da Stellantis para o mercado brasileiro até 2030
Foto: Stellantis / Guia do Carro

Com os investimentos recordes de R$ 32 bilhões na América do Sul, a Stellantis lançará mais de 40 produtos e 8 powertrains ao longo dos próximos anos. A produção dos primeiros veículos equipados com a tecnologia Bio-Hybrid é flexível e pode ser integrada a diversos modelos fabricados pelo grupo, sendo compatível com todas as linhas de produção da empresa na região.

Guia do Carro
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