Stellantis vai fabricar uma nova família de carros na Argentina
Presidente da Stellantis América do Sul, Emanuelle Cappellano, diz que a nova família e um novo motor serão produzidos em Córdoba
A Stellantis vai fabricar uma nova família de carros e um novo motor em Córdoba, na Argentina. O investimento total no país será de 385 milhões de dólares e foi anunciado por Emmanuelle Cappellano, presidente da Stellantis América do Sul. Este valor se refere aos 2 bilhões de reais que a supermontadora reservou para a Argentina.
Atualmente, a Stellantis produz somente o Fiat Cronos em Córdoba. Na planta de El Palomar são fabricados o Peugeot 208 e o novo Peugeot 2008. Cappellano não disse qual será o modelo ou a marca da nova família de automóveis, mas revelou que a plataforma não será a CMP (Peugeot e Citroën) nem a atual MP1 (Fiat).
No Brasil, todos os futuros carros serão fabricados na plataforma CMP, preparada para receber as novas arquiteturas de eletrificação Bio-Hybrid. É possível que algum modelo da Fiat seja transferido para a Argentina. Não será a picape Titano (feita no Uruguai) porque Cappellano disse que será uma nova família.
Também não será um veículo da chinesa Leapmotor, pois ela terá um investimento à parte, a partir de 2025.
Recentemente a Stellantis investiu 270 milhões de dólares na planta de El Palomar para renovar o Peugeot 2008. Ele utiliza a plataforma CMP e é o primeiro SUV da Stellantis produzido na Argentina. O Fiat Cronos, feito em Córdoba, é o carro mais vendido do país e já ultrapassou a marca de 400 mil unidades produzidas.
Esse investimento também prevê a instalação do fornecedor estratégico Suramericana no Polo Automotivo Stellantis de Córdoba, permitindo que os veículos produzidos pela empresa tenham o maior índice de conteúdo local entre as diferentes montadoras.
Este fornecedor soma-se a vários outros, já instalados nas imediações do Polo, conferindo mais competitividade e posicionando o Polo de Córdoba como uma fábrica de padrão global, capaz de produzir o que for exigido pelo mercado.
“É com orgulho que anunciamos esse novo investimento para o Polo Automotivo Stellantis de Córdoba, uma planta fundamental para o desenvolvimento estratégico da empresa na América do Sul”, disse Cappellano. “Continuaremos investindo na Argentina e em toda a região.”
Lançamentos no Brasil e recorde de vendas
Para o Brasil, ainda este ano a Stellantis lançará mais quatro carros, totalizando 11 no ano. Oito já foram lançados. O novo será o Citroën Basalt, em breve. Dos três últimos, um será importado dos Estados Unidos (provavelmente uma picape da Ram) e dois serão Bio-Hybrid. Esses lançamentos encerram o atual ciclo de investimentos. O próximos (2025-2028) será de 30 bilhões de reais.
Cappellano não disse quais serão os modelos, mas disse que os dois Bio-Hybrid já estão em pré-produção e rodando em testes. Conforme já publicamos em outras reportagens, o primeiro Bio-Hybrid deve ser o Fiat Pulse; os Jeep Compass e Commander devem inaugurar os Bio-Hybrid plug-in. O executivo também não quis revelar se a bateria dos primeiros híbridos será de 12V ou de 48V.
A Stellantis encerrou Agosto/2024 com recorde em dose dupla no mercado sul-americano: a montadora registrou o melhor mês de produção de sua história na América do Sul, com 88.709 veículos produzidos, assim como o Polo Automotivo de Betim atingiu o maior volume de veículos fabricados desde 2021, quando a empresa foi criada, pelo segundo mês consecutivo, com 45,5 mil unidades.
Líder do mercado automotivo na região, a Stellantis alcançou a marca de 68,6 mil unidades vendidas no Brasil, representando um aumento de 3,1 mil emplacamentos em comparação com o Agosto/2023,e participação de 30,7%. De Janeiro a Agosto, a Stellantis comercializou mais de 456 mil unidades, com 29,8% de participação no acumulado do ano.