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Stellantis investe R$ 406 milhões e avança com eletrificação nos EUA

Três fábricas em Michigan receberão os investimentos; picapes Ram 1500 REV e Ram 1500 Ramcharger serão as pioneiras

11 set 2024 - 10h59
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Ram 1500 REV, primeira picape totalmente elétrica da Stellantis,será lançada este ano
Ram 1500 REV, primeira picape totalmente elétrica da Stellantis,será lançada este ano
Foto: Stellantis / Guia do Carro

A Stellantis anunciou nesta quarta-feira, 11, o investimento superior a US$ 406 milhões em três instalações em Michigan, nos Estados Unidos, para apoiar seus planos de eletrificação. A empresa confirmou que a fábrica de Sterling Heights será a primeira planta da Stellantis nos EUA a construir um veículo totalmente elétrico.

A Ram 1500 REV, a primeira picape leve totalmente elétrica da empresa, que será lançada no final de 2024, e a nova Ram 1500 Ramcharger 2025, com maior autonomia, será fabricada junto com os modelos com motor a combustão interna em Sterling Heights.

Investimentos adicionais serão realizados para reestruturar a fábrica de picapes em Warren para a produção de um futuro Jeep Wagoneer eletrificado, e a fábrica de motores Dundee para a produção de bandejas de bateria e peças estruturais para as baterias das plataformas STLA Frame e STLA Large.

“Estar pronto para construir nossa primeira picape elétrica Ram, uma versão com maior autonomia, em Michigan é um momento de grande orgulho para nossas equipes”, disse Carlos Tavares, CEO global da Stellantis.

“Com esses investimentos apoiando tanto a Jeep quanto a Ram, estamos adicionando inovações à nossa presença industrial em Michigan para apoiar uma abordagem de múltiplas energias, focada na demanda dos clientes”, acrescentou Tavares.

Fábrica de Sterling Heights

Com um investimento de US$ 235,5 milhões, a fábrica de Sterling Heights produzirá a primeira picape leve elétrica Ram 1500 REV 2025. A Ram 1500 REV foi revelada no Salão de Nova York 2023 e será lançada no final deste ano.  A planta também construirá a nova Ram 1500 Ramcharger 2025, com maior autonomia.

A Ram 1500 REV é construída sobre a nova arquitetura STLA Frame, especificamente projetada para veículos elétricos de grande porte. Apresentando um design de carroceria sobre chassi, com uma estrutura de aço de alta resistência e materiais avançados, para que seja ao mesmo tempo leve, rígida e durável.

A STLA Frame incorpora eficientemente as baterias, além de protegê-las graças à configuração do chassi. A 1500 REV pode alcançar até 800 km de autonomia com o pacote de baterias opcional de 229 kWh e até 560 km com o pacote de baterias de 168 kWh.

Ram 1500 Ramcharger V6 vai conseguir carregar até mesmo outro carro elétrico da Stellantis
Ram 1500 Ramcharger V6 vai conseguir carregar até mesmo outro carro elétrico da Stellantis
Foto: Stellantis / Guia do Carro

A Ram 1500 Ramcharger 2025 oferece 672 cavalos de potência e 833 Nm de torque. Ela acelera de 0 a 100 km/h em 4 segundos e tem uma capacidade de reboque de 6,3 toneladas, sem necessidade de uma estação de carregamento público.

O veículo possui um pacote de baterias de 92 kWh, combinado com um gerador de 130 kW a bordo. Esse sistema envia energia para os motores elétricos de 340 cv no eixo dianteiro e 324 cv no traseiro.

Além disso, o carregamento bidirecional veículo-para-veículo (V2V) e veículo-para-casa (V2H) proporciona à Ram 1500 Ramcharger a flexibilidade de carregar outro veículo elétrico da Stellantis ou fornecer energia de volta à rede.

Fábrica de picapes de Warren

Aproximadamente U$S 97,6 milhões serão investidos na fábrica de Warren para a produção do futuro Jeep Wagoneer eletrificado, um dos quatro veículos elétricos da Jeep que serão lançados globalmente pela marca antes do final de 2025.

Os novos modelos eletrificados serão construídos na mesma linha de produção das versões a combustão do Jeep Wagoneer e Wagoneer L, assim como do Jeep Grand Wagoneer e Grand Wagoneer L.

Fábrica de motores de Dundee

Com um investimento de mais de U$S 73 milhões, a fábrica de Dundee será reestruturada para montar, soldar e testar bandejas de bateria para a arquitetura STLA Frame e para produzir peças estruturais dianteiras e traseiras da arquitetura STLA Large. A produção começará em 2024 e 2026, respectivamente.

Os novos componentes serão fabricados juntamente com o GME-T4 EVO, lançado no final deste ano, e com o novo motor I-4 turbo de 1,6 litro com injeção direta de combustível e flexibilidade para aplicações em veículos híbridos (HEV), que serão lançados em 2025.

Metas para 2030

A Stellantis está investindo mais de € 50 bilhões ao longo da década em eletrificação para atingir as metas de atingir um mix de vendas de 100% de automóveis de passeio eléticos (BEV) na Europa e 50% de mix de vendas de automóveis de passeio e picapes leves elétricos (BEV) nos Estados Unidos até 2030.

Para atingir essas metas de vendas, a empresa está garantindo aproximadamente 400 GWh de capacidade de bateria, inclusive o suporte para fábricas de baterias na América do Norte e Europa. A Stellantis pretende se tornar uma empresa com emissão zero de carbono até 2038, incluindo todos os escopos, com compensação percentual de um dígito das emissões restantes.

Guia do Carro
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