Stellantis e Toyota farão novo furgão elétrico juntas
Novo veículo comercial de grande porte inédito da Toyota será produzido pela Stellantis na Europa em 2024 e terá versão 100% elétrica
O grupo Stellantis – que reúne as marcas Fiat, Peugeot, Citroën, Ram e Jeep no Brasil – e a japonesa Toyota anunciaram nesta segunda-feira (30) a expansão da parceria já existente entre as duas montadoras com um acordo para uma nova van comercial de grande porte, incluindo uma versão 100% elétrica. Previsto para 2024, o novo modelo terá a marca Toyota e será produzido pela Stellantis.
Em comunicado divulgado à imprensa, a Stellantis afirma que “o novo veículo marca o terceiro tipo de carroceria sob o acordo, completando a linha de veículos comerciais leves, com opções compacta, média e agora também de tamanho grande.” Vale lembrar que a Toyota já oferece na Europa os modelos Proace City e Proace – que são variantes de carros do grupo Stellantis.
Com isso, é provável que o novo furgão da Toyota seja uma variante da próxima geração do Peugeot Boxer, Citroën Jumper, Opel Movano e Fiat Ducato. O novo modelo será produzido nas fábricas da Stellantis em Gliwice (Polônia), e Atessa (Itália), e terá versões 100% elétricas. Planejada para estrear em meados de 2024, a nova van marca a primeira entrada da subsidiária europeia da Toyota no segmento de veículos comerciais de grande porte.
“Com este terceiro compromisso bem-sucedido, a Stellantis está demonstrando ainda mais sua experiência no segmento de veículos comerciais e no desenvolvimento de tecnologia de bateria elétrica destinada a atender a uma ampla gama de necessidades'', afirma Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
“Este acordo fortalece nossa liderança na UE30 para LCVs (veículos comerciais leves) e veículos de baixa emissão e nos coloca um passo mais perto de alcançar nosso objetivo Dare Forward 2030 de nos tornarmos o líder global indiscutível de veículos comerciais leves, em termos de tecnologia, fabricação, participação de mercado e lucratividade”, conclui o executivo.
A colaboração da Stellantis e da Toyota começou em 2012 com o furgão de tamanho médio Toyota Proace produzido na fábrica de Stellantis em Hordain (França), e teve continuidade com o modelo Proace City, do segmento compacto. Introduzido em 2019, ele é produzido pela Stellantis em Vigo (Espanha). O anúncio do novo veículo faz com que ambas as empresas se beneficiem da otimização de custos de desenvolvimento e produção.
“O novo LCV representará uma contribuição fundamental para as metas de crescimento da Toyota para sua linha geral de LCVs, juntamente com a picape Hilux, Proace e Proace City, permitindo que a Toyota forneça soluções de mobilidade em todos os segmentos do mercado de LCV”, comentou Matt. Harrison, Presidente e CEO da Toyota Motor Europe.