Surgem as primeiras projeções do SUV do Onix, o anti-Pulse
Chevrolet Onix servirá de base para um futuro SUV crossover, que será menor do que o Tracker para combater o Fiat Pulse
O SUV do Onix vem aí. O sucesso do Fiat Pulse deu à GM a certeza de que a linha Chevrolet pode abrigar um SUV crossover no Brasil. Trata-se de um modelo inédito baseado no Chevrolet Onix, assim como o Pulse foi criado a partir do Fiat Argo.
O carro ainda não tem nome, mas não deverá ser Onix Activ (nome da antiga versão aventureira do hatch), pois a GM quer que o SUV do Onix cause o mesmo impacto que o SUV do Argo. A estreia está prevista para 2026 e sua missão será ser o anti-Pulse da Chevrolet.
Mas não apenas isso. O SUV do Onix terá um papel um pouco mais complicado, pois não poderá ser apenas um Onix elevado e muito menos canibalizar o Chevrolet Tracker, que é um SUV compacto moderno e de muito sucesso. O inédito carro da Chevrolet também precisará ter atrativos que o Onix não tem.
Visualmente, o SUV do Onix começa a ganhar forma a partir das projeções de dois artistas brasileiros: Kleber Silva, do KDesign, e Jonathan Machado, do perfil Mentiras Automotivas no Instagram. Conforme noticiamos em fevereiro, a partir de uma informação do site Autos Segredos, a GM quer um carro que venda muito mais do que o antigo Chevrolet Onix Activ (500 unidades/mês).
Kleber Silva criou o SUV do Onix com base no Chevrolet Trax americano e em outros modelos da GM, como os Chevrolet Onix, Tracker e Equinox. O novíssimo Equinox EV também serviu de inspiração para a projeção de Jonathan Machado no Mentiras Automotivas.
O SUV do Onix deve ter as mesmas medidas do Onix Hatch, mantendo inclusive a distância entre-eixos (2,551 m), porém com alguns centímetros a mais no comprimento (4,163 m) devido ao para-choque. O interior deve vir com o novo painel de duas telas que estreou no Chevrolet Tracker RS na China (mas ainda não estará disponível no Tracker RS nacional).
Quando chegar ao mercado, o SUV do Onix fará concorrência ao Fiat Pulse com o 1.0 turbo de 116 cv de potência e 165 Nm de torque. Ele deve estrear pouco depois do inédito SUV da Volkswagen que será feito na plataforma do Polo Track.