Strada tri ou o Polo ainda pode ser o campeão nacional de vendas?
Veja como está a disputa pela posição de carro mais vendido do Brasil, a menos de 15 dias para o final do ano
A Volkswagen traz o Polo ao mercado para disputar o título de campeão nacional de vendas, que foi do Volkswagen Gol por 27 anos. Embora a VW esteja na liderança em dezembro, o Fiat Strada com 115.680 vendas, pode vencer novamente em 2023.
Pela primeira vez desde 2013 a Volkswagen tem um carro competitivo no mercado para disputar o título de campeão nacional de vendas, que foi do VW Gol por incríveis 27 anos seguidos (1987-2013). O modelo que recoloca a Volkswagen no palco é o Polo. Seu único problema é que existe um carro chamado Fiat Strada.
A tática é a mesma de 2013: dois modelos de níveis diferentes com o mesmo nome. Na época eram o Gol G4 e o Gol G5. Agora é o Polo Track e o Novo Polo. E, como há 10 anos, o adversário é um carro da Fiat.
Em 2013, o Gol venceu o Uno e o Palio. Mas engana-se quem acha que a picape Strada é um fenômeno novo. Em 2013, mesmo em 7º lugar, o Fiat Strada obteve 122.899 vendas. Portanto, um número muito parecido com o que vai conseguir este ano. Mas o Gol, há uma década, registrou 255.049 emplacamentos.
O que mudou, portanto, não foi exatamente o potencial da picape Strada, que manteve seus números, mas sim o potencial do carro de entrada da Volkwagen, que caiu para menos da metade. Segundo a Fenabrave, o Polo está disparado na liderança em dezembro, com 9.106 vendas. A Nova Strada vem apenas em terceiro, com 5.652, atrás do vice-líder Hyundai HB20, que soma 6.525.
Quem vai ser o campeão nacional de vendas em 2023? Tudo indica que será o Fiat Strada, que soma 115.680 vendas, contra 102.352 do Volkswagen Polo. Mas, apesar da diferença de 13.328 carros para ser tirada em apenas 14 dias, talvez a VW esteja escondendo um trunfo final.
Quando o Gol disputava com o Palio, a Volks sempre antecipava os emplacamentos do Gol de janeiro para dezembro. Os carros eram vendidos já emplacados e, com isso, por mais que a Fiat se esforçasse, o Gol era sempre o campeão.
Isso pode acontecer novamente com a dupla Polo Track/Novo Polo. A Volkswagen comprou uma participação numa locadora nde automóveis e isso pode ser o trunfo secreto para que o Polo surpreenda a Strada e impeça o tricampeonato da picape da Fiat. Vai depender, logicamente, da capacidade de produção.
Não apostamos que isso vai acontecer, mas ainda é uma possibilidade. Para 2024, porém, o Polo será muito mais forte, pois o Polo Track já entra consolidado no mercado, enquanto este ano entrou como novidade na esteira do Gol. Façam suas apostas!