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Stellantis inicia produção do inédito Citroën Basalt no Brasil

Novo Citroën Basalt será lançado nas próximas semanas e promete ser o SUV cupê mais acessível do Brasil; modelo terá versões 1.0 turbo flex

18 set 2024 - 10h01
(atualizado às 10h50)
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Primeiro Citroën Basalt produzido em Porto Real (RJ)
Primeiro Citroën Basalt produzido em Porto Real (RJ)
Foto: Stellantis/Divulgação

A Stellantis iniciou nesta quarta-feira, 18, a produção do novo Citroën Basalt em Porto Real (RJ). O novo SUV cupê é o terceiro modelo da família C-Cubed, que já conta com o hatch C3 e o SUV C3 Aircross. O novo Basalt será lançado nas próximas semanas no Brasil, e promete ser o SUV cupê mais acessível do mercado nacional.

Para marcar a estreia do novo Basalt na linha de produção, a marca francesa convidou alguns jornalistas e veículos de imprensa, como o Guia do Carro. Desde 2001, a fábrica de Porto Real já produziu mais de 1 milhão de veículos das marcas Peugeot e Citroën, e hoje fabrica o trio C-Cubed e o C4 Cactus.

Produção do novo Citroën Basalt em Porto Real (RJ)
Produção do novo Citroën Basalt em Porto Real (RJ)
Foto: Stellantis/Divulgação

No entanto, a Citroën ainda não falou sobre as especificações do novo Basalt, que serão reveladas nas próximas semanas, durante o lançamento do modelo. Até o momento, a montadora já divulgou o design externo do modelo e também que ele terá o motor 1.0 turbo flex de 125/130 cv (gasolina/etanol) e 200 Nm. 

Figurinha carimbada entre os carros da Stellantis no Brasil, o motor 1.0 turbo flex é o mesmo que já equipa os Fiat Pulse, Fastback, Strada, os Peugeot 208 e 2008, além dos Citroën C3 e C3 Aircross. Assim como em todos esses modelos, o novo Citroën Basalt deve trazer o motor associado ao câmbio automático do tipo CVT com simulação de 7 marchas.

Produção do novo Citroën Basalt em Porto Real (RJ)
Produção do novo Citroën Basalt em Porto Real (RJ)
Foto: Stellantis/Divulgação

Em um comunicado oficial divulgado à imprensa, a Citroën destacou que o modelo terá "um pacote inteligente de versões projetado para atender a todas as demandas dos clientes na região". Conforme alguns vazamentos recentes, o novo Basalt deve contar com ao menos três versões inicialmente: Live, Shine e Feel. Os preços devem ficar entre R$ 90 mil e R$ 130 mil.

A Live será a opção de entrada, e terá o motor 1.0 Firefly flex de 75 cv, sempre com câmbio manual de 5 marchas. Logo acima, as versões Shine e Feel serão equipadas com o motor 1.0 turbo flex de 130 cv e 200 Nm. Terceiro modelo da linha C-Cubed, o novo Citroën Basalt será produzido em Porto Real (RJ).

Produção do novo Citroën Basalt em Porto Real (RJ)
Produção do novo Citroën Basalt em Porto Real (RJ)
Foto: Stellantis/Divulgação

O design é praticamente o mesmo da versão conceito Basalt Vision, que foi revelada no início do ano. A dianteira traz muitos elementos em comum com o C3 Aircross, como os faróis de LED bipartidos. Na lateral, a carroceria terá caimento cupê a partir da coluna "B". Dependendo da versão, o novo Citroën Basalt terá calotas ou rodas de liga-leve. 

Já a traseira conta com lanternas de aspecto horizontal. O para-choque abriga a placa. Por dentro, o acabamento do Basalt brasileiro terá o mesmo padrão dos irmãos C3 e C3 Aircross. O painel digital de 7" será o mesmo do C3 Aircross, assim como a multimídia de 10,3". Uma novidade será a presença de ar-condicionado digital, que já apareceu em outros flagras anteriores.

Fábrica de Porto Real também fará modelo inédito nos próximos anos

O novo Citroën Basalt marca o último modelo do atual ciclo de investimentos da Stellantis, que ainda vai investir mais R$ 3 bilhões de 2025 a 2030 na fábrica fluminense. Essa quantia faz parte do ciclo de investimentos de R$ 32 bilhões anunciados pela Stellantis para América do Sul, e será utilizada para produzir um modelo inédito na fábrica de Porto Real. 

Produção do novo Citroën Basalt em Porto Real (RJ)
Produção do novo Citroën Basalt em Porto Real (RJ)
Foto: Stellantis/Divulgação

Em maio deste ano, a Stellantis confirmou que fará um modelo inédito na fábrica de Porto Real (RJ), que terá a tecnologia híbrida e a plataforma CMP. Há rumores de que o carro inédito possa ser o Jeep Avenger, que está em fase de estudos para o Brasil. Oficialmente, a Stellantis ainda não confirma nem a marca, nem o modelo do novo carro.

“Além de inaugurar a produção do Novo Basalt, um produto fantástico e importante para a marca Citroën, celebramos um futuro promissor para a nossa fábrica no Rio de Janeiro, que receberá um novo ciclo virtuoso de investimentos e reforçará a aptidão multimarcas da nossa fábrica”, ressalta Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

Fábrica da Stellantis em Porto Real (RJ) produz os Citroën C3, C3 Aircross, Basalt e C4 Cactus
Fábrica da Stellantis em Porto Real (RJ) produz os Citroën C3, C3 Aircross, Basalt e C4 Cactus
Foto: Stellantis/Divulgação

“Planejamos também ampliar a produção, gerar novos empregos e reforçar toda a cadeia automotiva no desenvolvimento e localização de novas tecnologias que aceleram a descarbonização da mobilidade”, acrescenta Cappellano. 

Desde 2011, a fábrica já recebeu R$ 11 bilhões de investimentos, desde os tempos de PSA, quando o grupo contava apenas com as marcas Peugeot e Citroën. Além dos veículos, a fábrica também produz motores, como o atual motor 1.6 flex de 120 cv que ainda equipa o C4 Cactus e outros modelos fora do Brasil.

Guia do Carro
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