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Sucesso da família Tiggo faz CAOA Chery expandir fábrica no Brasil

Parceria da brasileira CAOA com a chinesa Chery está em seu oitavo ano de produção no Brasil e a fábrica de Anápolis vai crescer

17 out 2024 - 07h01
(atualizado às 12h34)
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CAOA Chery e colaboradores comemoram o veículo número 150.000 produzido em Anápolis, um Tiggo 8 PRO
CAOA Chery e colaboradores comemoram o veículo número 150.000 produzido em Anápolis, um Tiggo 8 PRO
Foto: CAOA Chery / Guia do Carro

A CAOA Chery é o melhor exemplo de como uma parceria entre o Brasil e a China pode dar certo. A empresa já está em seu oitavo ano de operação, sempre com produção de carros em fábricas brasileiras, e anunciou recentemente que vai expandir a planta de Anápolis (GO), onde são fabricados os modelos Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8.

A família Tiggo é um dos fatores de sucesso da CAOA Chery, que teve um crescimento de 40,4% nas vendas deste ano, em relação ao ano passado, mesmo com apenas nove meses computados. Em 2023, a média mensal de emplacamentos foi de 2,6 mil carros; em 2024, é de 4,9 mil carros por mês. Portanto, a projeção é de praticamente dobrar as vendas este ano.

Essa é uma grande diferença da CAOA Chery para as demais montadoras chinesas presentes no Brasil. Algumas têm planos de produzir localmente, mas o que se vê de concreto são adiamentos nos projetos de fabricação e muita importação. A CAOA Chery já produziu 150 mil veículos em Anápolis – a unidade número 150.000 foi um Tiggo 8 Pro.

A fábrica de Anápolis pertence à CAOA Montadora e ocupa uma área total de 1,5 milhão de m². No local são fabricados veículos da CAOA Chery e da Hyundai. Por isso, em 10 anos de funcionamento (Abr/2024) já foram produzidos mais de 435 mil veículos das duas marcas no local.

Com essas parcerias, a CAOA anunciou no ano passado um investimento de R$ 3 bilhões para manter o processo de modernização e crescimento estruturado. Atualmente está em curso em Anápolis um projeto de expansão de 36.172 m² de área construída, que resultará em mais de 208.000 m² de área edificada.

Importantes áreas serão amplificada, tais como Body Shop, Warehouse, SHED e Qualidade, além de depósitos, de tambores, de químicos e da Central de Resíduos. O crescimento da fábrica tem sido constante. O número de robôs utilizados na produção subiu de 165 para 209. Com esses equipamentos, a produtividade melhorou em até 45%.

Em Setembro de 2023 ela passou a operar em dois turnos, chegando a 3.000 pessoas contratadas. Em Junho de 2024 passou a operar em três turnos – especialmente devido ao supersucesso do Tiggo 7 – e chegou a 5.450 colaboradores. A expectativa é chegar a 6.000 funcionários nos próximos meses.

Novo CAOA Chery Tiggo 8 Pro 2025
Novo CAOA Chery Tiggo 8 Pro 2025
Foto: Caoa Chery/Divulgação

Para dar uma ideia de como os carros da família Tiggo estão vendendo bem, em menos de um ano a produção de Anápólis deu um salto de 1.986 unidades (Ago/2023) para 6.002 unidades (Jul/2024). O impacto é positivo não apenas na oferta de carros modernos e acessíveis para os consumidores, mas também para a própria cidade.

A CAOA Montadora está inserida no Distrito Agroindustrial de Anápolis e 9 em cada 10 colaboradores são moradores da própria região. Segundo a empresa, muitos deles fazem parte do quadro de funcionários desde 2007. Anápolis tem a segunda maior economia de Goiás.

A CAOA Chery estreou no mercado brasileiro em 2018 com 8.639 veículos vendidos. Logo no ano seguinte, 2019, deu um salto para 20.197 unidades. Depois, na pandemia, em 2020, com uma rápida operação de isolamento e purificação das superfícies dos carros, a CAOA Chery conseguiu manter o nível de vendas e registrou 20.089 veículos. Isso num ambiente em que o mercado desabou.

A empresa ainda sofreu com a morte de seu fundador, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, em 2021. Mas o empresário tinha preparado seu sucessor. Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho assumiu a empresa e manteve os pilares deixados por seu pai. Mesmo nessa temporada de perda do fundador a CAOA Chery praticamente dobrou de vendas e chegou a 39.747 emplacamentos no ano.

Em 2022, um ano de transição e de retração do mercado, e com muitas novas empresas e novas tecnologias chegando, a CAOA Chery manteve-se competitiva e conseguiu 35.035 registros. No ano seguinte, 2023, toda a linha de carros nacionais da CAOA Chery estava eletrificada com o sistema Mild Hybrid de 48V.

Já imprimindo seu estilo próprio, sem abrir mão dos fundamentos introduzidos pelo pai, tais como qualidade dos produtos e excelência no pós-venda, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho lançou o Tiggo 5X Sport por menos de R$ 120 mil e levantou as vendas. O ano terminou com 31.479 unidades emplacadas e um panorama muito positivo.

Em 2024, com o lançamento do Tiggo 7 Sport por um preço imbatível, a CAOA Chery novamente deu um grande salto de vendas e agora, com 44.205 registros até Setembro, vislumbra dobrar de volume até o final do ano. A família Tiggo é um SUV consolidado entre os consumidores brasileiros. O Tiggo 8 PRO foi o lançamento mais recente dessa história de sucesso.

Guia do Carro
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