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Strada Turbo (bem mais barata) dificultou a vida da Nova Montana

Reação da Fiat à chegada da Nova Montana foi mais forte do que se esperava; Strada Turbo Ultra custa R$ 20 mil a menos do que a Montana RS

12 out 2023 - 13h50
(atualizado em 14/10/2023 às 09h36)
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Fiat Strada Turbo Ranch
Fiat Strada Turbo Ranch
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Quando lançou a Nova Montana, a Chevrolet já esperava a reação da Fiat com a Strada Turbo. Mas o contra-ataque da Stellantis pode ter sido mais forte do que esperava a GM. Embora o alvo do Chevrolet Montana seja o Fiat Toro de entrada, a picape da GM continua sendo comparada com o Fiat Strada.

Fato é que o Fiat Strada Turbo surpreendeu ao conseguir ser mais rápido e mais econômico do que o Chevrolet Montana Turbo Automático, apesar de a picape da GM ser mais potente. Da mesma forma, embora seja menor, a Strada Turbo carrega mais peso do que a Nova Montana (650 kg contra 600 kg).

O Fiat Strada Turbo tem duas versões, que custam exatamente o mesmo preço, mas têm características diferentes: Ranch e Ultra (R$ 132.990). Elas custam R$ 20 mil a menos do que o Chevrolet Montana topo de linha, versão RS (R$ 153.130). A Nova Montana Premier sai por R$ 150.090 e a LTZ custa R$ 142.040.

Na comparação das picapes automáticas, a diferença começa em pouco mais de R$ 9 mil. O problema é que todas as versões da Nova Montana são idênticas. Elas se diferenciam pelos equipamentos e pelo acabamento. Mas, a bordo de uma Montana RS ou de uma Montana Premier, não há diferença. Em setembro, o Chevrolet Montana ficou apenas em 30º lugar no ranking de vendas.

A GM se recusa a aplicar, por exemplo, borboletas no câmbio, o que poderia ser um diferencial para a Montana RS. Este é um equipamento presente na Strada Turbo. A rigor, a Strada Turbo só tem mais um equipamento relevante que a rival não tem: faróis de neblina.

O Chevrolet Montana RS é mais bem equipado. Tem a mais: airbags de cortina, piloto automático, banco traseiro bipartido, luz de teto, Wi-Fi a bordo, serviços conectados e alguns itens de condução semi-autônoma. Tudo ótimo, mas a diferença de preço sobe para R$ 20 mil.

Nem todos querem isso. Mas o desempenho do carro e o consumo continuam sendo pontos importantes para o consumidor. O Fiat Strada Turbo ganha na aceleração de 0 a 100 km (9,5 contra 10,1 segundos). Seu motor 1.0 turbo tem 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina. O Chevrolet Montana 1.2 Turbo tem 133 cv com etanol e 132 cv com gasolina.

Fiat Strada Turbo Ranch
Fiat Strada Turbo Ranch
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O torque é sempre de 200 Nm na Strada Turbo. Na Montana Turbo ele é maior com etanol (210 Nm) e menor com gasolina (190 Nm). O torque é mais importante do que a potência na utilização urbana, nas retomadas de velocidade em baixas rotações.

No consumo o Fiat Strada ganha exatamente na cidade: faz 8,3 km/l com etanol (contra 7,7 km/l) e 12,1 km/l com gasolina (contra 11,1 km/l). No consumo rodoviário há um empate técnico, com diferenças mínimas e uma vitória para cada lado. O Fiat Strada faz 9,4 km/l com etanol (contra 9,3 km/l) e o Chevrolet Montana faz 13,3 km/l com gasolina (contra 13,2 km/l).

O Fiat Strada Turbo mede 4,448 m de comprimento e tem 2,737 m de entre-eixos. O Chevrolet Montana é bem maior, com 4,717 m de comprimento e 2,800 m de entre-eixos. A Nova Montana perde na capacidade de carga, como já dissemos, e ganha no volume da caçamba: 874 litros contra 844.

Fiat Strada Turbo Ranch
Fiat Strada Turbo Ranch
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Por que, então, o Fiat Strada vende muito mais? Por que até o Volkswagen Saveiro – que tem uma plataforma antiga e ganhou um tapa no visual – passou a vender bem mais do que o Chevrolet Montana?

Talvez a resposta esteja exatamente no porte da picape da GM, que é idêntico ao do Renault Oroch (que vende cada vez menos). O Chevrolet Montana e o Renault Oroch ficam numa faixa de tamanho que não é grande como o Fiat Toro, mas que é mais caro do que as picapes compactas tradicionais (Strada e Saveiro).

Por último, mas não menos importante, o nome Montana talvez não tenha saido a melhor escolha por parte da GM, que trouxe um produto diferenciado, mas cujo nome remete a uma picape que nunca acompanhou Strada e Saveiro, em termos de mercado e de inovação.

Fiat Strada Turbo: por que a ex-picapinha quer ser grande:

Preços do Fiat Strada Cabine Dupla

  • Freedom 1.3 MT - R$ 112.990
  • Volcano 1.3 MT - R$ 114.990
  • Volcano 1.3 CVT - R$ 120.990
  • Ranch 1.0. Turbo CVT - R$ 132.990
  • Ultra 1.0 Turbo CVT - R$ 132.990
Veja os principais detalhes estéticos do Chevrolet Montana RS:

Preços do Chevrolet Montana

  • 1.2 Turbo MT - R$ 122.780
  • LT 1.2 Turbo MT - 128.850
  • LTZ 1.2 Turbo AT - R$ 142.040
  • Premier 1.2 Turbo AT - R$ 150.090
  • RS 1.2 Turbo AT - R$ 153.130
Fiat Strada Turbo Ranch
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Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro
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