Stellantis quer inundar Europa com carros chineses da Leapmotor
Leapmotor International, montadora chinesa liderada pela Stellantis, venderá veículos T03 e C10 em nove países europeus a partir de setembro
Os primeiros carros elétricos da Leapmotor, modelos C10 (SUV grande) e T03 (hatch subcompacto), partiram de navio da China para a Europa, registrando um importante marco desta inovadora joint venture. Outras unidades estão previstas para os próximos meses. O objetivo da Stellantis é inundar a Europa com carros chineses da Leapmotor.
Os modelos Leap T03 e Leap C10 serão vendidos em nove países europeus a partir de setembro. A Leapmotor International planeja estabelecer 200 pontos de venda para seus veículos na Europa até o final de 2024. O objetivo é ter 500 pontos de venda na Europa até 2026.
A montadora chinesa liderada pela Stellantis expandirá o lançamento de seus produtos para o Oriente Médio e África, Índia, Ásia-Pacífico e América do Sul no final de 2024. O Brasil está no radar e já tem até um vice-presidente, Fernando Varela. Um Leapmotor T03 já foi flagrado em testes perto da fábrica da Fiat em Betim (MG).
“O envio dos veículos Leapmotor T03 e C10 para a Europa este mês é um momento marcante na parceria entre Stellantis e Leapmotor”, disse Carlos Tavares, CEO global da Stellantis. “Isso demonstra nosso compromisso em fornecer soluções de mobilidade inovadoras, acessíveis e sustentáveis para os clientes.” Segundo analistas automotivos, como não conseguiu superar os chineses, Tavares se uniu a eles.
“Acredito fortemente que os veículos elétricos da Leapmotor serão amplamente aceitos pelos clientes europeus”, acrescentou Tavares. “Estamos entusiasmados com as oportunidades que esta parceria traz e ansiosos por uma jornada de sucesso juntos.”
Em 2025 chegará um SUV médio do porte do Jeep Compass (categoria C). Em 2026, virão um hatch médio do porte do Peugeot 308 (categoria C) e um hatch compacto do porte do Fiat Argo (categoria B). Em 2027 será lançado um SUV compacto do porte do Jeep Renegade (categoria B). Todos elétricos.
Segundo Zhu Jiangming, fundador e CEO da Leapmotor, “na primeira quinzena de julho, a Leapmotor acumulou mais de 400.000 EVs vendidos na China”. O SUV Leapmotor C10 tem um alcance de 420 km (WLTP). O subcompacto Leapmotor T03 tem proposta urbana e alcance menor, de 265 km (WLTP).